Missa

Missa Solene encerra 2ª fase do Genfest em Aparecida

Celebração contou com a presidência do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambatista Diquattro, e teve preces rezadas em diversos idiomas

Escrito por Luciana Gianesini

21 JUL 2024 - 13H42 (Atualizada em 21 JUL 2024 - 14H39)

Neste domingo (21), o Santuário Nacional de Aparecida acolheu a Santa Missa de encerramento do GenFest 2024, evento global promovido pelo Movimento dos Focolares, que pela primeira vez ocorreu no Brasil.

Com o tema “Juntos para Cuidar”, reúne jovens de diferentes convicções, etnias e culturas para promover a unidade e a fraternidade.

Inspirado pelos ensinamentos de Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares, o evento busca concretizar a visão de um mundo mais unido, motivado pela oração de Jesus: “Que todos sejam um”. (cf. João 17, 21-23)

A missa de encerramento destacou a importância dessa união e o papel do Movimento dos Focolares em promover a conexão e a cooperação para a construção de um mundo melhor.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

A celebração, realizada às 12h no Altar Central da Casa da Mãe, foi presidida pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e contou com a presença do Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, além de diversos outros bispos e sacerdotes.

O missionário redentorista Irmão André Luiz de Oliveira, C.Ss.R., foi o responsável pela condução da celebração, e a música ficou com o grupo multiétnico Gen Verde.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

Durante sua homilia, Dom Giambattista Diquattro refletiu sobre o convite de Jesus para encontrar descanso e renovação:

“Que iniciemos conforme o que Jesus diz, e nessa comparação entendemos seu convite quando diz: 'Vinde, vós, à parte, a um lugar deserto, e descansai um pouco'. O descanso é um ponto de chegada, uma terra prometida. Jesus nos convida a um lugar onde possamos descansar e encontrar o cumprimento de todas as promessas. Em outras palavras, à medida que enfrentamos as dificuldades, Jesus nos oferece um lugar de refúgio.”

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

O Núncio também abordou a necessidade de um espaço de paz em meio às ocupações diárias:

“Havia tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Muitas vezes, estamos tão ocupados com as coisas da vida que não temos tempo para viver verdadeiramente. Estar associado com Jesus é encontrar descanso, é ser levado a um lugar de paz.”

Ele lembrou que liturgia deste décimo sexto domingo do Tempo Comum nos convida a compadecer daqueles que, como ovelhas sem pastor, carecem de orientação e cuidado: 

“O Evangelho nos mostra como a multidão se reuniu ao redor de Jesus e, do mesmo modo, nós nos reunimos em torno d'Ele. Ouvir a Jesus é sair de nossos problemas e encontrar uma nova forma de vida, uma vida onde há comida e sustento para todos, uma vida sem medo,” acrescentou Dom Giambattista.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambatista Diquattro


O poder do serviço

O Núncio Apostólico concluiu sua homilia ressaltando a importância do serviço e da fraternidade:

“Jesus simboliza a Igreja e nos chama a sair de nossa situação de opressão e encontrar liberdade n'Ele. Este movimento das entranhas, este chamado interior, é o verdadeiro princípio de toda salvação”.

Continuou ele, reforçando que se posicionar contra os jogos de poder e ganância é importante para a promoção da paz e da justiça social:

“O poder que Jesus nos mostra não é um poder que mata, mas um poder que serve. Existem duas possibilidades: o egoísmo ou o amor. Não há neutralidade. Ou é para a morte ou para a vida. Os verdadeiros pastores dão vida e não buscam apenas seu próprio benefício. Jesus nos convida a um modelo de comunidade, de fraternidade. Ele nos chama a um lugar de descanso para encontrar renovação e acolhimento. Assim, juntos, podemos ser pastores que dão vida, buscando o bem comum e construindo um mundo melhor.”

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
O Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, concelebrou a Santa Missa


Uma celebração de fraternidade e unidade

O evento, que se concentra no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, tem atraído jovens de diversas partes do mundo para atividades que promovem a união e a solidariedade.

O GenFest é um festival organizado pelo Movimento dos Focolares, dividido em três fases, com a fase central acontecendo de 19 a 21 de julho e a fase final de 21 a 24 de julho, dedicada à formação e cidadania.

Reveja a Santa Missa:

Gen Verde In Concert: Música e fraternidade em destaque

Ainda neste domingo, às 15h, o grupo internacional Gen Verde realiza o show “Gen Verde In Concert”, também no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

Com 19 artistas de 14 países, o Gen Verde é conhecido por sua música que celebra a fraternidade e o diálogo intercultural. 

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Grupo Gen Verde, formado por mulheres, cantou a Santa Missa das 12h na Casa da Mãe Aparecida


A missa de encerramento e o show do Gen Verde são momentos marcantes do GenFest 2024, que continua a promover a mensagem de que, unidos, podemos cuidar e transformar o mundo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...