“Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo” (Via Sacra)
Nesta quinta-feira (14), a Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz, nossa verdadeira esperança, onde foi revelado o máximo amor de Deus pela humanidade.
Leia Mais O que significa a Festa da Exaltação da Santa Cruz?O que rezar quando fazemos o sinal da Cruz antes do Evangelho?De acordo com a história de nossa fé, em 14 de setembro de 320, Santa Helena, imperatriz de Constantinopla, encontrou o madeiro em que morreu o Redentor.
No entanto, em 614, esta Cruz foi levada pelos persas como troféu de guerra. Anos depois, o Imperador Heráclito a recuperou e voltou com a Cruz para a Cidade Sagrada no dia 14 de setembro de 628. Desde então, celebramos liturgicamente a festa do Santo Madeiro.
Na Capital Mariana da Fé, também foram realizadas celebrações para sempre colocar em mente e no coração a missão de Jesus em nos libertar da morte.
"Celebramos o sinal de nossa salvação, a Santa Cruz na qual Cristo nos ofereceu Sua própria vida. Ele é e sempre será um sinal da presença amorosa de Deus em nosso meio. Não podemos esquecer que Cristo continua a ser crucificado nos crucificados do mundo, nos pobres, nos abandonados, escravizados, explorados e injustiçados. Enquanto houver quem clama por vida, os que creem no Cristo têm o dever de trabalhar em favor da vida. Cristo nos remiu, mas junto Dele somos também redentores!", disse o missionário redentorista Irmão Ian Lucas Lopes antes do início da celebração no Altar Central.
A Santa Missa das 9h foi celebrada pelo Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja no Santuário.
"Queremos voltar nosso olhar e nosso coração para este símbolo que é um grande significado de salvação! No Antigo Testamento, a Cruz era um instrumento de morte pela antiga Lei Judaica, dedicado à morte dos piores ladrões e malfeitores da sociedade. No entanto, o próprio Filho de Deus, conforme nos ensina São Paulo aos Gálatas, rasgou a maldição da Lei, fazendo-se maldição por nós. Através da morte de Cruz, Jesus nos dá a glorificação da salvação".
O prefeito de Igreja ressalta que a Cruz que trazemos em nosso peito, seja uma correntinha ou camiseta, se tornaram um símbolo de fé, esperança e vida.
"A festa de hoje exalta a Cruz como sinal de vida, ressurreição e redenção! O Santuário, a Casa da Mãe Aparecida, tem o formato de uma grande cruz que nos recorda que através da Cruz de Cristo, a redenção se torna abundante e copiosa! Por isso, exaltar a Cruz não é exaltar a dor e o sofrimento, ao contrário, é reconhecer que este sinal é também glorificado, como sinal do amor de Deus por nós".
Padre Diego termina a homilia usa o exemplo de São Paulo, nos ensinando que a partir da Cruz, o Senhor desce do Céu para se fazer semelhante a nós!
"Um Deus enlouquecido de amor por nós que foi capaz de entregar Sua vida pela nossa salvação. Nós traçamos o sinal da Cruz sobre o corpo, quando passamos por uma Igreja, um cemitério, fazemos o sinal da Cruz! Precisamos nos gloriar na Cruz de Cristo e entender o quanto Deus nos amou e se faz solidário aos sofrimentos que passamos neste mundo. A Cruz se torna para nós o encontro entre nossa humanidade com a nossa divindade, que vem de Deus”.
Acompanhe novamente a Santa Missa das 9h
Dicas para organizar a Romaria do Terço dos Homens ao Santuário
Planeje sua Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional com dicas essenciais para unir o grupo, organizar transporte e cuidar da saúde.
Participe hoje do encerramento da Novena de Natal do Santuário Nacional
Novena de Natal 2024 do Santuário Nacional continua nesta semana com celebrações e transmissões ao vivo.
O acolhimento aos peregrinos no Santuário Nacional
Peregrinos encontram acolhimento, serviços e experiências únicas na Casa da Mãe Aparecida, tornando cada visita inesquecível.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.