Missa

Missa de envio para o Genfest 2024 aconteceu nesta manhã no Santuário Nacional

Encontro mundial acontece neste fim de semana, na Casa da Mãe Aparecida

Escrito por Laís Silva

16 JUL 2024 - 11H18 (Atualizada em 16 JUL 2024 - 12H05)

João Pedro Oliveira / A12

Nesta terça-feira (16), o Santuário Nacional acolheu os devotos da Mãe Aparecida que vieram em romarias de diversos estados, e também jovens que participam do Movimento dos Focolares, que se preparam para a 2ª fase do Genfest 2024, encontro que acontece de 19 a 24 de julho em Aparecida.

A celebração aconteceu no Altar Central e foi presidida por Dom Mário Spaki, bispo de Paranavaí, no Paraná, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

O bispo lembrou que a data de hoje, dentro do Movimento dos Focolares, marca os 75 anos do Pacto de Unidade, que marcou um período de revelações para Chiara Lubich, fundadora do movimento. Leia MaisO Genfest já começou e você ainda pode participar da 2ª fase do evento Aprenda a cantar o hino oficial do Genfest 2024

Em sua reflexão, Dom Mário Spaki falou sobre a proximidade com Maria: como devemos olhar para Ela como exemplo a ser seguido, mas também estarmos sempre próximos da Mãe, constantemente e destacou três maneiras de estar próximo a Nossa Senhora.

“Primeiro modo é peregrinando, visitando o Santuário. 

Segundo modo é rezando à Nossa Senhora, tantas orações bonitas. A própria Ave Maria, Salve Rainha, a Consagração, a Ladainha. A gente reza, se confia à querida Mãe, a gente sente, experimenta o apoio, o carinho e a presença dessa querida Mãe em nossa vida.

Terceiro modo é vivendo Maria”.

Ele ainda contextualizou o “viver Maria”, explicando a experiência vivenciada pela fundadora do Movimento dos Focolares.

“Chiara Lubich contou que uma vez ela entrou em uma igreja e, ali diante de Jesus na Eucaristia, ela perguntou: 'Jesus, o Senhor que encontrou tantos modos para estar presente entre nós, na dulcíssima Eucaristia, na Palavra, no irmão, por que não encontrou o modo de deixarmos também sua Mãe? Nós que somos peregrinos e precisamos tanto do carinho materno em nosso peregrinar.' E ela disse que, naquele instante, sentiu como se o próprio Jesus estivesse respondendo: 'Não deixei Maria, porque quero ver Maria em você'”.

Antes da Consagração à Nossa Senhora, uma prece foi feita como forma de envio para a abertura do Genfest 2024, que acontece no fim semana no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida.

“Senhor dai-me todos os que estão sós. Senti no meu coração a paixão que invade o Teu, por todo o abandono que se encontra imerso o mundo inteiro. Amo cada ser doente e que está só. Também as plantas sem viço me causam dó, também os animais que estão sós. Quem consola o seu pranto? Quem tem compaixão de sua morte lenta? E quem estreita o próprio coração desesperado? Dai-me, meu Deus, que eu seja no mundo o sacramento tangível do Teu amor, do Teu ser amor. Que eu seja os braços Teus, que estreitam a si e consumam em amor toda a solidão do mundo. Chiara Lubich


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...