Missa

Santuário Nacional celebra a cerimônia de investidura de novos acólitos e coroinhas

Coroinhas e acólitos são enviados para a missão de servir o Altar de Cristo

Escrito por Laís Silva

22 SET 2024 - 19H09 (Atualizada em 22 SET 2024 - 19H38)

Andreza Galvão / A12

Neste domingo (22), o Santuário Nacional recebeu coroinhas e acólitos para um momento especial no Altar Central, na Missa das 18h, onde foi celebrada a cerimônia de investidura e renovação de novos acólitos e coroinhas, que servirão na Casa da Mãe.

A celebração foi presidida pelo Missionário Redentorista e reitor do Santuário Nacional, pe. Eduardo Catalfo, e concelebrada pelos demais sacerdotes presentes.

Andreza Galvão / A12
Andreza Galvão / A12


Antes da reflexão do Evangelho do dia, acólitos e coroinhas foram acolhidos por seus familiares e padrinhos no Altar Central para celebrarem esse momento especial. 

Padre Catalfo abençoou as vestes litúrgicas que serão usadas no serviço e missão no Santuário Nacional. Familiares e padrinhos ajudaram os coroinhas e acólitos a colocarem suas vestes para então iniciar a missão de servir a Deus.

“Estimadas crianças, adolescentes e jovens, somos agradecidos pela generosidade, serviço e ministério, vós os escolhestes livremente e com exemplar generosidade servir à igreja em todos os momentos de culto e de oração a Deus. Vós fostes preparados para este serviço, por tanto, sejais fiéis e perseverantes no compromisso assumido”.

Em seguida, agradeceu:

“Em nome do Santuário Nacional e em nome dos Missionários Redentoristas, vos acolho oficialmente como coroinhas e cerimoniários. Deus, que nos inspirou este bom propósito, vos conceda a graça da alegria e da perseverança e vos una mais perfeitamente a Cristo através deste serviço. Parabéns, nossa gratidão e carinho a todos vocês e seus familiares”.

Andreza Galvão / A12
Andreza Galvão / A12


O Missionário Redentorista, em seguida, deu início à sua reflexão:

“Numa feliz coincidência, o evangelho de hoje nos lembra das palavras bonitas de Jesus, palavras que se referem às crianças, mas que se referem também aos adultos. Diz Jesus: quem acolhe o menor e ao bem conduz, me acolhe”.

A Palavra de Deus nos mostra que a generosidade e a pureza do coração de uma criança vão ser sempre sinal do Reino de Deus.

“Todos nós que acompanhamos o Evangelho lembramos que em diversas ocasiões Jesus faz prenúncios, antecipações de sua morte. É o que diz o evangelho de hoje. Enquanto os discípulos ficam ali disputando para saber quem é o mais importante, quem é o primeiro, quem merece mais aplauso, Jesus nos ensina que a simplicidade, a doçura e a generosidade das crianças, só isso é o que precisamos para viver a alegria do reino. E a lógica do reino de Deus não é a lógica da rivalidade, não é a lógica dos injustos, é a lógica das crianças, é a lógica daqueles que, pela graça de Deus, vão crescendo, progredindo na lei do Senhor”.

O padre destacou que a primeira leitura nos lembra que, durante a vida e missão do cristão, nós vamos encontrar desafios, julgamentos, mas que é preciso encontrar forças e nos inspirar em Deus para continuar a fazer o bem. Leia MaisCoroinhas e acólitos: a Igreja precisa de vocês!

“A primeira leitura mostra que basta o testemunho do justo, daquele que vive a retidão da verdade e da justiça, basta esse testemunho para provocar, constranger e incomodar os ímpios que não se cansam de tramar, planejar e organizar perseguições, torturas, maldade contra os justos, contra aqueles que vivem segundo a lei de Deus, mas nem por isso nós vamos deixar de fazer o bem”.

Ao final de sua reflexão, o Missionário Redentorista inspirou e incentivou a todos os fiéis presentes na Casa da Mãe a seguir a missão que somos convidados a seguir, que é servir à Igreja, o irmão e a Deus.

Quem quiser ser o maior tem que ser o servidor de todos, nós devemos viver para servir, servir o irmão, servir a Igreja, servir o próximo e é assim que nós com simplicidade através de gestos grandes ou pequenos, não importa, mas é assim que nós transformamos esse mundo num lugar melhor e mais feliz para todos.

    Esse é o convite para todos nós cristão, é esse o convite muito especial para os acólitos, coroinhas e cerimoniários que assumem o novo ministério da Igreja, nesta noite o desejo de servir a Deus com todo nosso coração, com toda nossa alma, com toda a nossa força, para construirmos com a alegria e com a força do ressuscitado, o reino da justiça e da misericórdia, amém”.

    Confira a galeria de fotos da celebração:


    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

    0

    Boleto

    Carregando ...

    Reportar erro!

    Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

    Por Laís Silva, em Missa

    Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

    Carregando ...