Missa

Missa no Santuário reflete Jesus como manifestação do Amor de Deus

Na Segunda-Feira Santa, somos chamados a querer a graça de Deus com toda a alma

Escrito por Alberto Andrade

14 ABR 2025 - 09H51 (Atualizada em 14 ABR 2025 - 12H25)

A12

Desde o Domingo de Ramos, a Igreja Católica abriu as celebrações do tempo central da fé cristã, onde revisitamos a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus pela redenção de toda a humanidade. Por isso, esta semana que antecede a Páscoa é chamada de Semana Santa ou a Semana Maior.

Em cada dia, a Liturgia apresenta os passos de Jesus até a sua entrega na Cruz. Também gestos de devoção popular marcam a vivência desta semana. Somos convidados a buscar a Deus com todo o coração sob o Seu Espírito, Seu amor paciente que não se cansa de amar, que não quebra a cana rachada, mas age com paciência com cada um de nós.

A Santa Missa das 9h no Altar Central do Santuário Nacional desta Segunda-Feira Santa (14) foi celebrada pelo missionário redentorista Padre José Roberto Pereira dos Santos, o Padre Coutinho, que refletiu sobre este dia da Semana Santa a partir do Evangelho de São João (Jo 12,1-11), quando Jesus, seis dias antes da Páscoa judaica, chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Maria de Betânia unge os pés de Jesus com perfume de nardo puro e Jesus anuncia que sua hora havia chegado.

.:: Segunda-feira Santa: Qual o seu 'perfume de nardo' para Jesus?

Na homilia, o sacerdote ressalta que esta semana é o momento para entender que a salvação sempre chega para nós, a partir da entrega total de Cristo.

“Estamos numa semana muito especial, deve ser para nós uma semana de profunda oração! Semana que nos faz entender toda nossa caminhada quaresmal, de jejum, de testemunho e principalmente da escuta e da vivência da Palavra de Deus! É por isso que a Igreja chama esta semana de Santa, um tempo que devemos ter uma dedicação especial, porque a santidade é para nós, é nossa intimidade com Deus, fundamental para nós cristãos, uma oportunidade para crescer nessa relação com Deus”.

Thiago Leon
Thiago Leon


Padre Coutinho nos ensina, a partir do Evangelho, que estamos vivendo um período de reflexão profunda para saber se estamos buscando a santidade através de nossas atitudes.

“Isaías nos prepara para a experiência com Jesus, que nos dá a verdadeira vida e é modelo de santidade do Pai no meio de nós, a partir do serviço e da obediência à Palavra do Senhor. No Novo Testamento, entendemos quem é Jesus Cristo! Servo dos servos, o servo sofredor! Aquele que assume os pecados da humanidade para libertar a comunidade da perseguição, e levar a todos a uma experiência com o Pai, é essa a missão de Jesus libertador! O Servo que faz a vontade do Pai: que todos sejamos também servos da vida nova!

A12
A12


Finalizando a homilia, o redentorista pediu a intercessão da Padroeira do Brasil para o tempo de conversão e graça para nossa fé.

“Nesta Semana Maior, vamos pedir a Deus hoje aqui no Santuário da Senhora Aparecida, que nos dê a graça da consciência em sermos realmente servos ao lado do Servo dos Servos que é Jesus Cristo e como vimos que toda sua vida foi doação, entrega e serviço. E que Nossa Senhora nos ajude a seguir seu Filho Jesus, para que possamos ser servos, gerando, criando e dando a vida como o próprio Jesus vai doar nesta semana, como servo Ele entrega a vida para salvar a todos. E que Maria nos ajude a compreender que precisamos ser servos de Cristo”.

.:: Confira a programação e celebre a Semana Santa na Casa da Mãe Aparecida


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Missa

Missa no Santuário reflete Jesus como manifestação do Amor de Deus

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...