Neste domingo (16), o terceiro e último dia da 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens iniciou com a Missa de Envio, celebrada às 8h no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida.
A celebração contou com a presidência de Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo de Juiz de Fora (MG) e referencial da CNBB para o Terço dos Homens, de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida (SP), Dom Sérgio Krzywy, bispo de Araçatuba (SP), do reitor do Santuário, padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., do padre Adam Rapala, C.Ss.R. e do padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., ecônomos do Santuário, além de diversos missionários redentoristas e sacerdotes que acompanharam as romarias de suas paróquias e comunidades.
A celebração teve início com a acolhida do missionário redentorista padre Lucas Emanuel, que ressaltou a alegria de reunir tantos homens de fé ao redor da Mãe Aparecida:
“Nós estamos vivendo a 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens aqui no Santuário de Nossa Senhora. Nos alegramos por receber tanta gente, todos unidos como uma grande família, vivendo os mistérios da nossa fé.”
O Coral dos Devotos, sob a regência da Irmã Custódia Cardoso e com participação dos músicos Junior Campos e Márcia Tobias, animou a liturgia com cânticos que fortaleceram a espiritualidade da celebração.
A homilia, proferida por Dom Orlando Brandes, trouxe uma reflexão sobre as bem-aventuranças e a verdadeira felicidade que vem de Deus. Ele destacou que a missão dos homens do terço não termina na romaria, mas deve continuar em suas comunidades e famílias:
“Deus nos envia de volta para as nossas casas para sermos missionários confiantes Nele. Maria vai conosco, abençoando-nos com seu amor de Mãe.”
O arcebispo também reforçou que a esperança cristã é a base para uma vida plena: “A felicidade das bem-aventuranças é um chamado. Quem confia no Senhor é feliz, porque deposita sua segurança em Deus e não nas coisas passageiras.”
A reflexão trouxe ainda um aprofundamento sobre as bem-aventuranças como o caminho para o Reino de Deus:
“A Carta Magna do Reino de Deus nos ensina que a verdadeira felicidade não está no dinheiro, no poder ou em bens materiais, mas na confiança em Deus. Quando seguimos as bem-aventuranças, somos bem-aventurados e ajudamos toda a humanidade a encontrar o verdadeiro sentido da vida.”
Ao final da celebração, os romeiros receberam a bênção de envio e foram incentivados a levar a espiritualidade do Terço dos Homens para suas paróquias e comunidades. Dom Gil reforçou a vocação missionária dos homens do terço:
“O homem do terço deve ser missionário para sua paróquia, ajudando naquilo que puder. Muitos homens já atuam como leitores, ministros, catequistas e no serviço aos pobres. Você também é enviado para sua família, pois nela você também é missionário.”
Em sua mensagem final, Dom Gil destacou a grandiosidade do evento, que reuniu 90 mil homens no Santuário Nacional. Ele também expressou sua gratidão por todos os anos à frente da referencialidade do movimento e comunicou que, ao completar 75 anos em outubro, entregará sua missão como bispo referencial para o Terço dos Homens:
“Peço a vocês que rezem para que outro possa continuar essa tarefa. Continuarei presente no Terço dos Homens, acompanhando e apoiando quem assumir essa missão. Amo esse movimento e considero vocês meus filhos”, afirmou.
A Romaria do Terço dos Homens tem crescido a cada ano, reunindo fiéis de todo o Brasil que encontram na oração do terço uma forma de fortalecer sua fé e comunhão com Deus. Para saber mais sobre essa devoção e acompanhar os conteúdos sobre o Terço dos Homens, acesse o Portal A12.
A oração do terço transforma vidas e fortalece a caminhada cristã. Que tal levar essa devoção para sua família e comunidade? Reze conosco e compartilhe a espiritualidade do Terço dos Homens! Saiba mais em a12.com/tercodoshomens.
12º retiro para empresários da ADCE aconteceu em Aparecida neste fim de semana
Neste fim de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu os participantes da 12ª edição do retiro espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que reuniu empresários de diversas regiões do Brasil para um momento de reflexão e espiritualidade.
Romaria dos Vicentinos traz Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário Nacional
Congregação da Missão de São Vicente de Paulo celebra 400 anos este ano
Em Aparecida, Diocese de Valença (RJ) celebra 100 anos
Leigos e religiosos pediram a intercessão da Mãe Aparecida pela Diocese centenária
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.