O Jubileu da Esperança, proclamado pelo Papa Francisco, com o tema “Peregrinos da Esperança” é um convite para a Igreja celebrar a esperança cristã em um mundo desafiador, por meio da unidade, oração, penitência e ancorada em Cristo.
Por meio desse espírito, neste domingo (29) Festa da Sagrada Família, as Arquidioceses e Dioceses no mundo inteiro deram início ao Ano Jubilar. Leia MaisPeregrinos da Esperança: venha viver os sinais do Jubileu em Aparecida
Na Arquidiocese de Aparecida, a abertura foi marcada pela procissão que iniciou a partir da Capela das Velas, seguiu pela Nave Norte e percorreu o interior do Santuário Nacional, um momento repleto de orações, cânticos, reflexões e a presença da cruz de Cristo, símbolo da nossa esperança, para fortalecer a fé e a comunhão dos fiéis ao longo deste Ano Santo.
"A Arquidiocese de Aparecida iniciou com a Igreja, presente no Brasil, no mundo inteiro, a pedido do Papa Francisco, logo após a abertura da Porta Santa em Roma. A esperança é, para nós, caminho de salvação, porque, através dela, nós experienciamos a presença do Senhor nosso Deus, que enxuga as nossas lágrimas, consola as nossas dores, está ao nosso lado nos momentos mais difíceis da nossa vida.", explicou ao A12 o Padre Raphael Felipe, pároco da Catedral de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP), Igreja jubilar.
A Santa Missa, no Altar Central do Santuário, foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo da Arquidiocese de Aparecida, concelebrada pelo reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, todo o clero da Arquidiocese e demais presentes.
Em entrevista ao A12, Dom Orlando ensinou um gesto concreto para vivermos o Ano Santo:
"Peregrinar até o outro, especialmente aos irmãos mais necessitados, é um jeito concreto e diário, no cotidiano, de vivermos o Ano Santo. E levando o que para essas pessoas? Levando a esperança. E olhe como as famílias, as pessoas, a humanidade, todos nós, precisamos da esperança. Quero pedir, então, que você e eu façamos um plano pessoal do nosso Ano Santo e chegaremos na conclusão do Ano mais santos."
No Altar Central havia alguns símbolos, como a Pia Batismal, símbolo do nascimento para a vida nova em Cristo, ocupa um lugar de destaque no Jubileu, pois nos recorda o Batismo como a primeira porta de entrada para a vida cristã, dela foi utilizada a água benta para aspersão no Ato Penitencial.
Além disso, o logo do Jubileu, que conforme a Bula de proclamação do Jubileu Ordinário do Ano de 2025 "Spes non confundit" , representa o chamado à esperança que não decepciona, sendo um símbolo de fé, comunhão e missão.
Já em sua homilia, Dom Orlando recordou o Evangelho de Lucas 4, 19, onde Jesus falou acerca do ano da graça. “Ano da graça, que quer dizer ano da santidade. O mínimo que a gente pode pensar no ano santo é a nossa santificação.”
O Arcebispo destacou meios para vivermos as maravilhas deste ano, como a fidelidade, a aliança, por meio dos mandamentos, o caminho de santidade, o respeito ao o irmão, o perdão e o cuidado da nossa Casa Comum. “Que o Ano Santo faça cair essas correntes que nos amarram e Nossa Senhora vai ajudar-nos”, afirmou.
Dom Orlando e o Padre Eduardo Catalfo convidaram também os fiéis a peregrinarem até as Igrejas Jubilares, como o Santuário Nacional, a Basílica Histórica de Nossa Senhora Aparecida, a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e de São Benedito, em Aparecida (SP); o Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão, em Guaratinguetá (SP) e a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP).
add_box Acompanhe em a12.com/jubileudaesperanca tudo sobre o Ano Santo
Confira imagens da Abertura do Ano Jubilar em Aparecida
1/20
Cardeal Jaime Spengler inspira caminhos de esperança para 2025
Fiéis se reúnem no Santuário Nacional para participar da Missa de Ano Novo e agradecer o ano que se encerra, pedindo também a intercessão de Nossa Senhora pelo ano que se inicia.
O ano de 2024 no Santuário Nacional em fotos!
Confira a retrospectiva do Santuário Nacional neste Ano da Oração!
Sagrada Família: Casa da Mãe inspira casais a evangelizar
Entrevistamos colaboradores do Santuário Nacional que, como casados, também têm como missão acolher os devotos na Casa da Mãe.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.