Notícias

9ª Carta de Aparecida pela Abolição do Trabalho Infantil

Este é o nono ano consecutivo que o Santuário reafirma esse compromisso

Escrito por Redação A12

01 OUT 2024 - 13H35 (Atualizada em 01 OUT 2024 - 13H46)

Valery Zotev / Shutterstock

O Santuário Nacional reafirma a luta contra o trabalho infantil, e a busca pela proteção e pelos direitos das crianças e dos adolescentes, por meio da Carta pela Abolição do Trabalho Infantil. O compromisso é reforçado anualmente junto a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), entre outros parceiros.

Neste ano a carta cita a preocupação do Papa Francisco com as crianças, e destaca que em 2022, em um vídeo publicado pelo Vaticano, o pontífice lembra das crianças que sofrem com condições semelhantes à escravidão e reforça que é dever de todos cuidar dos pequenos.

“Muitas vezes esquecemos nossa responsabilidade e fechamos os olhos à exploração dessas crianças que não têm direito de brincar, nem de estudar, nem de sonhar”.

O documento enfatiza ainda a necessidade de não fechar os olhos e não se calar diante de situações que tiram a infância das crianças.

O silêncio cúmplice não é opção. Vozes ávidas por justiça devem gritar para se fazer ouvir, ecoar, despertar na consciência de cada um e de todos, que criança não é adulto miniaturizado. Que às crianças deve ser assegurado o direito ao não trabalho, o direito de brincar e de ter educação de qualidade”.

O exemplo de Jesus nos ensina que é preciso cuidar dos pequeninos, de todos os necessitados e indefesos, e zelar pelo direito e a proteção das crianças faz parte de nossa missão como cristãos.

Não percamos a capacidade de indignação. Digamos todos um sonoro não ao trabalho infantil. Não é permitido parar de sonhar. E nem de lutar para a concretização dos sonhos”.

Este é o nono ano consecutivo que a Casa da Mãe reafirma esse compromisso na Santa Missa dedicada às crianças, no dia 12 de outubro.


Leia a Carta na íntegra

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...