Missa

Dom Nelson Westrupp celebra 60 anos de sacerdócio no Santuário Nacional

"O padre de amanhã, não menos que o de hoje, deverá assemelhar-se a Cristo", disse o bispo dehoniano durante homilia

Escrito por Beatriz Nery

28 JUN 2024 - 10H51 (Atualizada em 28 JUN 2024 - 12H26)

YouTube Santuário Nacional

O Santuário Nacional de Aparecida acolheu, na missa das 9h desta sexta-feira (28), uma grande celebração. No dia de Santo Irineu, bispo e mártir, Dom Nelson Westrupp, bispo emérito de Santo André (SP), celebrou seu Jubileu de Diamante de ordenação presbiteral.

São 60 anos de serviços à Igreja. Dom Nelson foi ordenado em 1964, com 25 anos de idade, na cidade de Brusque (SC). Dom Nelson é dehoniano do Sagrado Coração de Jesus, escolhendo como lema para seu ministério presbiteral “Pela graça de Deus sou o que sou” e o lema episcopal “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

Concelebraram a Santa Missa de Ação de Graças Dom Antônio Carlos Altieri, arcebispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), e o confrade dehoniano Padre Walmor Zucco,scj, que também celebra 60 anos de sacerdócio. Padres de Santo André e São José dos Campos, municípios paulistas em que Dom Nelson foi bispo, também participaram desta Eucaristia, além de familiares e amigos.

Éramos sete os que fomos ordenados sacerdotes no dia 28 de junho de 1964, dos quais três são falecidos: Padre Floriano, Osnildo e Valdir Vicentini, celebrando, portanto, o seu Jubileu na casa do pai. [Citou também o Padre Alírio José Pedrini, confrade dehoniano, que não estava presente]. Estamos aqui para agradecer ao Senhor, o Sumo e Eterno sacerdote, todas as graças recebidas ao longo desses 60 anos de vida sacerdotal, celebrou.

YouTube Santuário Nacional
YouTube Santuário Nacional


Dom Nelson fez questão de dizer que o rosto do presbitério é o de Cristo:

“Em ocasião como essa, vale recordar que há uma fisionomia essencial do sacerdote que não muda. O padre de amanhã, não menos que o de hoje, deverá assemelhar-se a Cristo. Quando vivia sobre a terra, Jesus ofereceu em si mesmo o rosto definitivo de Presbítero. Mais do que nunca, a Igreja e o mundo necessitam de pastores segundo o Coração de Deus. Pastores que prolonguem a presença de Cristo e façam transparecer em sua ação pastoral a imagem viva do Bom Pastor, rosto visível do amor misericordioso do Pai, atualizando o seu estilo de vida e jeito de amar no meio do rebanho que lhes foi confiado.”

Leia MaisOração ao Bom Pastor E diante de 60 anos de caminhada como bons pastores, afirmou que os padres jubilares carregam a experiência da bondade amorosa e misericordiosa do coração de Cristo.

“O coração sacerdotal de Jesus, fonte e modelo de todo sacerdócio, foi e continua a ser para nós, padres do Coração de Jesus, objeto da nossa contemplação e da nossa Ação de Graças. Só em pensar que somos celebrantes da Eucaristia, nosso coração rejubila de incontida e santa exultação. Jesus entrega em nossas mãos sacerdotais a ação de realizar a transformação do Pão em seu corpo e do vinho no seu sangue. Como, então, não cantar a beleza do ministério sacerdotal? Como não fazer da celebração Eucarística o ato mais importante da nossa jornada?”.

E, por fim, implorou o perdão das dívidas e infidelidades a Deus Misericordioso, contraídas ao longo da vida e no exercício do Ministério Sacerdotal. E clamou a Nossa Senhora:

E vós, Mãe Aparecida, mãe de Jesus e nossa também, continuai a velar pela nossa vocação. A vós confiamos os anos de ministério que a Providência nos deixar ainda viver. Permanecei ao nosso lado para nos conduzir pelas estradas do mundo, ao encontro dos homens e das mulheres que o Vosso Filho redimiu com o Seu Sangue”.

YouTube Santuário Nacional
YouTube Santuário Nacional


Assista à celebração:

Dom Nelson também foi entrevistado no programa “Família dos Devotos” sobre sua vocação:

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...