Missa

Santuário Nacional celebra festa de São Pedro e São Paulo com missa solene

Arcebispo de Aparecida conduz celebração dos apóstolos Pedro e Paulo, reforçando a importância da fé e da unidade na Igreja

Escrito por Luciana Gianesini

30 JUN 2024 - 09H47 (Atualizada em 30 JUN 2024 - 10H51)

Na manhã deste domingo (30), o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida acolheu, ao redor do Altar Central, centenas de fiéis para a Celebração Solene de São Pedro e São Paulo, apóstolos e colunas da Igreja.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

A missa, que contou com a participação do Coro Arquidiocesano de Aparecida, foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Orlando Brandes, e transmitida pela TV Aparecida, Rádio Aparecida e Portal A12.

O animador da celebração foi o missionário redentorista Pe. Helder José da Silva, C.Ss.R. Esteve presente também o padre Jadir Teixeira da Silva, C.Ss.R. e demais sacerdotes concelebrantes.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional

A celebração também foi um momento de oração pelo Papa Francisco, lembrado pelo arcebispo como o sucessor de Pedro. “Rezemos hoje pelo nosso querido Papa Francisco, rezemos nas suas intenções, disse Dom Orlando. Neste mês de junho, a intenção de oração do Papa é pelos imigrantes e refugiados. Ele também destacou a herança da fé deixada pelos apóstolos e a responsabilidade dos fiéis em continuar essa missão: “Somos hoje os continuadores desta mesma fé em Cristo.”

Em sua homilia, Dom Orlando Brandes destacou a importância dos apóstolos Pedro e Paulo para a Igreja: 

Pedro nos lembra a Igreja organizada em sua instituição, e Paulo a dimensão missionária. Eles foram unidos no martírio pela mesma fé e testemunho de Cristo”, afirmou.

Dom Orlando ressaltou a coragem de Pedro e Paulo diante das adversidades e perseguições. Ele lembrou que Pedro foi preso por Herodes, mas foi liberto por um anjo do Senhor. “Deus vai libertá-lo, toca até no ombro de Pedro, é o carinho de Deus por Pedro. E a Igreja rezava por Pedro e ele foi liberto das cadeias”, contou.

O arcebispo também fez referência à segunda carta de São Paulo a Timóteo, onde Paulo fala sobre sua iminente morte com fé e esperança (cf. 2Tm 4,7-8). “Eu combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. Agora está reservada para mim a coroa da justiça que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia”, citou Dom Orlando.

Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
Reprodução/ YouTube Santuário Nacional
"Pedro nos lembra a igreja organizada em sua instituição, e Paulo a dimensão missionária. Eles foram unidos no martírio pela mesma fé e testemunho de Cristo” (Dom Orlando Brandes)


Ao final da homilia, Dom Orlando Brandes convidou os fiéis a refletirem sobre a importância da unidade e da fé na Igreja. “Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar”, concluiu, convidando a assembleia a cantar.

A liturgia da Santa Missa em celebração a São Pedro e São Paulo reforçou a importância da fé, da unidade e da missão da Igreja Católica, convidando os fiéis a seguirem o exemplo dos apóstolos e a orarem pelo Papa Francisco.

A celebração eucarística terminou com o Coro Arquidiocesano entoando o Hino Pontifício, também conhecido como Marcha Pontifícia, que é o hino oficial do Vaticano.

Composto por Charles Gounod em 1869, para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal do Papa Pio IX, o hino é uma peça musical que expressa a honra e a devoção ao Papa e à Santa Sé.

Reveja a celebração na íntegra:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Luciana Gianesini, em Missa

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...