Missa

Dom Orlando: “Como é bom começar o ano abraçados pela Mãe de Deus”

1º de janeiro é dia de celebrar a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e o Dia Mundial da Paz

Escrito por Laís Silva

01 JAN 2024 - 10H04 (Atualizada em 02 JAN 2024 - 10H03)

Mariane Soares

Mais um ano se inicia e com as bênçãos de Deus e a proteção da Virgem Maria, fiéis encheram o Santuário Nacional de Aparecida para participar da Santa Missa, nesta segunda-feira (01), no Altar Central.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, animada pelo Missionário Redentorista e prefeito de Igreja do Santuário Nacional, Pe. Lucas Emanuel; e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Para a reflexão deste ano que se inicia, Dom Orlando reforçou as leituras desta celebração e lembrou os fiéis presentes na Casa da Mãe Aparecida, que os cristãos não seguem o horóscopo, mas sim as bênçãos de Deus e do Espírito Santo. Leia MaisSanta Maria, Mãe de Deus

A data de hoje é marcada pela Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus; e o Arcebispo destacou “como é bom começar o ano abraçados pela Mãe de Deus”, Nossa Senhora, que é também mãe de todos os cristãos.

“É bom começar o ano novo com aquela que na Ave Maria nós dizemos: Mãe, roga por nós agora e na hora de nossa morte. Veja só, a Mãe é Nossa Senhora de cada hora e ela vai nos conduzindo na escola de Jesus, porque somos também seus filhos e filhas”.

O Arcebispo lembrou a todos que a Mãe de Deus e nossa, intercede por nós a todo o momento.

“Na Salve Rainha, nós chamamos Nossa Senhora de ‘Mãe da misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve’, aí está nessas orações da Igreja à Mãe de Deus, que está sempre a nosso favor”.

Dom Orlando explicou ainda alguns retratos que conhecemos de Maria e mostrou que Ela é exemplo de mulher, mãe e filha.

Em Belém é Nossa Senhora com o Filho no colo, estamos no colo da Mãe, estamos no colo de Deus. Em Nazaré, Ela está cozinhando, varrendo a casa, é a Mãe que nos acompanha no cotidiano, ali está Nossa Senhora, quando a gente está no fogão, lavando louça, no trator, está no automóvel, está no computador, é o cotidiano. A Mãe de Nazaré abençoa nosso cotidiano, desde o nascer ao por do sol. E agora a Mãe de Jerusalém, ao pé da cruz”.

Com o ano novo, os corações se enchem de esperança de dias melhores, de mudanças e transformações. Dom Orlando alertou os fiéis para que não vivam uma ilusão de que tudo será sem sofrimento, é necessário ter fé.

“Porque vamos sofrer no ano novo, não vamos nos iludir, mas a Mãe está em pé, ao nosso lado”.

No dia 1º de janeiro também celebramos o Dia Mundial da Paz, o Papa Francisco divulgou uma carta sobre a data incentivando a reflexão e oração por este dia.

A carta do Papa para esse dia mundial da paz é sobre a inteligência artificial, que é o desenvolvimento humano, é a tecnologia, as grandes descobertas do ser humano. Se não soubermos usar bem esses meios de comunicação, eles vão espalhar o ódio, espalhar a vingança e a indiferença; então, o papa diz que esses meios de comunicação nos ajudem a falar do bem comum, da paz, da vida, da verdade, da educação e da dignidade humana”.

Por fim, Dom Orlando finalizou sua reflexão com um pedido a todos os fiéis presentes.

“O ano novo está em nossas mãos, se praticarmos a justiça, se perdoarmos, haverá paz. Ano novo com cordialidade no coração, com harmonia em casa e na sociedade, cheio de cortesia e gentileza, porque estamos no coração da Mãe”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...