Notícias

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Escrito por Victor Hugo Barros

12 OUT 2018 - 15H00 (Atualizada em 02 OUT 2024 - 15H55)

Thiago Leon

A tradicional Consagração à Nossa Senhora Aparecida está presente na vida dos devotos há quase 70 anos. Ao longo deste período, diversos missionários redentoristas continuaram a rezar a oração escrita pelo padre Vítor Coelho de Almeida e, por meio dela, milhares de pessoas de todo o Brasil se confiam à intercessão da Mãe Aparecida.

O costume começou com o padre Laurindo Häuber, redentorista que trabalhava na Rádio Aparecida. A primeira exibição da Consagração foi num programa da mesma rádio no dia 30 de maio de 1955, mas se popularizou um ano depois, em 1956, com o Padre Vítor Coelho de Almeida, que havia escrito a primeira fórmula da oração.

Ouça a consagração na voz do Padre Vítor: 

O momento passou a ganhar grandes dimensões e, por este motivo, tornou-se uma celebração paralitúrgica realizada no Altar da Basílica de Aparecida, a partir de 1957. E naquele ano, diariamente às 15h, o povo devoto passou a ouvir a voz rouca, mas firme do Padre Vítor, que junto à multidão de romeiros, dizia:

“Ó Maria Santíssima, que em vossa imagem milagrosa de Aparecida...”.

Como o sacerdote tinha a quarta-feira como dia livre, quem o substituía neste dia da semana era o padre Agostinho Frasson, que também realizava a Consagração nos dias em que Pe. Vítor ia pregar as Missões com a imagem de Nossa Senhora. Padre Vítor continuou realizando o programa por 31 anos, até o dia de sua morte, em 21 de julho de 1987. 

Com a morte do missionário redentorista, quem assumiu a oração foi o padre Alberto Pasquoto. Ele continuou realizando-a até o ano de 1981, dando lugar depois ao padre Agostinho Frasson, que atuou por nove anos como “substituto” e seis como “titular” do momento religioso, até 1996.

O sacerdote se lembra deste tempo com carinho: “Era uma responsabilidade enorme, afinal era um programa marcante e de muita audiência que marcou a Rádio Aparecida. É, até hoje, um dos programas mais ouvidos da Rádio Aparecida.”

Santuário Nacional - CDM
Santuário Nacional - CDM

Desde a primeira versão, a fórmula da Consagração passou por duas mudanças, sendo a última por ocasião da visita do Papa Francisco a Aparecida, em 2013. O texto modificado foi enviado a Roma para constar no missal utilizado pelo Papa Francisco, durante sua visita ao Brasil. O Santo Padre foi a primeira pessoa a rezar publicamente a oração reformulada.  

Veja abaixo como ficou a Consagração Oficial à Nossa Senhora Aparecida após a mudança. O texto em negrito destaca as inserções.

“Ó Maria Santíssima, 
pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo
em vossa querida imagem de Aparecida,
espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. 

Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas,
mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia,
prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento,
para que sempre pense no amor que mereceis;
consagro-vos a minha língua,
para que sempre vos louve e propague a vossa devoção;
consagro-vos o meu coração,
para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável,
vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe,
no ditoso número de vossos filhos e filhas;
acolhei-me debaixo de vossa proteção;
socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais,
sobretudo na hora de minha morte.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora,
e com vossa poderosa intercessão,
fortalecei-me em minha fraqueza,
a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida,
possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Assim seja!”

A oração é rezada sempre ao término das missas no Santuário Nacional e por todo o Brasil, por meio da Rádio e TV Aparecida e A12. Além disso, diariamente, às 15h, a consagração é realizada na Basílica Histórica, igreja que é um marco histórico na devoção à Padroeira do Brasil.  

.:: Veja a oração em vídeo!

20 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

500
VALERIA COLOMBO FEITOSA comentou:

Obrigada Mãezinha Aparecida por tantas bençãos concedidas ??❤️

GISELE VALENTIM NICOLAU DE MORAES comentou:

Agradeço a Deus e a Nossa Senhora pelas bençãos recebidas diariamente em minha vida. Parabéns aos idealizadores deste site, que nos deixa tão próximos da casa da Mãe. Deus abençoe suas vidas e de seus familiares. Realizei uma intenção de missa e acendi uma vela virtual para o meu pai, que faz hoje, sete dias de seu falecimento. Meu coração se aquece por poder fazer isto mesmo não estando na Basílica. Irei em breve, entregar nos pés da mãezinha a vida sagrada dele e de todos os meus. Gratidão!!!!

Maria Celia Fonseca comentou:

Eu ouvi muitas vezes essas as orações do Pe.Victor. Tenho 81 anos.

OTAVIO BONACIO HORTA LESSA WALDECK comentou:

Êste site do Santuário Nacional de Aparecida está, sem a menor dúvida, sem dificuldade nenhuma, entre aqueles sites de primeiríssimo lugar. A preciosidade deste site é simplesmente incalculável. E devo confessar, por isso mesmo, que o utilizo todos os dias. Êste é um site que não pode, de modo nenhum, faltar. Parabéns !!! O meu mais profundo agradecimento por êste valiosíssimo site do Santuário Nacional de Aparecida. Parabéns !!!

Valderina Azevedo da Palma comentou:

Amo assistir as missa no Santuari de Aparecida, sempre que tenho oportunidade vou até lá, pois moro em Pindamonhangaba, cidade bastante próxima de Aparecida do Norte.

WIRNACLES DE OLIVEIRA comentou:

SOU DEVOTO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, EU REZO MINHAS ORAÇÕES TODOS OS DIAS, INCLUSIVE O TERÇO, AMEM, QUE ASSIM SEJA

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Victor Hugo Barros, em Notícias

Consagração à Nossa Senhora Aparecida

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...