O Santuário Nacional de Aparecida recebeu no domingo (14), 40 mil pessoas que celebraram os 50 anos do Caminho Neocatecumenal no Brasil, um guia de formação cristã que abre um caminho espiritual renovação e valorização do sacramento batismal, permitindo a cada integrante descobrir o significado concreto de ser cristão.
Neste Jubileu de Ouro, houve a celebração da Palavra no Altar Central, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, concelebrada pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, além de outros bispos e sacerdotes.
Uma presença mais que especial foram das pessoas que participaram das catequeses para a formação das primeiras comunidades neocatecumenais, realizadas no país em 1974, nas dioceses de Toledo, Palotina e Umuarama (PR), Franca e Jaboticabal (SP), além da equipe do Padre José Folqué, responsável pela implantação dessas primeiras comunidades.
Em sua reflexão, Dom Odilo destaca a importância de viver o Evangelho no dia a dia. Ele afirmou:
“O que Jesus diz é o Evangelho. Eu sei que vocês têm grande amor pelo Evangelho, pela Palavra. É muito edificante saber que aos domingos vocês rezam os salmos em família, introduzem os filhos na escuta amorosa da Palavra, e os iniciam na fé. Assim como os pais, as crianças se sentem parte e depois passam a fazer parte da pequena comunidade, da comunidade paroquial e da grande comunidade que é a Igreja”.
Após a homilia, houve o chamado vocacional de 200 homens para o presbiterato, 130 mulheres para a vida religiosa e 80 famílias, que devidamente acompanhadas, farão uma caminhada de discernimento. A missão está na origem do Caminho Neocatecumenal e, nesse itinerário de formação cristã de adultos, fala-se da “vocação primitiva”, que é a de leigos anunciarem também o Querigma a todas as partes.
Mensagem do Papa para o Jubileu de Ouro
Durante a celebração foi lida a mensagem de Francisco, enviada pelo Núncio Apostólico Dom Giambattista Diquattro.
“Com grande alegria o Santo Padre celebra os 50 anos da presença do Caminho Neocatecumenal em terras brasileiras. Neste meio século, o Caminho tem sido uma fonte de renovação espiritual, de comunhão fraterna e de evangelização, tocando a vida de inúmeras pessoas e famílias. (…) O sucessor de Pedro reza para que este jubileu seja um tempo de renovação da fé e do compromisso missionário, e que a luz de Cristo resplandeça cada vez mais através de suas vidas e comunidades”.
Na Santa Missa das 18h no Santuário, que teve nas intenções a ação de graças pelos 50 anos do Caminho Neocatecumenal no Brasil, Dom Orani relembra que cada Jubileu é uma oportunidade de renovar a missão evangelizadora.
“Olhar para o Caminho nos próximos anos é olhar para seus inícios, nas periferias. No mundo de hoje, a comunidade que celebra a presença de Jesus em seu meio faz a diferença em nossas dioceses, em nosso País. Retomamos aqui todo o fervor, todo o amor do nosso início e, com Maria, vamos aprender a dizer sempre sim à vontade do Senhor”.
A Casa da Mãe foi escolhida para esta celebração, pois em 1959 o espanhol Kiko Argüello teve, da parte da Virgem, a inspiração: “Há que fazer comunidades cristãs como a Sagrada Família de Nazaré que vivam em humildade, simplicidade e louvor. O outro é Cristo”.
E a partir dos anos 1960, ele e a Serva de Deus Carmen Hernández começaram a evangelizar os pobres na favela de Palomeras Altas, periferia de Madri, na Espanha. Assim, nasceu a primeira comunidade fundamentada sobre o tripé “Palavra de Deus, Liturgia e Comunidade”. O Caminho Neocatecumenal está presente em 134 nações dos cinco continentes, com 21.300 comunidades em 6.270 paróquias.
Acompanhe a Santa Missa em ação de graças pelos 50 anos do Caminho Neocatecumenal
Fonte: Vatican News
Dicas para organizar a Romaria do Terço dos Homens ao Santuário
Planeje sua Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional com dicas essenciais para unir o grupo, organizar transporte e cuidar da saúde.
Participe hoje do encerramento da Novena de Natal do Santuário Nacional
Novena de Natal 2024 do Santuário Nacional continua nesta semana com celebrações e transmissões ao vivo.
O acolhimento aos peregrinos no Santuário Nacional
Peregrinos encontram acolhimento, serviços e experiências únicas na Casa da Mãe Aparecida, tornando cada visita inesquecível.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.