"JESUS CRISTO, ETERNO DEUS E FILHO DO ETERNO PAI, querendo consagrar o mundo com sua piedosíssima vinda, pelo Espírito Santo concebido, passados nove meses da concepção, em Belém da Judeia nasce, da Virgem Maria, feito homem"
Leia MaisPapa faz a abertura da Porta Santa no VaticanoDesta forma, com o tradicional Anúncio Natalino, foi iniciada a Santa Missa do Galo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na noite desta terça-feira (24), onde Belém é aqui, e na Capital Mariana da Fé celebramos a Esperança que resplandece todos os dias em nossa fé, Cristo nosso Senhor!
"Jesus nasce! E com Ele a alegria floresce! Com Ele a vida muda, com Ele a esperança não desilude! O Menino de Belém é um sinal admirável do presépio, é o Deus que vem ao encontro da humanidade, para nos oferecer a vida em plenitude, a salvação e a paz na Terra! Unidos na fé, louvemos o Senhor nesta noite bendita", disse o Irmão Alan Patrick Zucherato, C.Ss.R, animador da celebração.
Com a grande expectativa do Nascimento do Menino Deus, as luzes do Santuário estavam apagadas, e começamos a entoar os cânticos, através do coral do Projeto Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).
Após o tradicional anúncio, resplandeceu a Luz da Esperança para os que andavam nas trevas! Acolhemos Jesus, Ele nasceu e está no meio de nós!
Na homilia da Missa da Noite do Natal, Dom Orlando Brandes nos questiona que devemos caminhar na estrada de Jesus a partir de Sua vontade e da graça de abandonar o pecado.
"Aí está a alegria do Natal: Tu és amado por Deus! Nós somos amados por Deus, e existe alegria maior do que essa? Para a gente viver bem o Natal, convido vocês a regressar à Belém, caminho que Deus escolheu para que Seu Filho salvador nascesse. Belém é o caminho de Deus, os nossos caminhos devem ser de Deus! Para lá caminharam Maria e José, uma peregrinação por ordem do imperador, mas como Deus age na história humana, Nasce na cidade, o pequenino Jesus! Vejo em Seu presépio um excesso de amor!".
O Arcebispo de Aparecida nos ensina que Belém também é o caminho dos pastores que tiveram a experiência do encontro transformador com o Menino.
"Eles se tornaram missionários evangelizadores após este encontro! A gente pode rezar uma missa, celebrar uma festa de Natal e não se encontrar com Jesus, isso é mais importante, o encontro com Jesus! Os magos também seguiram este caminho e mudaram de caminho depois de estarem com Cristo.
Vamos pedir para Nossa Senhora e São José para que a gente encontre o caminho certo, o caminho de Deus e para o irmão, para a fraternidade! Em Belém, Jesus foi registrado como cidadão do império romano para a gente valorizar nossa cidadania e melhorar este mundo".
Ao finalizar a homilia, Dom Orlando explica que em Belém, Deus sacia nossas fomes.
"Sacia a fome do estômago, a fome do coração que é o afeto, a fome da verdade, com Jesus veio o amor e a verdade e a fome de Deus! Belém é esse símbolo de Deus saciando todas as nossas fomes. Na Basílica em Belém, a porta de entrada só tem um metro e meio, temos que nos inclinar para entrar! Se não me inclinar, como Deus se inclinou não há Natal nenhum!
É tudo verniz! Agora quando eu inclino para adorar, para servir, então sim, o Natal é verdadeiro, porque sigamos a humildade de Jesus! Deus desce para nos reerguer. No presépio, temos a Santíssima Trindade, para vivermos em comunhão, em sinodalidade! Todos caminhamos juntos, e no presépio temos uma grande reconciliação da nossa sociedade".
Antes da tradicional Consagração à Nossa Senhora, o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, falou da alegria de toda a Igreja do início do Jubileu no Vaticano e convida a todos nós, devotos de Aparecida a caminharmos sempre em direção da Luz da Esperança.
"O Papa Francisco abriu as portas de um novo Ano Santo nos convocando à peregrinação. Somos peregrinos da esperança! E as duas Basílicas de Aparecida são igrejas jubilares, locais de misericórdia, de reconciliação e de indulgência plenária! Fazemos o convite para você: venha peregrinar e visitar Nossa Senhora e seu Santuário!
Porque o Ano Santo é um movimento espiritual em busca da misericórdia, da ternura, da graça de Deus. Sei que muitos anualmente vêm à Aparecida, mas que 2025 seja um ano ainda mais especial e entusiasmado para que a gente se coloque de fato como peregrinos da esperança. E aqui no presépio, a beleza do Natal é a força da encarnação! São João diz que Jesus não é simplesmente um ser humano, mas o Verbo se fez carne e habitou entre nós".
Adoremos o Menino Luz!
Após a bênção final, o povo de Deus esteve em procissão até a Nave Norte do Santuário, onde Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R, bispo emérito de Coari (AM) depositou o Menino Jesus na manjedoura no presépio, para que assim reconhecer em Jesus o Salvador que vem para libertar-nos do pecado e da morte.
"Santo Afonso Maria de Ligório nos diz: 'Menino Jesus, eu te recebo, porque quem te recebe se torna filho de Deus', e para entendermos a encarnação ele diz: 'Menino Jesus, você precisou ser amamentado, você chorava no berço, aprendeu a engatinhar, se fez um de nós!'", disse Dom Orlando ao abençoar a todos os devotos presentes na Casa da Mãe Aparecida nesta noite de alegria verdadeira.
Acompanhe a Santa Missa da Noite de Natal no Santuário Nacional
Veja como foi a celebração nestas imagens!
1/15
Celebre a Esperança: Participe do Jubileu 2025 na Casa da Mãe Aparecida
A Igreja Católica celebra o Jubileu da Esperança em 2025, com eventos globais e missas especiais. Participe do Ano Santo em Aparecida!
Dom Orlando apresenta 6 lições para viver bem o Natal
Neste 4º Domingo do Avento, Dom Orlando apresentou aos fiéis presentes no Alar Central, algumas lições para viver o verdadeiro significado do Natal.
Dicas para organizar a Romaria do Terço dos Homens ao Santuário
Planeje sua Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nacional com dicas essenciais para unir o grupo, organizar transporte e cuidar da saúde.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.