Esplanada, arcada, colunata. Esses são alguns dos nomes da área que traz a representação dos 12 apóstolos no Santuário Nacional.
Os devotos, ao chegarem à Casa da Mãe Aparecida pela portaria localizada na avenida Getúlio Vargas, são acolhidos por aqueles que são os fundamentos da Igreja Católica, ladeando a Tribuna Bento XVI.
Leia MaisQuais apóstolos morreram martirizados?As imagens dos apóstolos foram inauguradas em outubro de 2011, com a bênção do então Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, hoje Cardeal.
As peças foram confeccionadas pelo artista plástico Alexandre Morais, responsável também pela criação das estátuas que compõem o Morro do Presépio. As estátuas foram feitas em cimento, com aplicação de pintura em cobre, têm quatro metros de altura e pesam quatro toneladas.
O projeto, inspirado na estrutura da Basílica de São Pedro, no Vaticano, foi idealizado pelo então reitor do Santuário em 2011, padre Darci Nicioli e pelo Missionário Redentorista padre Ronoaldo Pelaquin.
Cada estátua dos apóstolos é representada com os símbolos que remetem ao seu martírio ou a sua vida de fé, como por exemplo:
1- São Paulo representado com uma espada, simbolizando a forma pela qual foi morto. Ele tem ainda um livro nas mãos, recordando os seus diversos ensinamentos;
2- Santo André está com a cruz em formato de X, símbolo do seu martírio;
3- São Pedro está com uma chave nas mãos, simbolizando a autoridade que recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: “Eu te darei as chaves do Reino dos Céus”;
4- São Bartolomeu segura com a mão esquerda sua própria pele, esfolada no ato do seu martírio;
5- São Filipe é representado pisando em uma cobra, remetendo a um dos seus milagres;
6- A imagem de São João é representada com uma águia, simbolizando seu pensamento elevado;
7- São Judas Tadeu é representado segurando um machado, uma clava e uma espada, por sua morte ter ocorrido por uma dessas armas;
8- São Mateus traz nas mãos um livro, símbolo do evangelho que ele escreveu;
9- São Tiago Maior, por sua atuação como evangelizador, é conhecido como apóstolo peregrino, por isso é representado segurando um cajado;
10- São Tiago Menor é representando com um livro nas mãos, por seu empenho no anúncio do evangelho;
11- São Tomé está com uma lança nas mãos, simbolizando a forma como morreu, segundo a tradição cristã;
12- São Simão traz uma serra nas mãos, recordando o seu martírio - segundo a tradição, ele foi serrado ao meio.
Ao visitar o Santuário de Aparecida, contemple a beleza de toda a fachada da Nave Sul do Santuário, com atenção à presença imponente dos 12 apóstolos de Jesus.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.