Missa

Missa solene pelos 120 Anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida

Celebração no Santuário Nacional exalta a missão redentorista e a realeza de Maria, simbolizando justiça, fraternidade e amor ao próximo

Escrito por Rhanna Felicio

08 SET 2024 - 20H03 (Atualizada em 08 SET 2024 - 21H23)

Neste domingo (08) de setembro, o Santuário Nacional celebrou, na Santa Missa das 18h, os 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida. Em 1904, o ato ocorreu por ordem do Papa Pio X, hoje canonizado. Marcando assim um novo impulso na devoção à Padroeira do Brasil.

“Uma coroa de graça porá sobre tua cabeça, com um diadema de glória te cingirá” (Pv 4,9).

A celebração, foi presidida pelo Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R., o qual é reitor do Santuário Nacional, tendo sido concelebrada por Missionários Redentoristas e outros padres.

“A festa da coroação da imagem foi uma belíssima homenagem a Nossa Senhora mas também foi um grande presente para os missionários redentoristas aqui de Aparecida, A coroação de Nossa Senhora marca a primeira década do trabalho dos Missionários Redentoristas que haviam chegado da Alemanha 10 anos antes, para trabalhar na casa da Mãe. A festa projetou o Santuário de Aparecida para todo o Brasil, marcando o início da expansão e do desenvolvimento do trabalho dos redentoristas no Brasil. Seja através das santas missões populares, seja devido às novas e numerosas fundações que começaram a partir de então.” Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12

A coroação convida a todos a viverem a alegria de Maria, a coroar nossa Mãe que acolhe a todos com o seu amor e humildade, onde nos envolve em seu manto sagrado e intercede por todos os seus filhos e filhas.

“Ao encontrar a Trindade, Maria foi abraçada como Filha, Mãe e Esposa que era. E pelo Deus Trino, coroada como Rainha dos Céus. Parece, agora, que vemos a cena retratada na imagem goiana do Divino Pai Eterno: a Trindade coroando a bela Cordeira, Maria, com uma coroa de doze estrelas e entregando-lhe o Sol como manto para revesti-la e a Lua como escabelo." (Ap 12,1)

Ao iniciar sua homilia, Padre Catalfo C. Ss. R. enfatizou a memória dos 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida como mãe e rainha do povo brasileiro.

“Hoje ao celebrarmos os 120 anos da coroação de Nossa Senhora Aparecida, para como mãe e rainha a gente pensa em Nossa Senhora como rainha, a rainha do céu e da terra, e não poucas vezes quando ouvimos a expressão rainha logo pensamos em castelos em princesas em joalheria em poder e riquezas, mas com Nossa Senhora não é assim quando nos pensamos em Nossa Senhora para como mãe e rainha, nos pensamos na realeza de Jesus, Ele fez bem todas as coisas e anunciou o reino de Deus um reino de justiça e de verdade. Coroar Nossa Senhora como rainha simboliza isso, participar do reino de Deus e da sua justiça.” Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R.

Padre Catalfo C. Ss. R. falou do evangelho de hoje e como as pessoas olhavam admiradas para Jesus e reconheciam que ele fazia o bem sem ver a quem, devolvendo a saúde aos enfermos e a dignidade de vida, para com aqueles que devido à doença, eram vistos como amaldiçoados e marginalizados, e viviam distantes da comunidade e vida social.

“O que significa hoje reconhecer o messianismo de Jesus, significa reconhecer o seu reino através da justiça, fraternidade, partilha e bem comum. Por isso, na segunda leitura a carta de Tiago de uma maneira muito concreta e clara nos mostra o que significa afinal ser Cristão, nós não devemos fazer diferença entre as pessoas diz a carta de Tiago, que na Igreja não há estrangeiros, na Igreja não é possível olhar o outro como um irmão como um próximo como um amigo e de uma maneira muito clara Tiago nos lembra que fazer o bem é a vocação principal na Igreja e no mundo, e tudo isso nos sonhamos com um mundo melhor e mais feliz para todos.” Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R.

Ressaltando que os sinais de um mundo novo, um novo céu, nova terra são os sinais que marcam a chegada de Jesus, o Messias, através da educação, cidadania, escola, trabalho e olhar o mundo com os olhos de Deus.

“Sempre me impressiona, o número de pessoas doentes que tentam de alguma maneira se aproximar de Jesus e, ao longo de toda a sua vida pública, ao contrário de um milagreiro, Jesus mostra o seu messianismo, mostra a sua identidade ligada ao projeto do reino da verdade e da justiça. Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R.

Finalizando sua homilia, Padre Catalfo C. Ss. R. fala para não nos esquecermos de que aqui na Casa da Mãe, as joias da coroa são as obras de educação e de assistência social!

“Por isso que ao fazer memória da coroação de Nossa Senhora Aparecida gostaria de um modo muito singelo de agradecer a você que não sem esforço faz parte da família dos devotos e nos ajuda a manter as joias da nossa coroa, os pobres, os pequenos, as crianças, e a tantas e inúmeras famílias que recebem da família dos devotos e do Santuário Nacional assistência apoio e carinho, porque na Igreja de Deus não deve haver discriminação nem acepção de pessoas.” Padre Eduardo Catalfo C. Ss. R.

Foi celebrado também com a CRB Conferência dos Religiosos do Brasil, que celebra 70 anos e, a exemplo de Nossa Senhora, é sinal de profecia e esperança na vida do povo brasileiro!

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12

No momento da consagração, a CRB formou um jardim de flores junto aos Missionários Redentoristas reunidos na Celebração Eucarística e juntos ecoaram pelo Santuário Nacional: “Nós te coroamos mais uma vez, Nossa Senhora Aparecida.”

Padre Catalfo C. Ss. R. citou que estamos a menos de um mês da novena e festa de Nossa Senhora e convidou a todos a participarem da festa de Nossa Senhora, e venham coroá-la como rainha e Padroeira do Brasil.


.::Confira na íntegra a Santa Missa em celebração dos 120 anos da Coroação de Nossa Senhora Aparecida!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...