Missa

Dia Oracional Mariano celebra dois meses para a Festa da Padroeira

Data foi celebrada com a 55ª Semana Vocacional

Escrito por Laís Silva

12 AGO 2024 - 11H33 (Atualizada em 12 AGO 2024 - 12H27)

Gustavo Cabral / A12

Nesta segunda-feira (12), o Santuário Nacional celebrou o Dia Oracional Mariano, junto com o segundo dia da 55ª Semana Vocacional. A data marca a contagem regressiva de dois meses para a Festa da Padroeira e também reforça a promoção e oração pelas vocações.

A celebração aconteceu no Altar Central, foi presidida pelo Missionário Redentorista e Reitor do Santuário de Aparecida, Pe. Eduardo Catalfo e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Refletindo o tema do segundo dia da 55ª Semana Vocacional, “Deus: diálogo”, pe. Catalfo lembrou a todos os fiéis presentes que “atender o chamado de Deus é escolher as coisas boas que ele sonha para nossas vidas”. Ele nos chama a dialogar com Ele.

O Missionário Redentorista lembrou ainda que Maria nos mostra o caminho para chegar a Jesus, e visitar Nossa Senhora em seu Santuário é motivo de esperança e alegria. Leia MaisCelebração no Santuário Nacional de Aparecida abre 55ª Semana Vocacional

“Nossa Senhora desperta em nosso coração o desejo mais sincero e profundo, o desejo de seguir Jesus respondendo generosa e decididamente ao seu chamado”.

É preciso escutar o chamado de Deus para nossas vidas, compreender nossa vocação e nos inspirar no Evangelho para que possamos perseverar na missão.

Desde o primeiro até o último livro da Bíblia, nós encontramos histórias vocacionais, histórias que marcam o chamado, o convite, o encontro com Deus e nesta semana na companhia do secretariado vocacional redentorista, celebramos mais uma semana vocacional em sintonia com o mês de agosto que tradicionalmente celebra aqui no Brasil, as vocações. E hoje gostaríamos de uma maneira muito especial de rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas, pelas vocações missionarias, lembrando sempre que vocação é um chamado, um convite”.

Pe. Catalfo, destacou que a primeira leitura de hoje mostra o início da experiência vocacional do profeta Ezequiel, e nos lembra que Deus sempre está ao lado do seu povo, em todos os lugares, inclusive no exílio.

Deus sempre vem ao nosso encontro e faz parte deste encontro com Deus um diálogo amoroso, um diálogo que nos chama. Na origem da nossa vida está a graça de Deus, esta é a primeira e talvez a mais fundamental vocação, o primeiro e o mais fundamental chamado, para o qual Deus nos quer junto Dele. Somos chamados a vida, mas somos chamados também ao serviço do seu reino, reino de justiça, reino de misericórdia, a profecia de Ezequiel vai sempre testemunhar um amor generoso de um Deus que nos quer bem”.

O evangelho de hoje, mostra a vocação messiânica de Jesus, que ao longo da sua vida pública em diversas ocasiões faz referência à sua própria morte. Ele sabe que sua vida em missão inclui também o sofrimento, a paixão, a morte e a cruz.

“Mais um anúncio de seu sofrimento e sua missão difícil, porque vocação inclui também superação de desafios, vocação inclui também a resiliência diante das dificuldades, diante das lutas do dia a dia, porque assim também é a nossa vida, vida de superação, de vitórias, de conquistas, sempre na companhia de Deus”.

O reitor do Santuário Nacional falou ainda da importância das vocações e do apoio dos familiares e amigos aos que seguem a vocação religiosa, e também a necessidade de oração para todas as vocações.

“Que durante todos os dias deste mês de agosto que ressoe em nossos ouvidos o chamado de Deus, porque é Ele que nos chama ao serviço, serviço de seu reino e sua justiça. Que a Mãe Aparecida nos acompanhe hoje e sempre, amém”.

Ao final da celebração, Pe. Eduardo Catalfo, reforçou o convite para que os devotos da Mãe Aparecida participem da Novena e Festa da Padroeira 2024.

“Hoje nós estamos celebrando o Dia Oracional Mariano, estamos a exatamente dois meses da festa grandiosa de Nossa Senhora, que você seja nosso companheiro e nossa companheira, que você venha participar ao menos de um dia da Festa de Nossa Senhora que a Mãe Aparecida, modelo de vocações nos inspire a responder sim a Deus e ao seu Evangelho”.

Confira as fotos da celebração:



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...