O Santuário Nacional recebeu a Romaria da Diocese de Valença (RJ), celebrando o centenário de sua criação. A programação teve início na noite da quarta-feira (26), com a Santa Missa na Basílica Histórica.
Logo pela manhã desta quinta-feira (27), os devotos estiveram no Campanário, próximo à Fachada Norte do Santuário, e rezaram o Santo Terço.
Na sequência, a peregrinação foi concluída com a Missa Solene no Altar Central, celebrada pelo bispo diocesano, Dom Nelson Francelino Ferreira, e com a presença dos 27 sacerdotes, além de seminaristas e religiosos locais.
“100 anos de história! Uma história sagrada e abençoada, onde testemunhamos o desempenho, a renúncia e a emocionante dedicação de tantas pessoas para que essa história registrasse a fidelidade e o compromisso com o Reino de Deus. Essa história se torna aqui em nossos corações gratidão e Eucaristia. E nos reforça no compromisso de abraçar a ação missionária, com todo o empenho e entusiasmo.
Gratidão a todos que se dedicaram ao longo destes 100 anos. O Senhor nos entrega um livro na mão e nos convoca a ser protagonistas dessa história no início deste segundo centenário. Se formos fiéis ao Senhor, se continuarmos trabalhando na convivência social, na vida cristã e na fraternidade, poderemos construir comunidades melhores e um mundo melhor!”, disse Dom Nelson durante a homilia.
Em entrevista ao A12, o bispo ressaltou a alegria e a emoção em comemorar o centenário da Diocese na Capital Mariana da Fé em pleno Ano Jubilar.
“É uma alegria para a nossa Diocese, onde há uma forte devoção a Maria, de modo especial à Nossa Senhora Aparecida. Eu diria que seria uma segunda padroeira da Diocese, porque é muito intensa a devoção. No Jubileu, o Papa tem nos presenteado com o tema 'Peregrinos de esperança', que suscita toda a nossa Diocese a resgatar, em meio a tantas dificuldades, esse compromisso profético, pastoral, como uma Igreja em saída”.
Dom Nelson ainda completou como foi a preparação da comunidade para esta celebração.
“Neste tempo festivo, fizemos uma grande memória, onde foi reaceso no coração dos nossos diocesanos tantos fatos já esquecidos. E com esses fatos vieram pessoas brilhantes. Hoje, vivemos nesse conceito de sinodalidade e nós percebemos que a nossa Igreja sempre viveu assim, priorizando, respeitando e promovendo a vocação do laicato.
Os leigos se movimentaram, por exemplo, para construir um hospital imenso, que até hoje é o referencial da cidade de Três Rios (RJ), a maior cidade de nossa Diocese, e outras tantas doações procedentes de leigos conscientes, convictos e maduros.
E depois, essa memória nos acendeu a gratidão. Se nossos leigos maravilhosos puderam ser assim, também nós hoje temos que sair da memória e olhar o nosso presente, nosso desafio e os compromissos. Assim, percebemos que o nosso laicato precisa assumir, sobretudo com as mãos da nossa juventude, a missão para esse novo centenário”.
Confira o vídeo de Dom Nelson no Instagram do Santuário
O Ano do Centenário ainda terá muitas atividades, como a Solene Celebração Jubilar em 27 de abril, o Congresso Eucarístico em junho e, no dia 8 de dezembro, teremos o encerramento das comemorações ao celebrar o centenário da instalação da Diocese e a memória ao seu primeiro bispo, Dom André Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti.
A Diocese de Valença foi criada em 27 de março de 1925 pela Bula Apostolico Officio do Papa Pio XI, desmembrada das então Dioceses de Niterói e Barra do Piraí. Atualmente, são 26 paróquias contempladas em nove cidades: Levy Gasparian, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia, Três Rios, Valença e Vassouras. Mais de 300 mil pessoas são assistidas pela Igreja local, não só na área religiosa, como também nas áreas social e educacional, amparando crianças carentes, pessoas com deficiência, enfermos, idosos e trabalhadores da cidade e do meio rural.
“E que a Virgem Maria, Mãe Aparecida, e nosso padroeiro diocesano, São Sebastião, ajudem-nos a tornar nossa Diocese um espaço aberto, onde todos se sintam queridos e acolhidos, assim como a colaboração de todos. Que nossa Diocese, agora centenária, possa ser cada vez mais uma Igreja viva, promotora dos valores desse Reino, através da presença de fiéis leigos, corresponsáveis por uma aventura das mais apaixonantes, a de levar os homens a Deus e de levar Deus aos homens.
E que o centenário da nossa Diocese, que vivemos como memória, gratidão e missão, nos fortaleça no amor fraterno, na capacidade de testemunhar todos os dias a Boa Nova do Evangelho e nos dê uma forte esperança nos momentos de fadiga e cansaço. O Senhor sustenta nossos projetos!”, finalizou Dom Nelson.
Acompanhe novamente a Missa das 9h no Altar Central
12º retiro para empresários da ADCE aconteceu em Aparecida neste fim de semana
Neste fim de semana, o Santuário Nacional de Aparecida (SP) recebeu os participantes da 12ª edição do retiro espiritual da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), que reuniu empresários de diversas regiões do Brasil para um momento de reflexão e espiritualidade.
Romaria dos Vicentinos traz Relíquia de São Vicente de Paulo ao Santuário Nacional
Congregação da Missão de São Vicente de Paulo celebra 400 anos este ano
A tradição dos Vicentinos em peregrinar ao Santuário de Aparecida
São mais de 50 anos de graças, superações e muita fé dos integrantes da instituição católica
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.