Nesta terça-feira (12), um mês após a Novena e Festa da Padroeira 2024, o Santuário Nacional celebrou o Dia Oracional Mariano na Santa Missa das 9h, realizada no Altar Central. A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista e Diretor de Produção da TV, Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R.
Pe. Mauro, iniciou a celebração ressaltando a importância do serviço na vida Cristã. Ele afirmou:
“Meus queridos, uma das palavras-chave da Liturgia da Palavra de hoje, sem dúvida alguma, é o serviço. E hoje, Dia Oracional Mariano, dia do projeto Aparecida pelo Brasil, projeto evangelizador do Santuário Nacional, olhamos para a palavra ‘serviço’: o servir, o trabalhar, oferecer as mãos, fazer algo melhor, ajudar o outro. O serviço pastoral na nossa Igreja. Muitas vezes, temos dificuldades em servir. Para que possamos celebrar bem os mistérios desta Eucaristia, pedimos perdão quando a Palavra ‘serviço’ não entrou em nosso vocabulário.”
Destacando a centralidade do serviço na vida cristã, especialmente no contexto da Liturgia da Palavra e da missão evangelizadora da Igreja, o sacerdote nos convidou a meditar sobre o ato de servir, que implica colocar-se à disposição do próximo, trabalhar pelo bem comum e contribuir ativamente com a comunidade.
Na homilia, Pe. Mauro Vilela trouxe uma bonita reflexão sobre o papel do cristão no mundo, especialmente à luz do exemplo de Maria. Ele iniciou recordando o tema da Novena de Aparecida, cujo refrão “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança” ainda ecoa nos corações dos fiéis.
Nesse contexto, destacou a importância do Dia Oracional Mariano como um momento especial de acolhimento, não só daqueles presentes no Santuário Nacional, mas também dos que acompanham pela Rede Aparecida de Comunicação.
O sacerdote lembrou que o Santuário, com o apoio dos Missionários Redentoristas, busca ampliar sua missão por meio da Família dos Devotos e a iniciativa da Capelinha Missionária, que leva a mensagem de fé e esperança a milhares de lares com Nossa Senhora Aparecida.
Pe. Mauro enfatizou que a missão do cristão é ser servo, à semelhança de Maria, que, mesmo grávida, colocou-se a serviço de sua prima Isabel. Esse gesto, feito com alegria e simplicidade, ensina que o verdadeiro serviço nasce do amor e da disposição de ajudar o próximo.
Segundo ele, o Evangelho de Jesus Cristo é o Evangelho da vida, e, hoje, mais do que nunca, é preciso valorizar a vida humana em todas as suas dimensões. Ele alertou sobre os perigos de uma humanidade egoísta, voltada para si mesma, e destacou a urgência de construir um mundo mais fraterno, onde cada um se torne útil para o outro.
Durante a homilia, o sacerdote também mencionou o exemplo de Jesus no lava-pés, ato que revela que o serviço é o caminho para a transformação. Ele convidou os fiéis a se unirem à Família dos Devotos, assumindo o compromisso de evangelizar em suas comunidades, bairros e famílias. “A Capelinha de Nossa Senhora” — explicou — “simboliza a presença de Maria, que abre portas, acende luzes e mostra caminhos de diálogo, perdão e reconciliação”.
Por fim, Pe. Mauro reforçou que o serviço desinteressado ao próximo é um instrumento poderoso para a construção da paz. Ele encorajou todos a dedicarem tempo e amor aos irmãos, lembrando que essa dedicação contribui para a formação de um “mundo novo com um coração novo”.
Com palavras de bênção e esperança, ele pediu que Nossa Senhora intercedesse por cada fiel, concedendo-lhes as graças necessárias e inspirando-os a transformar essas bênçãos em gestos concretos de amor e evangelização. Ao encerrar, afirmou que a verdadeira transformação do mundo começa quando cada um se torna um evangelizador comprometido com o serviço e a missão.
O Dia Oracional Mariano se apresenta como uma oportunidade de renovação e compromisso com o serviço, inspirados pelo exemplo de Maria e fortalecidos pela missão evangelizadora do Santuário Nacional.
Congregações Marianas celebram 50 anos de romaria no Santuário de Aparecida
Há 460 anos, as Congregações Marianas se reúnem há 50 anos no Santuário Nacional em agradecimento.
Santuário Nacional acolhe a 28ª Romaria Nacional da Pastoral Afro-Brasileira
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo da Diocese de Araguaína (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom Giovane Pereira de Melo.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.