Dois santuários se unem a partir de 2014 para celebrar a fé e a devoção à Virgem Maria em seus países. Duas celebrações centenárias que se justificam pela grandiosidade e pelo imenso amor de seus devotos à Mãe de Jesus.
Centenários de Bênçãos!
Assim chamou o Santuário Nacional de Aparecida e o Santuário de Fátima em Portugal, a celebração da fé que os une. No Brasil, a Casa da Mãe Aparecida padroeira do povo brasileiro, irá celebrar o tricentenário do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul em outubro de 1717. Do outro lado do oceano Atlântico, o Santuário de Fátima, continua a sua caminhada de sete anos rumo ao primeiro centenário das aparições de Maria aos três pastorzinhos em 1917.
Até 2017, uma série de atividades serão desenvolvidas com o objetivo de propagar a devoção a Virgem Maria e propiciar o intercâmbio de romeiros e peregrinos entre os países.
A Celebração
A partir de uma programação festiva, o Santuário Nacional de Aparecida receberá do santuário português uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima que será entronizada em um monumento a ela dedicado no Santuário Nacional.
A programação começa no dia 17 de maio, sábado, com a recepção da imagem em frente à Matriz Basílica, seguida de procissão luminosa até o Santuário Nacional, onde será realizada a Missa e o Rosário.
Para a missa das 20h, de acolhida da Imagem de Nossa Senhora de Fátima e para a recitação do terço, às 22h, estarão presentes, o bispo de Leiria-Fátima, dom Antônio dos Santos Marto, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, o cardeal arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis, o reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio, representantes do Consulado Geral de Portugal, da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo, entre outras autoridades.
A recitação do Rosário terá a participação de diversos artistas e cantores brasileiros, que irão intercalar a meditação dos mistérios com um canto mariano.
Para a recitação do rosário, está confirmada a presença da apresentadora Ana Maria Braga, do sobrinho da Hebe Camargo, Claudio Pessutti, do fundador-presidente da Associação Arquidiocesana Tarde com Maria, Berthaldo Soares, que representa o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, onde está exposta a única replica da Capela das Aparições de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro, e do diretor de Turismo do Consulado Geral de Portugal, Paulo Machado.
A apresentadora Ana Maria Braga irá recitar o primeiro e o último mistério do Rosário. Por diversas vezes, em Portugal e no Brasil, a apresentadora ajudou a promover a ‘Missa da Esperança’ em agradecimento a Mãe de Fátima.
No intervalo entre os mistérios, cantores brasileiros irão louvar a Virgem Maria com cantos marianos. Já confirmaram sua participação neste dia as cantoras Fafá de Belém, Angela Maria, Joanna e o padre Antonio Maria.
No domingo, às 7h30, no Santuário Nacional, o bispo de Leiria-Fátima, preside a celebração no Altar Central e realiza a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima, em seguida ocorrerá o traslado da Imagem de Fátima ao monumento onde permanecerá permanentemente para a veneração dos fiéis.
O evento Centenários de Bênçãos conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.
A programação representa a primeira iniciativa do calendário comemorativo que culminará em 2017, da série de atividades conjuntas entre os dois santuários marianos, e acontece na proximidade do dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
Veja entrevista que o reitor do Santuário Nacional de Aparecida concedeu sobre a entronização da Imagem de Nossa Senhora de Fátima:
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.