Neste sábado (19), o Santuário Nacional realizou a 6ª edição da Corrida Mãe Aparecida. Um momento que reúne fiéis que aceitam o desafio do percurso e correm como forma de prática da atividade física e agradecimento a Nossa Senhora.
A largada da corrida aconteceu na Tribuna Dom Aloísio Lorscheider à frente da Fachada Norte do Santuário Nacional. Mas antes disso, os participantes foram convidados a participar da Bênção de Nossa Senhora e da Santa Missa dos Atletas, no Altar Central.
Esta edição da corrida contou com 5 mil participantes de 26 estados brasileiros.
A celebração teve início às 18h e foi presidida pelo Missionário Redentorista Pe. João Paulo Oliveira, formador da Comunidade Redentorista Dom Muniz, em Belo Horizonte. E concelebrada pelos Missionários Redentoristas, religiosos e religiosas presentes o Santuário de Aparecida.
O Missionário Redentorista Pe. Anísio Tavares foi quem realizou a homilia da Missa que celebra a Festa da Assunção de Maria. E em sua reflexão lembrou aos devotos presentes a responsabilidade da verbo “assumir”.
“Deus assume Maria e Maria assume o projeto de Deus”.
Ele refletiu a riqueza de assumir nossa fé e nossas responsabilidades diante de Deus, lembrando que nós fomos assumidos por Ele.
“São Paulo dá glórias a Deus, porque Cristo nos assumiu, porque Cristo nos libertou, porque Ele é nosso Santíssimo Redentor”.
E ainda enfatizou que quando assumimos Deus em nossas vidas, quando entendemos o chamado de Deus, entendemos nossa vocação.
“O que é vocação, se não assumir o chamado de Deus em nossas vidas”.
Ao fim da celebração, o ecônomo do Santuário Nacional e Missionário Redentorista, Pe. Heliomarcos Ferraz, aspergiu água benta sobre os troféus da Corrida.
“Que esses troféus e as medalhas simbolizem esse empenho e essa vontade que cada um de nós tem de fazer esse evento não uma grande competição, mas uma soma de esforços para que a gente possa celebrar o dom de estarmos reunidos da Casa da Mãe Aparecida”.
O padre que também participou da corrida, fez uma oração para abençoar os participantes e pediu para que cada um lembre do Amor de Deus durante o percurso.
“Que a cada passo que você der, cada corrida, cada respiração possa lembrar que Deus te ama e Nossa Senhora cuida muito de você”.
1/17
A largada da 6ª edição da Corrida da Mãe Aparecida aconteceu às 20h30, após um momento de alongamento e concentração dos participantes.
Pe. Heliomarcos correu nesta edição o percurso de 4km e contou ao Portal A12 e falou como é ver tantos devotos participando deste evento esportivo e também de muita fé.
“A Corrida Mãe Aparecida é muito mais que uma corrida. Cada atleta que vem até aqui ao Santuário Nacional traz o espírito de esportista, de correr, de sentir a adrenalina, mas mais que isso, ele traz no coração a gratidão de estar na Casa da Mãe fazendo aquilo que ama. E mesmo que seja por hobby, ele traz a graça alcançada”.
Os colaboradores do Santuário Nacional têm a oportunidade de trabalhar como voluntários na corrida e esse é um momento inesquecível e gratificante para quem participa, como a Mariana Mendes, assistente de reitoria.
“Pra gente é muito gratificante, porque no nosso dia de trabalho às vezes a gente não tem esse contato direto com o devoto. Então, pra mim é muito gratificante, é uma energia muito boa de acolher quem é católico, mas também quem não é e está aqui por um objetivo”.
Marcia dos Santos, de 43 anos veio de Jundiaí (SP) para participar da corrida e conquistou o primeiro lugar na categoria “4km feminino”.
“Sou grata a Nossa Senhora Aparecida, porque eu sou devota. Desde que me conheço por gente minha família toda e devota de Nossa Senhora. Não esperava o primeiro lugar, mas sei que foi Ela que me deu essa bênção e eu honrei tudo isso. Só gratidão neste momento”.
João da Silva Ferreira, de 26 anos, é de Casa Verde (SP) e contou que foi emocionante participar pela primeira vez da Corrida da Mãe Aparecida.
“Eu sou devoto de Nossa Senhora e é uma emoção muito grande, porque é a primeira vez que participo. Fiquei ansioso porque era um percurso que eu não conhecia, mas fui bem e fiz o meu melhor”.
Kelly Cristina, de 45 anos, veio de Ferraz de Vasconcelos para participar da corrida no Santuário Nacional. Ela corre outras provas, mas é a primeira vez que participa da Corrida Mãe Aparecida.
“Eu vim há dois meses com a Paróquia em romaria e eu fiquei sabendo aqui que ia ter a corrida, aí me preparei e deu tudo certo. É diferente, uma corrida noturna, mas é especial porque é na Casa da Mãe. É muito acolhedor”.
Muitos colaboradores participam da corrida como atletas e vivenciam essa experiência de estar no Santuário Nacional, não só como colaboradores e devotos, mas como atletas.
Fernanda Basílio é coordenadora de manutenção na Infraestrutura da Casa da Mãe. Ela, que já correu outras edições da corrida, conta que desta vez está sendo ainda mais especial.
“Esse ano é muito importante por dois motivos. O primeiro é porque eu saí de uma gestação e retomei a fazer atividade física esse ano; eu tinha como meta voltar a fazer atividade física. E segundo é que neste ano eu completo 15 anos de Santuário, então pra mim o motivo de estar aqui hoje é de muita alegria e de fé em Nossa Senhora, sempre”.
Janise Estrada veio do Rio de Janeiro para correr com seu esposo Rodrigo Simão e nos contou sua história de fé com Nossa Senhora.
“Fiquei quatro anos sem correr, pois tenho neoplasia maligna, tenho um osso na coluna que foi removido e foi colocado placa no lugar. Ainda estou em tratamento de neoplasia. Ao saber da corrida, fiz promessa e vim a Aparecida para completar e consegui, sem parar. Sempre rezei pedi a Nossa Senhora me acompanhar”.
1/37
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.