Nesta quinta-feira, 6 de outubro, às 19h foi celebrado no Santuário Nacional o 4º dia da Novena Solene da Padroeira do Brasil com o tema "Com Maria Construir uma Igreja- Missão". A novena será celebrada todos os dias, no Altar Central, até o dia 11 de outubro, véspera da Festa de Nossa Senhora Aparecida. Leia Mais4º dia da Novena aponta Maria como exemplo para uma Igreja viva em missão
A celebração de hoje (06) foi presidida pelo arcebispo de Teresina (PI), Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, animada pelo padre Camilo Junior, C.Ss.R., e concelebrada pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, pelo padre Raphael Felipe Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Glória, de Guaratinguetá (SP) e o padre Cláudio Anselmo Santos Silva, CSs.R.
Acerca do tema proposto para a reflexão Dom Jacinto Furtado destacou que a missão nasce do Pai, que envia seu Filho ao mundo para salvá-lo.
“Recebei o Espírito Santo (João 20,22), diz o Senhor no Evangelho. Portanto, a Igreja é enviada por Ele e realiza a sua missão na força do Espírito, que lhe foi concedida. Há 15 anos, no subsolo desta basílica, com a presença do papa emérito Bento XVI se deu a Conferência de Aparecida e ele repetia 'Nós estamos na sala de cima' parafraseando os Atos dos Apóstolos 1,12-14, que narra o episódio dos apóstolos reunidos com Maria... Estavam em oração à espera do Espírito Santo”.
Para dom Jacinto, Maria fora inundada pelo Espírito Santo, no entanto já na Anunciação e no nascer da Igreja, em Pentecostes, foi sustento com a Sua presença orante. “Oração e discipulado, oração e Missão sempre andam juntas. Da Conferência de Aparecida brotou a expressão 'Discípulos Missionários'", afirmou.
“Desde o início a Igreja contou com a presença animadora de Maria em sua missão – missão que não parou até os dias, e nem vai parar, testemunho disso é a obra evangelizadora desencadeada pela pequena e humilde imagem Aparecida”.
O arcebispo recordou ainda o Papa Francisco e sua afirmação feita recentemente de que a Igreja é única instituição que não existe para si mesma, mas sua razão de ser é a missão no mundo.
“E Maria nos ensina desde o começo ao sair as pressas para o encontro de sua prima Isabel: sim a Igreja Com Maria tem pressa no anúncio do Evangelho, que deve correr as veias dos homens até os confins da Terra”, ressaltou.
Perdeu a Novena e Festa da Padroeira? Relembre as produções especiais do A12
Durante os 10 dias de Novena e Festa da Padroeira, a Casa da Mãe Aparecida viveu a celebração da fé em Nossa Senhora de forma muito intensa. Reveja as produções do A12 durante esse período.
Gesto Concreto 2022: quando a fé se manifesta pela solidariedade
Gesto Concreto arrecada 21 toneladas de alimento, mais de 2 mil litros de produtos de limpeza e quase 3 mil produtos de higiene pessoal.
Fé e solidariedade compõem a Tenda dos Peregrinos
Para atender quem peregrinou por fé, quem os acolhe também tem suas motivações e razões pelas quais se dispõem ao trabalho de ajudar o próximo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.