Neste sábado (09), o Santuário Nacional acolheu, na Santa Missa do meio-dia, no Altar Central, a Romaria da Pastoral da Criança, que celebra 40 anos de missão.
A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Londrina, no Paraná, e presidente do Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geremias Steinmetz. Leia MaisO que não falar sobre Deus para uma criança?Como ensinar a fé para as crianças?
Também concelebraram a Santa Missa os bispos Dom Tarcísio, de Duque de Caxias (RJ), Dom Fontinele, bispo de Humaitá (AM), Dom Antonio Braz, bispo de Jacarezinho (PR), Dom Carlos, bispo auxiliar de São Paulo e Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu (RJ), além dos demais sacerdotes presentes.
Esta celebração ocorreu em comemoração pelos 40 de trabalho e missão da Pastoral da Criança e contou com representantes do país inteiro.
Dom Geremias começou sua reflexão agradecendo a presença de todos e parabenizando o trabalho dos agentes pastorais, destacando a importância desse trabalho conjunto com o Evangelho.
“Estamos celebrando a Eucaristia. Nunca podemos pensar nas muitas obras que fazemos, muitos trabalhos que realizamos, muitas coisas boas que fazemos, sem antes olharmos com realismo para a Palavra de Deus”.
Em seguida, explicou que a Liturgia da Palavra desta Eucaristia chama a atenção sobre a correção fraterna e a oração em comunhão e na presença do Senhor, que são características de uma comunidade sinodal, que quer caminhar junto.
O arcebispo ainda falou sobre o perdão, o dever cristão e os problemas que a comunidade evitaria se todos trabalhassem em verdadeira comunhão:
“Muitas vezes o perdão é melhor para quem perdoa do que para quem é perdoado. Sabemos deste tão importante dom do perdão quando falamos do dom da vida. A premissa é exatamente a coragem do dever cristão de corrigir e a capacidade de receber com humildade a correção. Antes de acusar e denunciar, o cristão é chamado a conhecer quais os motivos para alguém se comportar de forma inadequada à fé da comunidade”.
Dom Geremias falou ainda que “a ação e a oração comum da comunidade são ratificadas junto de Deus no céu e a confiança desta ratificação encontra-se na promessa de Jesus, como ouvimos no Evangelho”:
“Tudo o que quiserem em comum o Pai atenderá, pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou aí nomeio deles”
“Vejam quanta força, quanta maravilha é possível fazer quando a gente é capaz de caminhar unidos buscando os mesmo objetivos, especialmente aqueles objetivos que fazem com que nós nos coloquemos a serviço da realização e do projeto do Reino de Deus”.
O arcebispo finalizou sua homilia falando da importância do trabalho da Pastoral Infantil, detalhando as atividades realizadas pelos agentes e pedindo pela continuidade desse trabalho incansável.
“Parabéns a todos vocês, todos os agentes da Pastoral da Criança no país. Vamos continuar essa história vitoriosa. Os pobres não acabaram as necessidades também não acabaram. Que também a nossa disposição e o nosso desejo de vivermos o Evangelho não acabe. Parabéns e Deus abençoe e conduza a todos”.
Em entrevista ao Portal A12, Dom Geremias Steinmetz contou sobre a alegria de celebrar este momento em que a história da Pastoral completa 40 anos.
“Para nós é uma alegria podermos celebrar isso, porque estamos celebrando um pouquinho da contribuição que a Arquidiocese de Londrina deu no trabalho de evangelização naqueles anos e vem dando também nos nossos tempos”.
Veja como foi a Santa Missa:
Em Aparecida, somos Peregrinos da Luz da Esperança!
A alegria verdadeira tomou conta de nossos corações ao acolher o Deus Menino na Casa da Mãe
Celebre a Esperança: Participe do Jubileu 2025 na Casa da Mãe Aparecida
A Igreja Católica celebra o Jubileu da Esperança em 2025, com eventos globais e missas especiais. Participe do Ano Santo em Aparecida!
Dom Orlando apresenta 6 lições para viver bem o Natal
Neste 4º Domingo do Avento, Dom Orlando apresentou aos fiéis presentes no Alar Central, algumas lições para viver o verdadeiro significado do Natal.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.