A Igreja Católica em todo o mundo começa o tempo de preparação para a Páscoa, onde relembramos Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, o período mais importante do calendário litúrgico, um tempo de conversão, oração e penitência para os cristãos.
O início da Quaresma nesta Quarta-feira de Cinzas (14) foi celebrado nas diversas missas na Capital Mariana da Fé. A Santa Missa das 9h foi realizada no Altar Central, animada pelo missionário redentorista Ir. João Batista de Viveiros e presidida por Dom Orlando Brandes.
Leia MaisPe. Diego Antônio te ajuda a refletir sobre a QuaresmaNa homilia, o Arcebispo de Aparecida ao refletir o Evangelho de São Mateus (Mt 6,1-6.16-18) ressaltou que não devemos demonstrar tristeza na Quaresma, mas sim ter uma experiência com Deus, a partir da Sua infinita misericórdia.
“Quaresma é isso, o abraço em nossa miséria! E vamos receber muitas vezes o abraço e o beijo do Pai! Temos o dom da excelência e da dignidade e, ao mesmo tempo, da ferida e da miséria. A Quaresma fortalece pelo sangue de Jesus a nossa consciência de que nossa fragilidade pode ser curada”.
A partir das palavras de Cristo, Dom Orlando também nos ensina que a Quaresma serve para aprender que precisamos fazer tudo para a Glória de Deus, sem precisar falar para os outros quais propósitos estamos fazendo no tempo quaresmal.
“É um grande perigo a nossa ostentação que tira o primeiro lugar de Deus e, por isso, queremos o primeiro lugar diante dos outros, quando fazemos caridade e rezamos para sermos vistos! Precisamos fortalecer nossa filiação divina, nosso amor fraternal em dar dignidade aos nossos irmãos, e o amor social, porque o jejum é não oprimir, e sim repartir o pão, acolher o peregrino e caminhar na justiça!”
Após a homilia, Dom Orlando abençoou as Cinzas, que foram distribuídas para os devotos da Mãe Aparecida presentes na celebração.
“Derramai a graça da vossa benção sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal do vosso Filho”, proclamou o Arcebispo.
1/6
Fraternidade e Amizade Social
E em paróquias e comunidades de todo o Brasil, este tempo favorável de nossa fé marca também o início da Campanha da Fraternidade 2024. O tema proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
“Somos irmãos, porque somos imagem e semelhança de Deus, somos irmãos pelo batismo, porque temos um Pai, temos um Salvador, porque onde há o erro, há uma dose de verdade! A Campanha faz diminuir nosso eu e projetar o outro! Isso é Quaresma!
Parabéns para quem elaborou o texto, que foi o Espírito Santo, pois Ele percebeu que para as realidades que vivemos, precisamos de um remédio, remédio que vence a polarização, que ajuda em nossa convivência, e a unidade é superior ao conflito!”, disse Dom Orlando Brandes durante a Santa Missa no Santuário.
Nesta quarta-feira (14) houve a abertura da Campanha na sede da CNBB em Brasília–DF. Além da celebração eucarística presidida pelo secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, no Auditório Dom Helder Câmara aconteceu também a cerimônia de lançamento da iniciativa.
Na cerimônia, foi apresentado um vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha deste ano.
“Um itinerário de conversão que une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno. Amor a Deus e amor ao próximo, especialmente ao mais fragilizado e necessitado de atenção. Este percurso é proposto a cada ano à Igreja no Brasil e a todas as pessoas de boa vontade desta querida nação”, falou o Santo Padre em sua tradicional carta ao povo brasileiro para a CF.
Em comunhão com a Encíclica Fratelli Tutti, e inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade busca neste ano, fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, também a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
“E mais uma vez a Campanha toca profundamente os nossos corações e haveremos de mostrar ao mundo que o amor de Deus vence todos os obstáculos! Cristo nos torna irmãos e irmãs uns dos outros, em Cristo somos uma Igreja viva! Em Cristo queremos vivenciar esse caminho como tempo de graça e de aperfeiçoamento e conversão.
Nossa campanha está em clima de Sínodo e da preparação ao Jubileu de 2025, um ambiente que nos ajuda a fortalecer o vínculo do compromisso para com o outro! Somos convidados a testemunhar a nossa passagem do pecado, do ódio e do desprezo para a vida em Cristo, como irmãos entre os irmãos”, disse Dom Ricardo.
Reveja a Missa de Cinzas no Santuário
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.