1 – Painéis artísticos
Percorrendo a Basílica da Mãe Aparecida, o devoto é catequizado pelos painéis que relatam importantes momentos para a fé católica, traduzidos pelos traços do artista sacro Cláudio Pastro. Os painéis podem ser apreciados nas quatro naves da Basílica:
Nave Sul: onde está o trono de Nossa Senhora Aparecida, há 10 painéis de azulejos em tons de azul real, com a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria e a visita de Maria à sua prima Isabel;
Nave Norte: oito painéis em azul cobalto, sobre a vida pública de Jesus;
Nave Leste: oito painéis em tons turquesa e verde, sobre a ressurreição de Jesus;
Nave Oeste: oito painéis em tom lilás, com o novo mandamento, a Eucaristia, e a paixão e morte de Jesus.
::Evangelização no Brasil representada na arte sacra do Santuário
2 - Nicho de Nossa Senhora Aparecida
Um dos primeiros lugares a serem visitados no Santuário e que recebe durante todo o ano um grande número de romeiros é o nicho que guarda a Imagem original de Nossa Senhora Aparecida. O espaço foi pensado artisticamente para envolver o devoto na história do encontro da Imagem e contribuir para o momento de contemplação e oração à Virgem de Aparecida.
::A presença da mulher nas obras de arte do Santuário de Aparecida
3 - Campanário
O Campanário do Santuário de Aparecida é uma das obras realizadas em comemoração ao Jubileu dos 300 anos, celebrado em 2017. O atrativo da Casa da Mãe foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 2015.
:: Contemple os sons do Campanário
13 sinos compõem o Campanário. As artes também são do artista Cláudio Pastro e trazem, em cada peça, um significado. 12 sinos representam cada um dos apóstolos e o 13º, maior que os demais, é dedicado à Virgem de Aparecida e a São José, e homenageia a Família Campanha dos Devotos.
4 – Baldaquino
As quatro colunas que sustentam a Cúpula estão no entorno do Altar Central. A obra apresenta a rica biodiversidade brasileira, enfatizando as diversas espécies de plantas e animais característicos dos biomas brasileiros. O Baldaquino foi inaugurado em março de 2017, durante a abertura da Campanha da Fraternidade, que abordou o tema ‘Biomas Brasileiros e defesa da vida’ e lema ‘Cultivar e guardar a criação’.
5 – Cúpula
A Árvore da Vida, situada na Cúpula sobre o Altar Central, traz em sua arte a representação do centro da fé dos cristãos, que é Jesus. Por isso, tem como extensão a cruz vazada, com 8 metros de altura, simbolizando o caule ou grande tronco dessa árvore.
A Cúpula foi inaugurada no dia 11 de outubro de 2017, dia da coroação de Nossa Senhora Aparecida, nas comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem.
6 – Monumento dos 300 anos
Visitando os jardins do Santuário, os devotos irão se deparar com um monumento em bronze, recordando o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. A obra foi inaugurada em outubro de 2016, para celebrar o tricentenário. Uma peça igual a essa foi inaugurada nos jardins do Vaticano, em agosto de 2016.
7- Vitrais
As artes de Claudio Pastro também podem ser conferidas nos vitrais da Basílica, feitos para valorizar o ambiente com seu efeito decorativo, artístico e espiritual. Os vitrais têm a função de filtrar a luz, refletindo tons variados no espaço e nos peregrinos. A luz é a imagem do Ressuscitado, dando a conotação da Transfiguração.
8 – O Cruzeiro
A cruz do Morro do Cruzeiro pode ser avistada do Santuário de Aparecida e, para chegar nesse espaço, os devotos pode ir a pé ou aproveitar a comodidade dos bondinhos aéreos, que partem do estacionamento do Santuário. Essa grande cruz chama a atenção, pois está localizada em cima do mirante, em uma torre com 30m de altura. A obra é moldada em aço, pesa 25 toneladas e possui 23m de altura.
9 – Pisos do Santuário
Outro importante destaque na Basílica da Mãe Aparecida é o piso interno e externo do Santuário. Os devotos podem se atentar para os detalhes que representam o movimento das águas, que rementem ao batismo e também ao encontro da Imagem, os peixes e outros detalhes que complementam a catequese de toda a arte sacra do Santuário, que apresentam o mistério de Cristo. A partir do Altar Central, linhas em zigue-zague representam o movimento das águas: o símbolo remete ao profeta Ezequiel, que falava da água que corre do altar para fecundar toda a terra (Ez 47, 1-12).
10 – Porta Santa
Outro espaço que atrai muitos devotos no Santuário é a Porta Santa, localizada na Nave Norte, acesso externo pelo monumento de Nossa Senhora da Assunção. A abertura solene aconteceu no dia 13 de dezembro de 2015, marcando o início do Ano Santo Extraordinário do Jubileu da Misericórdia. A obra também é do artista Cláudio Pastro e traz as representações da anunciação do anjo Gabriel à Virgem Maria, a figura do Bom Pastor com as ovelhas e a figura do Pai Misericordioso, remetendo à parábola do Filho Pródigo.
Procure pelo Centro de Informações Turísticas do Santuário, localizado na Marquise do Centro de Apoio ao Romeiro ou clique aqui e entre em contato para organizar a sua vinda ao maior santuário mariano do mundo.
Fonte: Livro Santuário de Aparecida
Romeiros de Caeté (MG) expressam alegria em estar no Santuário
Mais um grande testemunho de fé de devotos da Mãe Aparecida
Dia Oracional prepara nosso coração para celebrar a Mãe Aparecida
Iniciamos os nove meses de oração para que nosso coração esteja alinhado a vontade de Igreja em sermos peregrinos de esperança
A história da Torre Brasília em números
Confira detalhes do tradicional ponto de peregrinação do Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.