“Jesus Cristo, ontem, hoje e sempre”. Assim Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida iniciou sua reflexão na Santa Missa deste domingo, dia 20 de novembro, no Santuário Nacional. A solenidade do último domingo do Tempo Comum, reflete Cristo Rei do Universo.
No Altar Central, dom Orlando convidou coroinhas e acólitos, para participar e celebrar também o início do Ano Vocacional, que neste ano, trabalhará o tema: “Vocação: Graça e Missão” e o lema, “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24, 32-33). A Santa Missa foi concelebrada pelo arcebispo de Novo Hamburgo e animador do Ano Vocacional, dom Francisco Salm, e os demais sacerdotes presentes.Leia MaisAbertura do 3º Ano Vocacional: vivenciar um encontro verdadeiro com Jesus
Ao iniciar sua reflexão, o arcebispo de Aparecida, lembrou aos fiéis que Nossa Senhora foi a primeira leiga e afirmou que os leigos são a maioria na Igreja.
“O sal da terra, a luz do mundo, o fermento da massa. Vocês leigos e leigas é que levam o reino de Jesus nas escolas, nos hospitais, nas universidades, no trabalho, na família, na política e na economia”.
Refletindo sobre a solenidade de Cristo Rei, dom Orlando, lembra que antes de Jesus nascer ele já havia sido proclamado Rei, porque o anjo Gabriel disse á Nossa Senhora: “O Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, e ele reinará para sempre na casa de Jacó. E seu reino não terá fim”, (Lc 1, 32-33).
E é por sermos todos filhos do Rei do Universo, que devemos viver com esperança e exercendo caridade, aguardando seu retorno, pois o reino de Deus nunca acaba.
“Que Cristo seja Rei de nossos olhos, de nossos ouvidos, de nossos pensamentos, da nossa boca, das nossas palavras, de nossa vontade e Rei dos nossos afetos”.
O arcebispo ainda alertou os fiéis sobre estar atento ao chamado de Deus para nossas vidas.
“Minhas queridas crianças, queridos leigos, leiga e sacerdotes, se você não ouvir o convite de Cristo Rei, Ele não vai reinar”.
Relacionando a celebração de Cristo Rei com a abertura do Ano Vocacional, dom Orlando, afirmou que todos nós somos animadores vocacionais, nós podemos incentivar as pessoas ao nosso redor e falou diretamente aos pais que é preciso incentivar seus filhos em suas vocações.
“Pai e mãe, é pecado se sua filha e seu filho disser: ‘eu quero ser irmã’, ‘quero ser padre’ ou ‘quero ser diácono’, e você tirar a vocação. Isso é um pecado gravíssimo. Porque Jesus está chamando e eu estou abafando a vocação do meu filho e da minha filha”.
Assim como no início de sua homilia, dom Orlando finalizou a reflexão, lembrando que os leigos exercem uma vocação ímpar e de grande importância dentro da Igreja Católica, reafirmando que não é necessário que sejamos perfeitos para seguir Cristo e ser seu discípulo, e pedindo para que todos rezem por suas vocações.
“Não precisa ser perfeita para seguir Jesus, ele vai te ajudar. Não precisa ser perfeito para seguir Jesus, ele teve chamados e vocacionados muito defeituosos e que se tornaram grandes homens e mulheres. Então sim, vamos rezar pelas vocações”.
Ao final da celebração, a tradicional Consagração à Nossa Senhora foi realizada por dom Francisco Salm, junto dos coroinhas que se reuniram ao redor da imagem no Altar Central.









Fiéis vêm ao Santuário rezar no 3º Domingo do Advento
Celebração do 3º Domingo do Advento destaca a preparação do coração para acolher Jesus, vivendo Suas obras e abrindo espaço para Sua vinda.
Como o Terço dos Homens transformou a vida do tio Walter
Entrevistamos um homem que há 9 anos participa da Romaria Nacional do Terço dos Homens no Santuário Nacional e teve a vida transformada pela oração.
Novena de Natal nos convida a “Acolher Jesus, o Verbo de Deus”
A Basílica Histórica se encheu de fiéis que vieram rezar a Novena de Natal, que nos prepara para acolher Jesus com esperança e fé neste tempo de Advento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.