Missa

Missa em honra a São Tarcísio reúne coroinhas e fiéis no Santuário Nacional

Celebração destacou a memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, e a importância do serviço à Eucaristia

Escrito por Luciana Gianesini

16 AGO 2024 - 09H32 (Atualizada em 16 AGO 2024 - 12H13)

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Na noite desta quinta-feira (15), a Santa Missa das 18h no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida foi especialmente dedicada à memória de São Tarcísio, padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários.

Leia MaisCoroinhas e acólitos: a Igreja precisa de vocês! A celebração, marcada por um profundo sentido de reconhecimento ao serviço dos jovens ao altar, foi conduzida pelo Padre Diego Antônio, C.Ss.R., Missionário Redentorista e um dos diretores espirituais dos coroinhas no Santuário Nacional. 

Entre os concelebrantes estavam o Padre Otair Cardoso, da Arquidiocese de Uberaba; Padre Fábio Júnior Batistella, da Sociedade do Apostolado Católico (Padres Palotinos), que trabalha em Santa Maria, no Rio Grande do Sul; e Padre Jorge Araújo, da Arquidiocese de Brasília.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

A celebração teve início com uma calorosa saudação do animador, Pe. Carlos Alberto Baptistine, C.Ss.R., que deu as boas-vindas aos presentes no Santuário e aos fiéis que acompanhavam a transmissão ao vivo pelos meios de comunicação. Após a saudação inicial, o animador lembrou a importância da celebração do dia, dedicada a São Tarcísio, um jovem mártir que, segundo a tradição, deu sua vida em defesa da Eucaristia:

São Tarcísio era um jovem que ajudava na sua comunidade. Ajudava o Papa no período de perseguição aos cristãos. Eles foram presos e ele foi levar hóstias consagradas para essas pessoas.”

São Tarcísio, que por ser criança não levantava suspeitas, foi interceptado no caminho e martirizado por sua fé. Por sua dedicação à Igreja e à Eucaristia, ele se tornou o padroeiro dos coroinhas, acólitos e cerimoniários. Esta memória de sacrifício e serviço é o que torna a celebração do dia tão significativa para os jovens que servem no altar.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

A missa contou com a presença de diversos coroinhas de diversas paróquias da região, que foram mencionadas pelo animador: “Nós hoje temos aqui além dos nossos coroinhas aqui do Santuário, também de Aparecida, da Paróquia Santo Afonso; da Cidade de Potim, Paróquia Bom Jesus; de Guaratinguetá, Paróquia Nossa Senhora das Graças, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Paróquia Puríssimo Coração de Maria e Paróquia São Francisco.”

Pe. Baptistine convidou os presentes a colocarem suas intenções na “Taça das Intenções”, um gesto simbólico que reforça a importância da oração em comunidade e da união das famílias na fé: “Colocamos sempre nas intenções de todos aqui na Taça das Intenções. Lembrando da sua família, da sua Romaria, você que faz parte da Família dos Devotos, você que acompanha pela internet. Colocamos aqui agora na sua intenção e da sua família.”

Após o Evangelho, padre Diego acolheu todos os presentes e dirigiu uma saudação especial aos coroinhas e suas famílias, agradecendo a dedicação e o amor deles pela Eucaristia e pela Igreja. Ele lembrou também da Festa da Assunção de Nossa Senhora, celebrada em todo o mundo nesta data, e que, no Brasil, a liturgia transfere para o domingo subsequente

“Hoje, dia 15 de Agosto, a Igreja faz memória da Assunção de Nossa Senhora aos Céus. Maria é elevada em corpo e alma à presença de Deus. A glorificação de Maria, este dogma da Igreja, celebra sobretudo o nosso destino final nesta vida.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Em sua homilia, o sacerdote refletiu sobre a memória de São Tarcísio, destacando a profunda devoção deste jovem pela Eucaristia e seu corajoso testemunho de fé, que serve como exemplo para todos os coroinhas e ministros que servem no altar. Ele relembrou a história do martírio do jovem santo, que ocorreu durante a perseguição aos cristãos no final do século III:

“Nos conta a história, que durante a perseguição do Imperador Valeriano, no finalzinho do século III, no início do Cristianismo, aquele momento em que os primeiros cristãos viviam uma grande perseguição por causa da sua fé, e muitos eram aprisionados, eles viviam escondidos nas catacumbas, para expressar a sua fé, e para celebrar a fração do pão.”

Padre Diego enfatizou que o exemplo de São Tarcísio é um testemunho do amor à Eucaristia, e que seu sacrifício nos ensina o valor do serviço a Deus, mesmo diante das dificuldades e dos perigos. Ele concluiu a homilia ressaltando o papel vital dos coroinhas na evangelização e no serviço à Igreja, incentivando os jovens a seguirem o exemplo de São Tarcísio em suas vidas diárias:

“Queridos irmãos e irmãs, é importante que nós, como Igreja, reconheçamos o valor do serviço dos nossos coroinhas, cerimoniários e ministros, que com tanto zelo e dedicação, servem ao altar e à comunidade.”

A missa seguiu com a Liturgia Eucarística, onde os coroinhas participaram ativamente, auxiliando nos ritos do altar. Ao final da celebração, o missionário redentorista agradeceu novamente a presença de todos, especialmente dos coroinhas e suas famílias, e pediu a intercessão de São Tarcísio para que todos possam continuar firmes na fé e no serviço à Igreja.

“Que São Tarcísio interceda por todos nós, especialmente por vocês, nossos queridos coroinhas, para que possam continuar servindo a Deus com o mesmo amor e dedicação que ele teve pela Eucaristia.


Reveja o vídeo com a celebração, na íntegra:

:: Coroinhas e Acólitos: Acesse o conteúdo para a formação completa para o serviço do altar

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...