Missa

Santuário Nacional acolhe a 1ª Romaria Nacional dos Catequistas

Missa de abertura foi realizada nesta sexta-feira, no Altar Central

Escrito por Laís Silva

30 AGO 2024 - 19H19 (Atualizada em 30 AGO 2024 - 20H05)

Andreza Galvão / A12

Santuário Nacional acolhe a primeira edição da Romaria Nacional dos Catequistas, que teve início nesta sexta-feira (30), e conta com programação que se estende até domingo, 1º de setembro.

Cerca de 3.400 catequistas participam do encontro promovido pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e está sendo realizado no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida.

A programação da romaria iniciou nesta sexta-feira e a Santa Missa de abertura, foi realizada às 18h, no Altar Central.

A celebração que reuniu fiéis e catequistas foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Ao iniciar sua reflexão, o bispo saudou com felicidade os catequistas vindos de diversas partes do Brasil para se encontrar na Casa da Mãe, renovando seu compromisso com sua vocação.

Queridos catequistas, que alegria! Hoje, sem dúvidas, podemos rezar, cantar, orar, transbordar. A presença do Senhor está transbordando em nosso meio, em cada coração aqui, desde o momento que lá iniciamos neste dia, este grande momento de romaria, caminhada, corações abertos, dispostos a entender qual é a vontade de Deus na nossa vida. Catequistas generosos vindos de todos os cantos deste país, mas sedentos deste transbordamento de Deus no coração. Obrigado, catequistas”.

Dom Ricardo refletiu a leitura do dia e relacionou a missão de cada catequista chamado por Deus para ser “embaixador da Palavra, do anúncio do Reino”.

De fato nosso coração hoje transborda e Cristo nos envia para pregar essa boa nova, assim confirma São Paulo na leitura de hoje, Boa Nova da Salvação. E não é pelos nossos méritos, nem pelas nossas capacidades, não é pela nossa oratória, é porque simplesmente Ele nos ama e ama aquele que ele nos confiou ali para cuidarmos, educarmos, ensinarmos e transmitirmos essa Palavra”.

Assim como em toda escolha renunciamos algo, em toda vocação há sacrifícios, e é preciso que todos tenhamos consciência e fé de que somos capazes de carregar nossa cruz.

“Como o próprio São Paulo nos diz, esse amor infinito, esse transbordamento exige um sacrifício, exige a cruz, exige a coragem de enfrentarmos o que Ele enfrentou. Tenhamos na nossa contemplação catequista a força própria que vem da Cruz, a Cruz de Jesus, seu amor total. Ele é minha luz e meu Senhor que vai dar a força necessária para participar da cruz que Ele também confiou na minha vida. Catequista, você está disposto de carregar essa cruz?”.

O bispo ainda reforçou o amor de Deus por cada um de seus filhos e destacou que Deus nos conhece verdadeiramente, e confia em nós.

“Cristo que você ama e que também escolheu a você, Ele sabe, Ele conhece o seu sacrifício, as suas dores, a sua história, a sua família, as dificuldades que você tem para perseverar como catequista, mas Ele te plasmou e vai dar a garantia que você precisa para perseverar. Ele também vai ajudar você a carregar essa cruz”.

Ele lembrou que mesmo quando estamos tristes, frágeis e fracos, nós continuamos a capazes diante do Senhor, e neste momento “nosso anúncio se torna maior, porque não anunciamos a nós mesmo, anunciamos o nosso maior tesouro: Jesus Cristo”.

Assim como Deus confia em cada um de nós, nós também precisamos confiar fielmente Nele, pois Ele nos chama, Ele cuida de nós, e é nossa missão estarmos prontos para ouvir o seu chamado.

“Quando este Jesus passar, estejamos prontos, atentos, vigilantes, de coração aberto, dispostos a dizer sim, um sim verdadeiro, total e integral, com tudo o que somos e temos, que o resto Ele fará”.

E reforçou ao finalizar sua homilia, que é preciso perseverar:

Perseveremos no anúncio da Palavra, onde todos se calam e se omitem, para que tenhamos coragem de carregar a cruz, onde todos buscam o hedonismo e o prazer para si próprios. Que sejamos capazes de reconhecer que em Cristo, Nele está toda nossa esperança e que um dia Ele abra a porta e nos chame: vem, meu catequista, vem porque atraístes e trouxestes tantos a mim, vem agora, eu te recebo para a felicidade eterna, amém”.

A celebração ainda contou com a participação de Dom Leomar Antônio Brustolin, que rezou a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

Andreza Galvão / A12
Andreza Galvão / A12


Ao fim da celebração, Dom Ricardo Hoepers agradeceu em nome do Dom Jaime Spengler, Dom João Justino e Dom Paulo Jackson, a participação de tantos catequistas nesta primeira edição da romaria.

“Nosso profundo agradecimento por essa romaria, que seja a primeira de muitas e que sejamos peregrinos da esperança participando em comunhão, em missão e enchendo os corações de Cristo, nosso Senhor. Viva os catequistas!”.

Veja a galeria de fotos:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...