Missa

Santuário Nacional acolhe a 53ª Romaria das Ligas Católicas Jesus, Maria e José

Movimento católico celebra 122 anos de existência no Brasil

Escrito por Laís Silva

24 AGO 2024 - 13H15 (Atualizada em 24 AGO 2024 - 13H37)

Andreza Galvão / A12

Neste sábado (24), o Santuário Nacional acolheu a 53ª Romaria das Ligas Católicas Jesus, Maria e José, o movimento existe há 122 anos no Brasil e 180 anos no mundo. O encontro reuniu fiéis leigos de diversos estados do país que participam do movimento católico.

A celebração aconteceu no Altar Central, na Santa Missa do meio-dia e foi presidida pelo Missionário Redentorista, Pe. Américo de Oliveira, vigário provincial da Província Redentorista Nossa Senhora Aparecida e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Ao iniciar sua reflexão, pe. Américo lembrou os fiéis do Evangelho de hoje e da pergunta que Pedro fez a Jesus, e que devemos fazer a nós mesmos.

A quem iremos, Senhor? Foi a pergunta que São Pedro fez a Jesus, respondendo a outra pergunta de Jesus. Também nós podemos perguntar: a quem iremos, Senhor? E para isso, aqui estamos na Casa de Nossa Senhora, com a certeza de que, estando na companhia de Nossa Senhora, nos encontramos com Jesus, que é o nosso salvador”. Leia MaisA Mãe Aparecida te aguarda no Santuário Nacional neste fim de semana!

Ele lembrou ainda que Maria é nosso exemplo de missionária e discípula de Jesus, e por isso Ela sempre nos mostra o caminho a seguir.

Não se pode contemplar Maria sem ser atraído por Jesus, e não se pode contemplar Jesus sem sentir a doce presença materna de Nossa Senhora, por tanto ela sempre nos leva a Jesus, é a perfeita discípula, missionária de Jesus Cristo e formadora de novos missionários”.

O missionário redentorista destacou que agosto é o mês vocacional, um mês no qual rezamos por todas as vocações, e que é preciso ouvir o chamado de Deus.

Todos nós somos vocacionados de Jesus, porque Deus chama a todos e porque nos ama, tem uma missão para cada um de nós, conta conosco na realização do seu projeto de amor. Quando falamos de vocação, nós falamos de escuta, respostas, escolhas, opções, de seguimento e a Palavra de Deus que ouvimos fala exatamente desta realidade”.

Andreza Galvão / A12
Andreza Galvão / A12


Na primeira leitura, recordamos a passagem de quando o povo de Deus chegou à terra prometida e Josué mostrou a todos que Deus sempre foi fiel ao povo, mas o povo nem sempre foi fiel a Deus e questiona a todos se eles querem ser fiéis a Deus ou aos falsos deuses. Em seguida, afirmou que sua família seguiria o Senhor.

“Como estamos seguindo Jesus Cristo? Com fidelidade? Com verdade? Com coerência?”

Na segunda leitura, São Paulo nos mostra que a nossa opção por Jesus traz influência na vida familiar, matrimonial, pois a família é o espaço onde os valores de Deus são aprendidos.

A família é onde vivemos a fraternidade, o respeito, o perdão. Não existe na família espaço para violência, não existe na família o espaço para autoritarismo, machismo, mas sim viver o amor de Deus, assim como Deus nos ama, o casal, a família, são convidados a viver esse amor”.

Pe. Américo reforçou ainda a missão que um verdadeiro cristão tem com Deus, que não se pode achar que o espaço confortável é o suficiente.

“Quantas vezes, meus irmãos, muitos pensam que seguir Jesus, ser cristão é viver uma vida cômoda, é fazer algumas orações, cumprir preceitos, participar da igreja. Sim, isso é muito importante, mas não basta, é preciso aprender com Jesus a sacrificar, a doar a nossa vida pelos nossos irmãos e, de modo especial, aqueles que mais precisam de nós”.

Para finalizar sua reflexão, o missionário redentorista destacou o trabalho e a missão das Ligas Católicas, Jesus, Maria e José; pediu orações para que a missão continue sendo realizada e dando bons frutos.

“A Liga Católica tem essa missão tão linda de evangelizar as famílias, de santificar as famílias, é lindo o trabalho de um linguista. Quantas vezes naquelas comunidades, nas casas mais distantes, lá estão os liguistas, rezando e convidando para a comunidade, celebrando a vida e a fé. Então, nesse mês de agosto, nessa semana que vamos rezar pelos leigos e leigas, de modo muito especial, pedimos pela Liga Católica Jesus, Maria e José, para que a Sagrada Família seja referência para todas as nossas famílias”.

Confira algumas fotos da celebração:


História

As Ligas Católicas foram fundadas na Bélgica em 1844, e neste ano completam 180 anos. O movimento foi trazido para o Brasil pelos Missionários Redentoristas holandeses, que fundaram a primeira Liga brasileira há 122 anos, em Juiz de Fora–MG.

O propósito do grupo é ajudar as pessoas a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo por meio da evangelização das famílias. O nome faz referência à Sagrada Família como modelo para os fiéis liguistas, como são chamados.

Programação da Romaria

Além da celebração de abertura, os liguistas participam de outras atividades da programação durante o fim de semana.

Domingo, 25/08

6h – Reunião das federações e grupos regionais.

9h – Procissão com Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida.

10h- Missa de encerramento no Altar Central.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...