Missa

“O Pai nos atrai a Jesus”, diz Dom Orlando Brandes

Neste domingo em que refletimos Jesus como "Pão da Vida", entendemos a presença de Deus Pai em nossas vidas

Escrito por Beatriz Nery

11 AGO 2024 - 10H20

Santuário Ao Vivo/A12

O Santuário de Aparecida acolheu os peregrinos para a missa das 8h para refletir as leituras do 19º Domingo do Tempo Comum, três leituras essas que Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, mostrou a providência divina pois falavam do Pai, justo neste domingo festivo de dia dos pais.

Na Primeira Leitura (1Rs 19, 4-8), o Pai manda um anjo levar pão para Elias e o anima: “Elias, levanta-se e anda”. Dom Orlando reflete a necessidade do pão que alimenta o estômago em nossas vidas:

Quem é o Anjo que leva comida para o pobre, para quem tem fome? São 8 milhões de brasileiros passando fome. Você e eu somos hoje esses anjos que levam o pão pela partilha, pela cesta básica, pelas caridades, por tantas obras e movimentos da Igreja para diminuir a fome dos filhos de Deus Pai. Então vamos dar pão para o estomago para que todos possamos então caminhar”.

Na Segunda Leitura (Ef 4, 30-5,2) o Espírito Santo grita dentro de nós “papai, papai, papai” e que muito diz ao coração dos que participam da Pastoral Familiar que inicia sua semana especial neste domingo (11).

“A leitura diz ‘obedeça ao Espírito Santo, não se oponha ao Espírito, não O entristeça porque o Pai enviou o Espírito Santo para que nós sejamos bons e não maus, para que sejamos misericordiosos, para que saibamos perdoar”.

No Evangelho (Jo 6, 41-51), somos convidados a ter um novo olhar sobre Deus Pai e seu filho, Jesus Cristo:

“Jesus, o Pão da Vida, disse: ‘vocês só vão acreditar que eu sou o Pão da Vida e que eu sou o filho de Deus se o Pai nos atrair.’ Isso é muito novo, mas é velho no Evangelho, porque geralmente a gente diz assim com a razão: ‘Jesus nos leva ao Pai’, mas jesus está dizendo ‘foi o Pai que atraiu você a mim’. É Deus Pai trabalhando dentro de nós e nos apontando a Jesus, seu filho, para que sejamos filhos de Deus Pai como Jesus é filho muito amado, do mesmo pai, desde o batismo.”

E quem atraiu a todos para estar neste domingo especial, mas de muito frio, no Santuário Nacional? Dom Orlando responde:

É o Pai que nos atrai a Jesus, quem atraiu vocês aqui hoje? Nossa Senhora, filha bendita de Deus Pai, sacrário do Espírito Santo, mãe de Jesus. Ela nos atraiu a Jesus porque o Pai nos deu Maria, porque o Pai também nos ajuda a amar a mãe de Jesus. ‘Ninguém vem a mim se o Pai não atrair’.”

Thiago Leon
Thiago Leon


Leia MaisCristo sacia a nossa fome sendo o Pão da Vida!E por fim, saudou todo os pais, pedindo para que sejam imitações de São José.

“Pais, vamos olhar para São José, o pai de Jesus, escolhido a dedo pela Trindade desde a eternidade, para que você tenha um caminho. Pais, deem colo, o afeto salva! Pais, dobrai os vossos joelhos e você será um sacerdote da sua casa, da sua família. Pai, você dá direção, você dá segurança, você dá disciplina tão necessária para os filhos crescerem”.

E encerrou com uma frase do Papa Francisco: “Pais, manifestai o vosso afeto! Pais, sede próximos dos filhos e da esposa! Pai, tende firmeza porque a firmeza é necessária para nos tornarmos bons cidadãos e bons cristãos”.

:: Assista a Santa Missa das 8h


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Beatriz Nery, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...