A Romaria é um ato de fé, uma experiência espiritual. Essa experiência de peregrinação é muito popular em Aparecida (SP). O Santuário Nacional recebe, todos os anos, milhares de pessoas que se organizam em romarias para visitar a Casa da Mãe.
Para melhor aproveitar a peregrinação ao Santuário de Aparecida, é necessário uma preparação e uma motivação espiritual durante o trajeto.
* O ideal é que as pessoas façam uma preparação espiritual em sua comunidade, em sua casa e durante a viagem;
* Promova momentos para oração e reflexão para que esse encontro no Santuário, seja bem aproveitado;
* Chegando no Santuário, é importante também escolher uma celebração onde todos estejam presentes, para viverem o verdadeiro sentido do peregrinar, que é essa experiência maior de Deus e de fé.
Para contribuir com a organização dessas peregrinações, o Santuário também disponibiliza um Manual aos Coordenadores de Romaria, com informações sobre os serviços do Santuário e orientações práticas. Além disso, o Santuário Nacional acolhe os coordenadores em um encontro todos os finais de semana, onde o Manual é entregue. O encontro dos coordenadores de romaria acontece aos sábados após a missa das 9h, e aos domingos após a missa das 8h, no Salão Três Pescadores, localizado no subsolo do Santuário.
::Clique aqui para baixar o Manual
Confira mais algumas dicas:
ANTES
- Marcar a data da romaria: Escolher a melhor data para os participantes da peregrinação.
- Definir o transporte: Ônibus, van, diversos carros, a pé, bicicleta, cavalo, etc.
- Prevenir possíveis imprevistos: Ter caixa de primeiros socorros, exigir documentos de todos os participantes, marcar hora e local de saída e retorno.
- Passar todos os recados importantes para os participantes: Informar os horários, regras, programação da romaria.
DURANTE
- Fazer algum momento de oração e reflexão: Na chegada e na partida da Romaria.
- Usar crachá com identificação: Todos os participantes da romaria deve estar identificados, principalmente crianças e idosos.
::Modelos de crachá para Romaria e Peregrinação
- Participar da missa: A missa é o principal acontecimento de uma Romaria. É muito mais que o cumprimento obrigatório de um preceito. É um encontro especial com Deus e com o irmão na fé.
::Horários de Missa no Santuário
- Visitar as principais atrações turísticas: Na ocasião da Romaria, o fiel deve aproveitar para conhecer melhor a história de Nossa Senhora Aparecida, visitando os principais pontos turísticos que contam essa história.
::Locais turísticos da cidade da Mãe Aparecida
DEPOIS
- Realizar uma avaliação: É importante rever a realização da romaria e se ela atingiu os objetivos.
- Compartilhar a experiência de fé: Se houver alguém que não participou da romaria, partilhar a experiência de fé, como foi e como essas pessoas podem participar em outra ocasião.
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Família Sieh: sinônimo de devoção à Mãe Aparecida
Família vinda do Oriente há sete décadas demonstrou sua devoção à Mãe Aparecida ajudando o Santuário
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.