Perto do início da Semana Maior da fé católica, o Santuário Nacional de Aparecida realizou o quarto Dia Oracional de 2025 na noite deste sábado (12), com a Santa Missa no Altar Central.
Continuamos nossa caminhada rumo à Novena e Festa da Padroeira em outubro, fortalecendo nosso coração na presença amorosa de Nossa Senhora, Mãe da Esperança.
Durante toda a liturgia, recordamos o momento profundo na vida de Maria, quando aos pés da Cruz, ela recebe de Jesus, João como filho, e com Ele toda a humanidade.
Ao ouvirmos “Mulher, eis aí o teu filho, eis aí a tua mãe” (Jo 19,25). Na cruz Jesus entrega à humanidade o seu maior tesouro, sua própria mãe. Maria se torna ali a mãe da Igreja e de todos os discípulos. Este gesto não é apenas um consolo, mas uma missão. Maria nos é dada como refúgio, mestra e intercessora em todos os momentos de nossa vida.
No início da Missa, após a entrada da Imagem de Aparecida, foi acesa mais uma vela, a quarta chama que nos conduz até a grande solenidade da Rainha e Padroeira do Brasil.
“Ao acender esta vela, vamos acolher a recomendação de Jesus, que pede para reconhecermos Sua mãe como nossa mãe querida! E com ela, aprendemos a cuidar uns dos outros, como irmãos e irmãs! Por isso, nesta vela, nós queremos apresentar os nossos pedidos. Maria, mãe da Igreja e nossa mãe, nos ensine a escutar com o coração, a viver com fidelidade o Evangelho do seu Filho bendito e sermos acolhidos como irmãos, sem divisões, sem mágoa, sem inimizades, mas no amor do seu filho”, disse o padre José Ulysses da Silva, C.Ss.R., presidente da celebração.
Na homilia, o missionário redentorista ressaltou que a Semana Santa é importante para entendermos que ao abraçar a Cruz, verdadeiramente vivemos a Páscoa de Cristo.
“Jesus entregou Sua vida por todos nós! O que seria uma condenação se tornou em uma doação. No alto do Calvário, é tão imenso o Seu amor, que Ele consegue olhar para todos aqueles que debochavam e viam sua agonia. Ele consegue dizer: 'Pai, perdoai-lhes. Eles não sabem o que fazem'. Este é o nosso redentor! Este é o sinal maravilhoso dessa Cruz que era instrumento de morte e se transformou em sinal luminoso da redenção que Deus pelo Seu filho concedeu não somente aos judeus, mas para todas as gerações! E nós, em 2025, somos a geração daqueles que são redimidos por este mesmo sangue e por esta mesma Cruz”.
Padre Ulysses nos ensina que é tempo de passarmos da morte para a vida em nossa fé. “Prepare-se para entrar nessa importante Semana. Se você ainda não fez a sua Páscoa, comece agora a dar seus passos para ser um peregrino da esperança! Esperança de vida, para você, sua família, para sua comunidade, para nosso país, para esse mundo bendito! Cada vez que você fizer o sinal da Cruz, faça bem feito para recordar o quanto custou a graça de Deus em você, desde o seu batismo! Porque é pelo nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que Jesus nos redimiu, que Jesus nos perdoa e que um dia nós seremos ressuscitados por Ele e com Maria sempre caminhando conosco!”.
Após a missa, houve a tradicional procissão mariana, onde a Imagem de Aparecida percorreu as Naves Norte e Leste, contornando atrás da Capela do Batizado e foi finalizada na Tribuna Bento XVI.
Confira a programação completa da Semana Santa aqui no Santuário Nacional
Sete palavras de Cristo na Cruz serão meditadas em Aparecida
Na Casa da Mãe, este momento é celebrado pois, as palavras de Jesus devem ser um questionamento para cada um de nós
Santuário de Aparecida recebe Cruz da Primeira Missa no Brasil
Artigo histórico do início do catolicismo no Brasil passou pela Casa da Mãe nesta quarta-feira (16)
Tríduo Pascal 2025: Santuário Nacional divulga programação especial para a Semana Santa em Aparecida (SP)
Fiéis de todo o Brasil são convidados a participar do Tríduo Pascal, uma caminhada de fé que conduz à celebração da vida nova trazida pela Ressurreição.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.