Notícias

A tradição do Terço dos Homens passada de pais para filhos

A12 colheu testemunhos mostrando como a fé católica pela oração do Rosário se torna um legado entre as famílias

Escrito por Alberto Andrade

19 FEV 2025 - 07H55 (Atualizada em 07 MAR 2025 - 15H11)

Mariana Joffre - A12

É muito importante ter a presença dos pais católicos na vida dos filhos e mais importante ainda se os pais vivenciarem de verdade a fé católica, serem praticantes da religião e não apenas dizerem que são católicos. Os pais vivenciando a fé católica poderão transmitir essa fé aos filhos e essa fé passará de geração a geração como um legado de vida.

Eles transmitirão os valores que a religião católica traz, como o sentar junto na mesa para as refeições, rezar juntos em família, o diálogo que deve haver entre pais e filhos, e uma família que começa desde cedo unida em oração, termina sempre unida em oração. Esses são valores que os filhos passarão para os netos e assim por diante.

“Se a criança cresce num lar onde se cultiva como centro da vida familiar a oração, o diálogo, o amor e o respeito entre os pais desde cedo, será uma criança mais calma e lavará esse amor e respeito que ela aprendeu em casa para às demais pessoas que encontrar no caminho de sua vida. Agora, se a criança cresce num lar onde predomina a discussão, ódio e não tem oração, ela crescerá agitada e semeará o ódio onde estiver, diz o Cardeal Orani Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Todo pai tem suas escolhas (atitudes, amizades, gostos) e dentro do Terço dos Homens não é diferente, pois este movimento de 86 anos, que se intensificou mais a partir da criação da Romaria Nacional, desde 2009 em Aparecida é uma grande oportunidade para ensinar a vida de Cristo ao seu filho ao contemplar os mistérios do Terço.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


O portal A12 conversou com o devoto Ericsson Gonçalves, de Campo Limpo Paulista (SP), que ressaltou a importância em levar seu filho Vitor ao participar do Terço dos Homens.

“Com certeza é muito bom a gente levar o filho na Igreja e buscar o caminho de Deus, porque evita as coisas ruins e a criança pega gosto em rezar também! E vai seguir um caminho a ser traçado por ele. Nossa parte a gente faz, planto a sementinha e no futuro espero colher frutos bons”.

.:: Confira como foi a Romaria do Terço dos Homens 2025

Mateus Vasconcelos Silva, devoto da Forania de Taboão da Serra (SP), falou da alegria em ser motivado pelo pai Rodrigo a rezar o Terço junto aos homens de sua comunidade e em estar no Santuário Nacional.

“Não sabia como era rezar com mais pessoas e meu pai me ensinou isso, e ainda mais com a intercessão de Nossa Senhora. Gosto muito de estar aqui, e principalmente na hora da Santa Missa! É maravilhoso fazer parte de um grupo com a pessoa que você mais ama junto com você e no melhor lugar do mundo!”.

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Rodrigo Silva, pai de Mateus,
citou os benefícios em levar os filhos para o Terço dos Homens e para a Igreja.

“Participe do Terço dos Homens e da Santa Missa no domingo e durante a semana se puder, porque você não tem nada a perder! Você levando seu filho no caminho de Deus, e também para o Terço, é muito prazeroso, porque ele fica longe da criminalidade, longe das ruas. Meu filho é muito especial, pois a partir do momento em que ele está mais envolvido no grupo do Terço, o foco ficou na Igreja! Só tenho a agradecer a Deus por isso”.

Confira neste vídeo do A12, mais testemunhos de pais e filhos na 17ª Romaria Nacional do Terço dos Homens


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

A tradição do Terço dos Homens passada de pais para filhos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...