“Somos peregrinos da Esperança! Celebramos nossa fé com fervor e gratidão, pois nada é mais sublime do que a gratidão nascida em um coração sincero. A Palavra, a união, a fé e a fraternidade devem nos encantar e nos fazer profetas da esperança em nossos dias”.
Assim teve início a Santa Missa de abertura da 17ª Romaria do Terço dos Homens, com as palavras acolhedoras do Padre Ferdinando Mancilio, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional, que saudou os inúmeros peregrinos e sacerdotes presentes na Casa da Mãe Aparecida.
Abrilhantada pelo coro dos Homens do Terço, junto com o Irmão Alan Zucheratto, C.Ss.R., Diretor de Arte e Pastoral da TV Aparecida, Edmar Tassoni e Júnior Campos, já no seu início, a celebração acolheu a imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida ao altar pelo Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional.
O momento reforçou a presença maternal de Maria na caminhada dos fiéis: “Maria é a Arca da Esperança. Caminhamos como peregrinos nesta terra, mas com a certeza de que Ela nos acompanha com seu amor materno, conduzindo-nos a Jesus”, disse Padre Ferdinando.

A Santa Missa foi presidida por Dom Gil Antônio Moreira, Arcebispo de Juiz de Fora (MG) e bispo referencial da CNBB para o Terço dos Homens. Com os demais sacerdotes concelebrantes, esteve também o diretor das Rádios Aparecida e Rádio POP, Pe. Vanderlei Sousa, C.Ss.R.
Em sua homilia, Dom Gil ressaltou a importância da esperança como virtude fundamental da vida cristã e destacou a inspiração do Papa Francisco ao escolher como lema para o Ano Jubilar a passagem de Romanos 5,5: “A esperança não decepciona”.
“A esperança não nos deixa parados nem desanimados. Quem espera está sempre em movimento. Quando nos deparamos com dificuldades, sofrimentos e perseguições, a esperança nos fortalece. A esperança nos lembra que, mesmo diante da cruz, Maria permaneceu de pé, confiando em Deus”, refletiu Dom Gil.
O arcebispo também recordou a figura de Maria como mulher da esperança, presente em momentos decisivos da história da salvação. Desde as Bodas de Caná, quando intercedeu por aquela família, até o Calvário, onde permaneceu firme aos pés da cruz, Maria é modelo de esperança para todos os cristãos.
1/22






















Ao encerrar sua mensagem, Dom Gil enfatizou que o Terço dos Homens é um movimento de conversão e reaproximação com Deus. Relatou também alguns testemunhos de homens que reencontraram a fé por meio da oração do terço e do acolhimento de Nossa Senhora.
“Quantos homens voltaram para Deus através do Terço dos Homens! Quantos reencontraram a esperança e a fé! A porta da Igreja está sempre aberta para quem deseja recomeçar. Maria nos conduz de volta para Cristo, e a esperança nos impulsiona a seguir adiante”, afirmou.
Após a celebração eucarística, os homens do Terço fizeram uma bonita Procissão Luminosa no entorno do Santuário Nacional.
Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.