A Sociedade São Vicente de Paulo é um movimento católico, onde leigos voluntários têm a missão de levar assistência material e espiritual aos mais necessitados. Inspirados pelo “Pai da Caridade”, os vicentinos desenvolvem atividades internas e externas, como receber e entregar doações às famílias carentes, visitar e evangelizar as comunidades atendidas.
A partir do esforço e da fé do fundador Antônio Frederico Ozanam, conferências vicentinas formam parte de uma comunidade de fé que contempla o Cristo no rosto do pobre, executando um serviço concreto e prático, em coordenação e amizade uns com os outros.
Há mais de 150 anos no Brasil, o país concentra o maior número de vicentinos no planeta, com cerca de 100 mil membros, espalhados por 20 mil conferências. Semanalmente, a instituição distribui mais de 800 mil quilos de alimentos, arrecadados por meio de campanhas, além de remédios, roupas, materiais escolares e utensílios diversos. Estima-se que 200 mil famílias sejam atendidas pelo movimento.
Para celebrar esta missão importante e solidária, o Santuário Nacional de Aparecida irá acolher pela 53ª vez a Romaria Nacional dos Vicentinos, que será realizada entre sexta-feira (28) e domingo (30). Com o tema “Ser Vicentino — Vieste me ver ou vieste me visitar!” irá propor aos participantes uma reflexão dos vicentinos sobre a vocação e a sua principal prática, que é a visita domiciliar.
Vice-Presidente do Conselho Nacional e Coordenadora da Comissão Organizadora da Romaria, Elisabete Maria de Castro explicou a escolha do tema:
“A visita aos pobres é a principal prática dos vicentinos. Queremos na Romaria de 2025 levar todos a uma reflexão sobre como fazemos e como fazer essas visitas, e nada melhor do que estar na Casa da Mãe para nos inspirar, pedir graças e agradecer as nossas visitas. E que, a exemplo da visita de Maria à sua prima Isabel, possamos compreender a essência das nossas visitas aos pobres, pois na particularidade de cada família assistida é possível sentir a presença do nosso Senhor Jesus Cristo. A Romaria é um momento de devoção e renovo do nosso carisma e refletir sobre as nossas visitas é essencial”.
Ao portal A12, Elisabete falou do legado que os Vicentinos deixaram ao estarem há mais de 50 anos peregrinando até Aparecida (SP).
"A nossa maior realização ao longo desses anos de peregrinação à Casa da Mãe é a construção de uma forte espiritualidade, o fortalecimento da nossa fé! Estar na Casa da Mãe é uma oportunidade de nós vicentinos, reforçar a nossa missão de servir os mais necessitados. Estar aqui a cada ano é a oportunidade de renovar nosso compromisso vicentino".
A primeira Romaria foi organizada pelos vicentinos de São Paulo (SP) até Aparecida em 1968, uma homenagem a todas as edições anteriores. A Romaria em âmbito nacional aconteceu em 1972, marcando o centenário da Conferência São José, no Rio de Janeiro (RJ). O evento cresceu em significado, tornando-se o maior evento vicentino do mundo.
O encontro em 2025 será histórico, pois a Congregação da Missão, fundada por São Vicente de Paulo completa 400 anos e a Romaria faz parte deste Jubileu, que tem como objetivo aprofundar e atualizar a unção que o fundador trouxe para esta missão, para que caminhando juntos, sejam dadas respostas adequadas aos desafios do nosso tempo.
Testemunhos em mais de meio século de Romarias
Para o site oficial da Sociedade São Vicente de Paulo, alguns integrantes falaram da graça em peregrinar até o Santuário Nacional.
João Batista da Rocha, que há 25 anos coordena a saída de romeiros do Paraná, fala que a divulgação começa no retorno da Romaria anterior, com anúncios em festas regulamentares e sorteios de assentos para a próxima viagem.
“O que me motiva é encontrar com os irmãos vicentinos na Casa da Mãe. É uma alegria imensa! Convido as pessoas e já contrato o ônibus logo. Não deixo nada para a última hora”, afirma.
Antônio Alves Rocha, veterano na organização de caravanas, com 51 viagens realizadas, compartilha uma estratégia para manter o grupo unido e motivado. “Promovemos momentos de oração e reflexão durante a viagem. Isso ajuda a criar um clima de espiritualidade antes mesmo de chegarmos ao destino”.
Maria das Graças Moreira, de Ipatinga (MG), que organiza caravanas desde 2013, fala de uma situação marcante da superação e fé dos devotos de São Vicente.
“Tivemos um passageiro que estava em recuperação de um acidente e fez questão de ir, mesmo com ferros nas pernas. Conseguimos uma cadeira de rodas, mas ele se superou e andou por conta própria nos momentos mais importantes. Foi emocionante”.
Como será a Romaria neste ano?
No próximo fim de semana, a organização divulgou que os vicentinos terão, na 53ª Romaria, eventos tradicionais como o Terço no Caminho do Rosário na sexta-feira (28), a via-sacra no Morro do Cruzeiro no sábado (29). No mesmo dia, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, teremos o Show de Talentos, o Simpósio da Congregação e o Festival Cultural Ozanam.
"É com muita alegria que mais um ano nós estamos na Casa da Mãe. São os vicentinos, amigos da Sociedade São Vicente Paulo, vindos de norte a sul, leste e oeste, para agradecer por mais um ano de trabalho, mais um ano de serviço aos mais necessitados e nessa oportunidade, agradecer e pedir as bênçãos da Mãe Aparecida para os nossos projetos, os nossos sonhos. Então, estar em Aparecida é a oportunidade de reavivar nossa fé", disse Elisabete.
O grande momento está previsto para a Santa Missa das 18h, quando estarão presentes no Altar Central as Relíquias de São Vicente de Paulo (uma costela do santo, um fragmento de uma túnica litúrgica usada pelo santo e uma carta escrita por São Vicente de Paulo à Santa Luísa de Marillac em maio de 1630). O encerramento acontece no domingo (30), com a Festa Regulamentar e a Missa de Envio.
Padre José Luis Queimado fala sobre São Vicente de Paulo
12º retiro para empresários da ADCE aconteceu em Aparecida neste fim de semana
Neste fim de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu os participantes da 12ª edição do retiro espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que reuniu empresários de diversas regiões do Brasil para um momento de reflexão e espiritualidade.
Romaria dos Vicentinos traz Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário Nacional
Congregação da Missão de São Vicente de Paulo celebra 400 anos este ano
Em Aparecida, Diocese de Valença (RJ) celebra 100 anos
Leigos e religiosos pediram a intercessão da Mãe Aparecida pela Diocese centenária
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.