Nesta quinta-feira (21), a Igreja celebra a Memória da Apresentação de Nossa Senhora. No Altar Central do Santuário Nacional, a celebração das 9h, foi presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. Célio Lopes, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.
No início de sua reflexão, pe. Célio agradeceu a presença de todos os fiéis e lembrou que “é bom estarmos juntos, porque sabemos que Deus está no meio de nós. Você confirma várias vezes durante a Missa e também fora dela”.
Ele então refletiu: “Não o vemos, mas o sentimos, porque a Igreja é participação, é esperança, e deve expressar essa alegria”.
Dando continuidade à sua reflexão, ele falou sobre a profecia de Zacarias e como ela ainda pode ser atual.
“Você acompanhou no livro da profecia de Zacarias, por volta do ano 530 antes de Cristo, ele falando para o seu povo, para sua gente. Ele era um sacerdote, era também um diretor espiritual do povo de Israel, de toda aquela região. Nós acompanhamos: rejubila-te, alegre-se povo do Senhor, se encha de esperança. Parece até que está falando para hoje, 2024: participe, não assista, mas participe das coisas de Deus, da sua comunidade, da sua paróquia, da sua diocese. Procure se informar da vida da Igreja, o que o papa Francisco falou, como ele está animando, a Igreja no mundo, o povo do Senhor. Olha que mensagem linda”.
Na memória litúrgica de hoje, lembramos da apresentação de Nossa Senhora e de como Ela, em toda a sua vida, é exemplo para os cristãos.
“O Magnificat é uma aliança que não se rompe, Nossa Senhora tem história do povo antigo e ela tem a memória, o começo e o nascimento da Igreja para o povo novo, o Novo Testamento”.
É preciso ser Igreja assim como Maria, uma seguidora de Cristo, mulher de fé incontestável, exemplo de catequista e cristã.
“Na apresentação de Nossa Senhora nós também abraçamos o antigo, agradecendo os nossos ancestrais, escutamos a voz de Jesus: vamos, força, avante, pegue sua Cruz e siga, não reclame, olhe para frente, não fique olhando para trás, tenha coragem, porque estou te dando, então aceite. Veja o exemplo e cresça com os nossos antigos”.
Seguindo o exemplo de Maria, precisamos ser Igreja, ser participação, ser ativo em nossa fé. Acolher o irmão que precisa, viver o Evangelho e não somente ouvir.
“Estamos aqui como uma única Igreja, o povo de Deus, e a Igreja é a expressão do silêncio, da contemplação, e também a expressão da celebração do abraço”.
O Missionário Redentorista finalizou sua homilia deixando a reflexão para que todos possam continuar sendo história de salvação.
“A Bíblia nos envolve numa história de salvação, vamos continuar sendo história de salvação, não guarde rancor, raiva, ódio no seu coração, procure logo uma maneira de jogar isso fora e renovar, lavar a alma. Obrigado por você ser Igreja de verdade, continue assim, participe, reze, creia, Ele está no meio de nós”.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.