Missa

Santuário Nacional acolhe Romaria da Diocese de Santo Amaro

Bispo Dom José Negri reflete sobre a missão da Igreja nas periferias

Escrito por Rhanna Felicio

28 SET 2024 - 11H17 (Atualizada em 28 SET 2024 - 17H46)

Neste sábado (28), o Santuário Nacional acolheu a romaria da Diocese de Santo Amaro em um momento especial durante a Missa das 9h, no Altar Central. A celebração foi presidida por Dom José Negri, que é Bispo da Diocese de Santo Amaro, concelebrada por diversos sacerdotes contando também com a participação de vários religiosos, religiosas e leigos da Diocese.

No início de sua homilia, Dom José Negri expressou sua gratidão a Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, por acolher os bispos que visitam a Casa da Mãe e os permitir celebrar as missas, ressaltando a hospitalidade que faz com que todos se sintam em casa.

Ele também agradeceu a presença dos fiéis da Diocese de Santo Amaro e dos padres que compõem o clero, destacando a importância desse momento de fé e devoção no Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

Em sua reflexão, o Bispo abordou o Evangelho de Lucas 9,43b-45, onde Jesus alerta seus discípulos sobre sua entrega nas mãos daqueles que o farão sofrer. Contudo, os discípulos não compreendem plenamente o que Jesus está dizendo, pois esse significado ainda estava oculto para eles. Jesus, nesse momento, busca prepará-los para o que está por vir, mas eles ainda não conseguem entender completamente a mensagem.

“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Lucas 9,43b-45

Em entrevista ao Portal A12, Dom José Negri expressou a alergia de estar onde a Mãe está.

“Para mim, como bispo da Diocese de Santo Amaro, é uma grande alegria poder conduzir esta Romaria à Casa da Mãe Aparecida, que é composta por milhares e milhares de pessoas que vêm da nossa Diocese e sobretudo para os Padres que estiveram reunidos em retiro e que hoje estão chegando aqui em Aparecida para essa linda celebração.” Dom José Negri.

O Bispo ainda falou da responsabilidade de estar à frente da Diocese de Santo Amaro.

“Aguardo com ansiedade este encontro com a Mãe do Céu, pois é uma responsabilidade está a frente da Diocese de Santo Amaro, e quero poder expressar a Ela todos os nossos anseios, todas as nossas dificuldades, colocar a Mãe Aparecida ao par de tudo o que nós passamos na grande periferia de São Paulo. Com todas as suas injustiças sociais, as suas carências, nós precisamos realmente de saber que Maria, nossa Mãe, nos acompanha, sobretudo na nossa pobreza e na nossa fraqueza. Será uma grande alegria poder encontrar ela.” Dom José Negri.

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

Padre Marcelo Rossique também pertence ao clero da Diocese de Santo Amaro, em entrevista ao A12, comentou a alegria de estar na Casa da Mãe.

Como é bom estar aqui no Santuário Nacional junto a Nossa Senhora, toda vez que eu visito aqui, eu me consagro. Estou a completar 30 anos de sacerdócio, que é o jubileu de pérola. E é uma alegria.Padre Marcelo Rossi.

A devota da Mãe Aparecida, dona Vanercy Nunes e que é integrante da Diocese de Santo Amaro expressou a emoção de vir à Casa de Nossa Senhora.

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

“O Santuário da Mãe de Deus é algo fantástico, que todo mundo tem que conhecer, todo mundo tem que vir aqui, não é como estar na nossa igreja, sabe? É algo muito maior. E, estando todos os nossos padres da nossa Diocese de Santo Amaro, o Bispo Dom José Negri é muito especial. A gente vem todo ano, mas toda vez é diferente, o nosso coração se enche de graça, pois estar com a Mãe é diferente. Mãe é mãe, né? E estarmos com a Mãe de Deus, então… Não tem palavras para dizer o quanto que é bom. E eu gostaria que todos os que nunca vieram, que façam um esforço, venham, que vocês verão que valerá a pena”. Vanercy Nunes, Diocese de Santo Amaro.

Dom José Negri finaliza enfatizando a importância de levar o exemplo de Maria para dentro de nossas casas e famílias. Ele faz uma analogia ao Evangelho de João, onde Jesus entrega sua mãe, Maria, ao apóstolo João, pedindo que ele a cuide como parte de sua família.

Da mesma forma, o bispo convida os fiéis a “levar Maria” para suas vidas familiares, ou seja, adotar suas virtudes — como o amor, o diálogo e o respeitoe vivê-las no ambiente familiar, promovendo harmonia e integração entre os membros da família, inspirados no exemplo de Maria.

Rhanna Felicio / A12
Rhanna Felicio / A12

A presença de Nossa Senhora, tão viva na celebração, será levada para os lares de cada um, como lembrou Dom José Negri. Este momento especial no Santuário Nacional reforça a devoção e o compromisso de todos em seguir o exemplo de Nossa Senhora, fortalecendo suas famílias no amor, na união e no respeito mútuo.

A romaria da Diocese de Santo Amaro foi um verdadeiro testemunho de fé e confiança na intercessão da Mãe Aparecida, que continua a guiar e proteger seus filhos.

Confira a galeria de fotos da celebração:

..:Acompanhe novamente a Santa Missa das 9h no Altar Central!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rhanna Felicio, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...