Em uma igreja (templo), o centro é o altar, local onde as celebrações eucarísticas são realizadas e onde o clero todo se reúne ao seu redor para presenciar o Mistério da Salvação.
No Santuário Nacional, temos o Altar Central, que corresponde à Nave Norte. A colocação da Pedra Fundamental que marcou a construção da Casa da Mãe, aconteceu em 8 de setembro de 1954, dia da Natividade de Nossa Senhora, um momento especial para os devotos.
A obra finalizada foi entregue no dia 21 de julho de 2002, com uma Cerimônia de Sagração celebrada pelo então arcebispo de Aparecida, o cardeal Dom Aloísio Lorscheider, que contou com a presença de cerca de 10 mil devotos.
Aqui se encontra o local mais importante da fé católica, onde celebramos o grande Mistério da Eucaristia, Jesus que se une com toda a Sua Igreja no sacrifício do Altar.
Idealizado e construído pelo artista Cláudio Pastro, considerado o maior nome da arte sacra brasileira, o Altar Central é feito em pedra única, simbolizando Jesus, a pedra fundamental da nossa fé.
Em entrevista ao A12, Rodrigo Lemos, monitor cultural do Santuário Nacional, explicou a simbologia dos pisos que revestem o Altar Central da Casa da Mãe, ligada ao profeta Ezequiel:
“O significado dos pisos do Altar é belíssimo. Esse zigue-zague em torno do presbitério do Altar é o movimento das águas, das ondas de um lago. O mais interessante é que Cláudio Pastro, que é o artista que ornamentou grande parte do Santuário Nacional, utiliza um pouco da cultura indígena, e esse tracejado é uma forma indígena marajoara da representação das ondas de um lago.”
Leia MaisVocê conhece os significados dos pisos do Santuário Nacional?Alguns devem se perguntar o porquê dos desenhos representarem um lago, já que o Altar de uma Igreja deveria representar Cristo.
Rodrigo explicou:
“De fato, o Altar é como se fosse uma pedra lançada no lago. Cláudio Pastro fala do Cristo que desce do céu para se fazer presente no meio de nós. Assim como nós jogamos uma pedra no meio do lago, onde a pedra cai, vai formando ondas ao seu redor. Aqui no Santuário, nós percebemos nos quatro lados principais as ondas que vão se espalhando, espalhando o amor de Deus, que é emanado aos quatro cantos do mundo”.
O Altar Central possui quatro lados iguais pelo formato arquitetônico do Santuário ser em Cruz, com o significado de que todos somos iguais, independente do lugar da Basílica em que estejam sentados.
O missionário redentorista Pe. Valdivino Guimarães, C.Ss.R., que atualmente faz Doutorado em Roma sobre a arte de Cláudio Pastro, lembra que o artista sempre concebeu os altares a partir da verdade acenada por São Cirilo de que o “Altar é Cristo”.
Interpretações são criadas diante do que é enxergado pelo fiel, mas é preciso cuidado para não serem tomadas como “verdades” que podem deturpar a concepção real do artista.
“Arte sacra não é pra ser fantasiada, é o que é. Mas é claro que pode levar as pessoas a interpretações diversas. Porém, deve ser aceito que ele foi concebido de uma forma e não carece de interpretações errôneas”, completa o padre.
Na ocasião da inauguração do Altar Central, o primeiro Livro dos Devotos foi colocado sob o altar, contendo os nomes daqueles que colaboraram com a obra. Atualmente, o livro se mantém no Altar Central, onde são feitas homenagens para você, que faz parte da Família dos Devotos.
Seu nome está no livro dos Devotos e, a cada Santa Missa, agradecemos pela sua doação generosa à Casa de Nossa Senhora!
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