Por Laís Silva Em Notícias Atualizada em 29 SET 2023 - 11H32

Conheça o significado da identidade visual da Novena da Padroeira 2023

Entenda cada símbolo utilizado na arte do livreto deste ano

Estamos nos aproximando da Novena e Festa da Padroeira do Brasil e o Santuário Nacional já está nos últimos preparativos para receber os devotos da Mãe Aparecida para vivenciar este momento tão importante e celebrativo.

Neste ano o tema central da Novena é “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão!”, e todos os anos junto ao tema, saem materiais gráficos e também uma linha de produtos da Loja Oficial do Santuário, todos seguindo a mesma identidade visual pensada a partir do tema. Leia MaisNovena da Padroeira: 23,5 toneladas de alimentos foram arrecadadas

O Portal A12 conversou com o Romulo Barros, coordenador de Comunicação da Família dos Devotos, que pensou junto com a equipe do Núcleo de Comunicação Institucional e Criação do Santuário Nacional toda a identidade da Novena deste ano, que traz o significado dos símbolos que fazem referência aos “chamados para as vocações”.

“A gente tinha que ter uma história pra contar ali, então eu fui buscando os chamados desde os tempos bíblicos. A gente começa com Moisés na Sarça Ardente. Depois você tem Jonas, que nega o chamado a ser profeta, então a baleia tá ali, e Jonas tá ali dentro do mar. [Temos também] Nossa Senhora durante a Anunciação, e aí a gente vai transitando pelos séculos e anos até chegar aos nossos tempos”.

Reprodução
Reprodução


O chamado à vocação

Seguindo ainda o tema deste ano, que fala sobre "Graça e Missão", podemos entender que a graça é aquilo que recebemos de Deus, a Vocação é o chamado que Ele nos faz e Missão é o 'sim' que damos a Ele diante desse chamado.

“Então a capa da Novena tem a presença de todas as vocações ali: a gente representa os meninos vocacionados redentoristas, a gente tem três religiosas, mas tem o religioso também que está lá junto com a capelinha, com a família, tem o pedido de casamento, tem a catequista dando catequese para as crianças, e tudo isso em torno de Nossa Senhora. E todos estão nessas águas profundas.

Jesus fala que a gente deve lançar as redes em águas profundas, pra que mais pessoas venham, que mais vocações aconteçam. Então a gente foi buscando muito essas referências de vocação, de chamado, e isso está presente dentro da capa. Uma coisa que também foi uma ideia que a gente teve é que cada pessoa que já está vocacionada, que já entendeu sua vocação, ela tem uma chama do Espírito Santo sobre a cabeça. Então, também tem essa referência”.

Reprodução
Reprodução


Nossa Senhora, Mãe das vocações

Todos esses elementos se conversam quando olhamos a capa completa, sabendo que em uma comunidade cada um tem sua vocação, cada um entende seu chamado para prosperar na vida de outras pessoas a pedido de Deus e pela intercessão de Nossa Senhora, a Mãe das Vocações.

“Esse ano a gente buscou integrar a imagem dentro do contexto da arte. É como se Nossa Senhora estivesse realmente saindo dentro dessas águas profundas para ser essa Mãe das Vocações e para chamar mais pessoas a serem vocacionadas e entenderem o seu chamado”.

Reprodução
Reprodução


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...