Leia Mais2º dia da Novena da Padroeira: uma Igreja que participa e se deixa participar1º dia da Novena da Padroeira: Ser cristão é caminhar em comunhão
A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck, no Altar Central, acompanhado de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, e Padre Eduardo Catalfo, Reitor do Santuário Nacional.
Como oficiantes, estavam presentes o Frei Bartolomeu Schultz, Administrador da Santa Casa de Misericórdia de Aparecida, Pe. Herivelto Jéder Pereira, que trabalha nas Santas Missões Populares, e o Pe. Jonas Luiz de Pádua, Diretor do Portal A12.
Ao tratar sobre o tema do dia, Dom Wilson fez referência à Santíssima Trindade como o modelo a ser seguido por qualquer comunidade:
“Pai, Filho e Espírito Santo constituem a comunidade perfeita, ali reina o amor perfeito. Entre Pai, Filho e Espírito Santo há um viver para o outro 100% e por isso formam a comunidade perfeita.
À imagem desta comunidade o ser humano foi criado, podemos dizer de outra forma, o ser humano foi criado para fazer parte desta comunidade”, explicou o Arcebispo.
Dom Wilson lembrou sobre uma fala de Santo Agostinho, que diz que 'o coração do homem estará sempre inquieto enquanto não repousar em Deus', e, a partir disto, o Arcebispo lembrou como Nossa Senhora é um ativo da graça de Deus, por ser cheia do Espírito Santo.
“A comunidade, ela sempre tem a presença de Deus”
“Maria é aquela que se colocou junto com os Apóstolos em um momento de muita incerteza, em um momento de medo, reuniu-se no Cenáculo em oração e ali os Apóstolos receberam o Espírito Santo, perderam o medo e saíram a proclamar a boa nova do Evangelho e a presença desta boa nova foi construindo comunidades pelo mundo afora, até as nossas comunidades. (...) A comunidade, ela sempre tem a presença de Deus.”, falou Dom Wilson.
Ele ainda tratou sobre o fato de que quando as comunidades, bem como qualquer outra construção, não têm a vontade de Deus em primeiro lugar, se elas não tiverem a Ele como centro de sua motivação e ação, elas não se sustentam, desmoronam.
O Arcebispo ainda abordou sobre como Deus quer participar da nossa vida e nos sustenta, bem como Maria quer nos acompanhar em nossa trajetória, intercedendo por nós:
“Temos o exemplo de Maria, ela não tinha certeza de tudo, mas disse sim e Deus a sustentou.” – Dom Wilson.
“Que neste dia da nossa Novena, que olhamos Maria na sua atitude, na construtora de comunidade, na construtora de comunhão, que nós aprendemos também, através do nosso gesto de fé, a como funciona a comunidade santíssima e que sejamos sinais, sinais ativos, sejamos também nós construtores de comunidade a onde quer que nós vivamos, amém”, finalizou.
Confira mais fotos da noite
1/27
:: Saiba mais sobre a Novena e Festa da Padroeira 2022!
Acesse a12.com/festadapadroeira e não perca a nossa cobertura especial!
Perdeu a Novena e Festa da Padroeira? Relembre as produções especiais do A12
Durante os 10 dias de Novena e Festa da Padroeira, a Casa da Mãe Aparecida viveu a celebração da fé em Nossa Senhora de forma muito intensa. Reveja as produções do A12 durante esse período.
Gesto Concreto 2022: quando a fé se manifesta pela solidariedade
Gesto Concreto arrecada 21 toneladas de alimento, mais de 2 mil litros de produtos de limpeza e quase 3 mil produtos de higiene pessoal.
Fé e solidariedade compõem a Tenda dos Peregrinos
Para atender quem peregrinou por fé, quem os acolhe também tem suas motivações e razões pelas quais se dispõem ao trabalho de ajudar o próximo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.