Neste fim de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu os participantes da 12ª edição do retiro espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que reuniu empresários de diversas regiões do Brasil para um momento de reflexão e espiritualidade.Leia Mais1º Retiro para empresários da ADCE acontece em AparecidaCNBB e ADCE lançam projeto 'Empresa com valores'
O evento, realizado entre os dias 28 e 30 de março no Hotel Rainha do Brasil, foi conduzido por Dom Gregório Paixão, Arcebispo de Fortaleza e presidente da Comissão Episcopal para a Cultura e Educação da CNBB.
A ADCE, uma sociedade sem fins lucrativos e de caráter cultural e educativo, tem como missão unir e orientar dirigentes empresariais para que suas ações no cotidiano sejam pautadas pelos ensinamentos sociais cristãos.
Em entrevista ao Portal A12, Dom Gregório Paixão ressaltou a importância do retiro como um espaço de oração e reflexão, convidando os participantes a intercederem pelos empresários e empreendedores que contribuem para o avanço da ciência e da sociedade, sempre com base nos valores cristãos.
“A ADCE visa orientar homens que comandando grande número de pessoas no Brasil, desejam não apenas ter valores para suas empresas, mas possuir empresas de valores, ou seja, empresas que façam com que a verdade cristã e o coração de nosso Senhor Jesus Cristo chegue às suas famílias, àqueles que são seus colaboradores e naturalmente, à todas as pessoas da sociedade”, explicou o bispo.
A primeira edição do retiro da ADCE foi realizada em 2014. Em entrevista ao A12, Gigi Cavalieri, presidente da ADCE São Paulo, ressaltou que, até o momento, todos os encontros da Associação ocorreram em Aparecida, exceto uma edição que foi realizada de forma on-line devido à pandemia de Covid-19.
O evento contou com a participação de 85 empresários de oito estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Minas Gerais, Sergipe, Ceará e Rio Grande do Norte.
O tema do retiro foi “O Livro de Jonas: mergulho no oceano de si mesmo” e Dom Gregório afirmou que a intenção foi de refletir sobre a realidade do medo, destacando que Jonas, ao ser convocado, era um homem repleto de medo, o que o levou a fugir da missão, temeroso de empreender e de ir até Nínive.
“Quando somos chamados à missão, o medo não pode nos dominar”, afirmou o arcebispo.
As atividades começaram na sexta-feira (28) com acolhida, pregação e uma visita guiada à Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O encerramento ocorreu no domingo (30), com a celebração da Santa Missa que marcou também o 4º domingo da Quaresma.
A celebração foi presidida por Dom Gregório, que, ao meditar sobre o Evangelho que narra a parábola do Filho Pródigo, enfatizou em sua homilia a importância de fazermos boas escolhas, pois somos responsáveis por elas.
O bispo ressaltou que, embora o filho da parábola vivesse com amor e conforto ao lado do pai, ele optou por seguir o caminho dos excessos, guiado pelos impulsos de seus sentidos.
“Quando nós escolhemos viver pelos nossos sentidos, nós perdemos o sentido da nossa vida. Qual o resultado? A sua escolha foi dizer: 'meu pai, me dê a minha herança'”, disse Dom Gregório.
Segundo o arcebispo, os empresários participaram do retiro como uma peregrinação à Casa da Mãe, em uma espécie de “Jubileu dos Empresários”. Ele expressou alegria por saber que o Santuário Nacional acolheu todos, em mais um ano, para um momento de aprofundamento na fé e na missão da ADCE.
Częstochowa: peregrinação da Virgem Negra une nações pela Esperança
Ícone de Nossa Senhora de Częstochowa visitou o Santuário Nacional de Aparecida durante a peregrinação pró-vida pelo Brasil.
A experiência espiritual de uma romaria na Casa da Mãe
Além de toda a preparação para vir com sua Romaria ao Santuário Nacional, o devoto se prepara para uma vivência de espiritualidade na Casa da Mãe. Locais marcantes fortalecem a prática da fé.
Como foi o mês de março no Santuário Nacional?
Quaresma, Terço das Mulheres e Campanha da Fraternidade estão entre os destaques deste mês no Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.