“A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer” (Jo 1,18)
Neste dia 25 de dezembro, celebramos com grande alegria o Natal do Senhor Jesus, uma oportunidade de agradecer a Deus por nos ter agraciado com a encarnação do seu filho Jesus. O Verbo se fez carne e habitou entre nós, o príncipe da paz, o Emanuel, o Deus conosco está entre nós!
Leia MaisOração de Natal do Arcebispo de AparecidaDesculpe-me, Deus! Uma reflexão para entender o Natal Na Missa do Galo, celebramos a Noite de Natal, acolhemos o Menino Jesus em nosso meio, e, no dia de Natal, queremos dar a Ele o nosso melhor presente, que é o nosso coração.
Devotos de Nossa Senhora de vários locais do Brasil estiveram reunidos no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida na manhã desta segunda-feira (25) para renovar a esperança, a fé e a caridade a partir do nascimento do Menino Deus!
A Santa Missa foi animada pelo Irmão Alan Patrick Zuccherato, C.Ss.R. e presidida por Dom Orlando Brandes, concelebrada pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R. e pelo Padre Paulo Sérgio Carrara, missionário redentorista.
Na homilia, o Arcebispo de Aparecida iniciou nos relembrando que ainda sofremos os horrores do conflito entre Israel e Hamas.
“Menino Jesus, aqui no Santuário o seu presépio é rodeado de flores. Mas lá na Palestina, não! Ele é feito pelos escombros da guerra! Perdão, Menino Jesus, em nome da Igreja, por mais de 10 mil crianças inocentes sendo sacrificadas, mas estão cantando a sua Glória no Céu! Mesmo assim, não perdemos a esperança da paz, a coragem e a fé porque não é a guerra que vence, assim como diz o Papa, a guerra é uma derrota!”.
Dom Orlando também declarou que não estamos sozinhos, pois Jesus se manifesta e se aproxima de diversas formas para nós.
“O Menino Jesus e Nossa Senhora estão nos hospitais! Você pode se alegrar com os remédios, com as visitas e com nossa oração! Alegrai-vos! Alegre-se você que se sente solitário, que passam uma crise no Natal e no Ano Novo. Você não está sozinho, a Santíssima Trindade está contigo!
Você que está afastado da Igreja, você é batizado, e batizado no Espírito Santo, que ilumina sua vida! Deus disse tudo em Jesus! Vamos nos debruçar em tudo o que Jesus disse! Não esperemos outra revelação! Quando eu me aproximo da Sagrada Escritura, a Escritura se faz carne em mim! Eu sou a encarnação da Palavra que se fez carne em Jesus!”
Nesta reflexão, aprendemos também que Jesus veio ao mundo para nos tornar mais humanos e divinos.
“O Catecismo diz que Jesus que trabalhou com mãos humanas, coração humano, pensou com inteligência humana, ele precisou de informações humanas. Jesus agiu com vontade humana, mas tinha também a vontade divina. Ele sofreu nossas dores! Jesus veio, se encarnou para salvar a humanidade!
Todo ser humano está ligado a Jesus. Jesus interessa a toda pessoa humana, isso é lindo demais! Não interessa somente a nós, católicos e batizados, quanta gente quer conhecer Jesus e ainda não teve a oportunidade, mas está dentro de si. Esta é a beleza da encarnação, Ele assumiu todo ser humano, é o Centro e Luz da humanidade”.
Bênção dos sinos do Porto Itaguaçu
Ao fim da celebração, foram abençoados três sinos que serão instalados na Capela de Nossa Senhora Aparecida, no Porto Itaguaçu, próximo ao Santuário, que está passando por obras de revitalização, graças a generosidade de cada evangelizador que faz parte da Família dos Devotos e fazem suas contribuições espontâneas para a Casa da Mãe.
Cada sino homenageia um dos pescadores, João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, que encontraram a imagem Aparecida das Águas em outubro de 1717. Após tentativas frustradas de pesca, os humildes servos de Deus ‘pescaram’ o corpo da santa e, em seguida, sua cabeça.
Encontrar as duas partes já seria, por si só, um milagre. Mas ao lançar as redes no Porto Itaguaçu, após viajar seis quilômetros, os pescadores apanharam uma enorme quantidade de peixes. Foi quando teve início a devoção à Mãe Aparecida.
“Ó Deus, vós não recusais na vossa Igreja o uso dos sinos de bronze para convidar o povo à oração; recebei estes sinos novos dedicados por esta bênção ao vosso serviço e fazei que todos os vossos fiéis, ao ouvirem a voz dos sinos, elevem para o alto os seus corações, participem da alegria e da tristeza dos irmãos e irmãs, apressem-se até a casa de Deus, onde sintam a presença de Cristo, ouçam a vossa palavra e vos dirijam as suas súplicas”, proclamou Dom Orlando Brandes.
Confira como foi o Natal dos colaboradores do Santuário
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolhe a os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.