“Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: 'Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'” (Jo 13, 30-33)
Para os católicos, a Terça-feira Santa mergulha nosso coração em um dos episódios mais dolorosos da Paixão: a traição e a negação. Um dia marcado por tensões profundas e silenciosas — a dor que não se vê por fora, mas fere até o mais íntimo da alma. Cristo, que amou até o fim, contempla o coração dos Seus amigos e se depara com o que está prestes a acontecer: Judas o entregará. Pedro o negará. E mesmo assim, Ele continua amando.
.:: Aqui no A12 você confere a meditação deste dia da Semana Maior.
Na Casa da Mãe Aparecida, a Santa Missa das 9h foi celebrada pelo Padre Alberto Pasquoto, C.Ss.R., que na homilia ressaltou que a Igreja, como Mãe, nos insere neste tempo especial para nos atualizar da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.
“É uma atualização da graça que Jesus trouxe para nós! A salvação é atualizada para cada um de nós! O que aconteceu no passado, Jesus traz no presente para nós! Ele morrendo e ressuscitando nos perdoa, nos traz vida, nos traz alegria, esperança, certeza do Amor Dele para conosco. Isso é atualizar a salvação, precisamos com nossa fé declarar que Jesus está me amando e me salvando agora!”.
O missionário redentorista citou os dois exemplos no Evangelho de São João (Jo 13,21-33.36-38) a respeito do compromisso e da verdade que precisamos no seguimento e fidelidade a Jesus.
“Judas não se comprometeu com Jesus, não deixou Jesus amar! Aquele gesto que Cristo fez, molhando o Pão e colocando no prato de Judas, tem um significado para o judeu, uma intimidade, uma amizade. Jesus fala para Judas: 'Eu amo você, eu quero o seu bem'. Judas não deixou que Jesus o amasse, saiu no escuro e foi trair o Senhor por 30 moedas de prata. Judas não escolheu Jesus, que respeitou a liberdade do discípulo, e ainda mais, Cristo mostrou que Judas poderia voltar atrás, mas não quis, mostrando o mau uso da liberdade. E Pedro se mostrou valente, ao querer seguir Jesus onde Ele fosse!
Mas Jesus já sabia que Pedro o negaria três vezes. Quando Jesus ressuscitou, Pedro falou três vezes que amava o Senhor, e Jesus falou 'Pedro, cuide bem da Igreja'. Pedro é um exemplo para nós, que queremos seguir Jesus, mesmo em meio às nossas fraquezas! Sou fraco, sou pecador, mas quero me levantar! Pedro escolheu o Senhor e deu a vida por Jesus, e foi crucificado de cabeça para baixo, pois não era digno de ser crucificado da mesma maneira que Jesus”.
Padre Pasquoto finalizou nos ensinando que devemos deixar Jesus entrar em nossa vida e esta Semana Santa é o momento crucial para nossa conversão.
“Deixemos que Jesus nos ame, e que Ele lave o nosso coração com Seu Sangue precioso e O respondamos com amor. Recordar o fato, atualizar a salvação de Jesus para nós hoje e nos comprometer com essa salvação, com esse amor de Jesus, quero perdoar como Jesus perdoou! E toda a celebração dos sacramentos tem uma dimensão de eternidade, estamos ensaiando aqui o que vamos viver no Céu. A nossa vida de união, de amor, de fraternidade, de caridade e de amor ao próximo é a certeza de estar com Deus na eternidade. Celebrar a Semana Santa é um compromisso de vida e de gratidão! Melhor conselho de uma mãe está no Evangelho: “Façam o que Ele diz” e coloquem Deus em primeiro lugar sempre!”.
Acompanhe novamente a celebração
.:: Confira a programação e celebre a Semana Santa na Casa da Mãe Aparecida
"O Papa amou até o fim!", diz Dom Orlando Brandes
Arcebispo de Aparecida e missionários redentoristas enviam mensagem de fé e esperança pela perda do Santo Padre
Cristo ressuscitou! Santuário Nacional celebra a Páscoa do Senhor
Celebração da Páscoa no Santuário Nacional recorda a vitória de Cristo sobre a morte e renova a esperança dos fiéis.
Ele vive! Devotos celebram a alegria da Ressurreição na Casa da Mãe
Fieis celebram a Ressurreição de Cristo em procissão no Santuário Nacional, proclamando a esperança e a vitória da vida.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.