Notícias

Em Aparecida, somos Peregrinos da Luz da Esperança!

"Deus desce para nos reerguer", disse Dom Orlando Brandes na missa de Natal no Santuário Nacional

Escrito por Alberto Andrade

24 DEZ 2024 - 21H49 (Atualizada em 24 DEZ 2024 - 23H47)

Gustavo Cabral - A12

"JESUS CRISTO, ETERNO DEUS E FILHO DO ETERNO PAI, querendo consagrar o mundo com sua piedosíssima vinda, pelo Espírito Santo concebido, passados nove meses da concepção, em Belém da Judeia nasce, da Virgem Maria, feito homem"

Leia MaisPapa faz a abertura da Porta Santa no VaticanoDesta forma, com o tradicional Anúncio Natalino, foi iniciada a Santa Missa do Galo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida na noite desta terça-feira (24), onde Belém é aqui, e na Capital Mariana da Fé celebramos a Esperança que resplandece todos os dias em nossa fé, Cristo nosso Senhor!

"Jesus nasce! E com Ele a alegria floresce! Com Ele a vida muda, com Ele a esperança não desilude! O Menino de Belém é um sinal admirável do presépio, é o Deus que vem ao encontro da humanidade, para nos oferecer a vida em plenitude, a salvação e a paz na Terra! Unidos na fé, louvemos o Senhor nesta noite bendita", disse o Irmão Alan Patrick Zucherato, C.Ss.R, animador da celebração.

Com a grande expectativa do Nascimento do Menino Deus, as luzes do Santuário estavam apagadas, e começamos a entoar os cânticos, através do coral do Projeto Musical do Santuário de Aparecida (PEMSA).

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Após o tradicional anúncio, resplandeceu a Luz da Esperança para os que andavam nas trevas! Acolhemos Jesus, Ele nasceu e está no meio de nós!

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Na homilia da Missa da Noite do Natal, Dom Orlando Brandes nos questiona que devemos caminhar na estrada de Jesus a partir de Sua vontade e da graça de abandonar o pecado.

"Aí está a alegria do Natal: Tu és amado por Deus! Nós somos amados por Deus, e existe alegria maior do que essa? Para a gente viver bem o Natal, convido vocês a regressar à Belém, caminho que Deus escolheu para que Seu Filho salvador nascesse. Belém é o caminho de Deus, os nossos caminhos devem ser de Deus! Para lá caminharam Maria e José, uma peregrinação por ordem do imperador, mas como Deus age na história humana, Nasce na cidade, o pequenino Jesus! Vejo em Seu presépio um excesso de amor!".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


O Arcebispo de Aparecida nos ensina que Belém também é o caminho dos pastores que tiveram a experiência do encontro transformador com o Menino.

"Eles se tornaram missionários evangelizadores após este encontro! A gente pode rezar uma missa, celebrar uma festa de Natal e não se encontrar com Jesus, isso é mais importante, o encontro com Jesus! Os magos também seguiram este caminho e mudaram de caminho depois de estarem com Cristo. 

Vamos pedir para Nossa Senhora e São José para que a gente encontre o caminho certo, o caminho de Deus e para o irmão, para a fraternidade! Em Belém, Jesus foi registrado como cidadão do império romano para a gente valorizar nossa cidadania e melhorar este mundo".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Ao finalizar a homilia, Dom Orlando explica que em Belém,
Deus sacia nossas fomes.

"Sacia a fome do estômago, a fome do coração que é o afeto, a fome da verdade, com Jesus veio o amor e a verdade e a fome de Deus! Belém é esse símbolo de Deus saciando todas as nossas fomes. Na Basílica em Belém, a porta de entrada só tem um metro e meio, temos que nos inclinar para entrar! Se não me inclinar, como Deus se inclinou não há Natal nenhum!

É tudo verniz! Agora quando eu inclino para adorar, para servir, então sim, o Natal é verdadeiro, porque sigamos a humildade de Jesus! Deus desce para nos reerguer. No presépio, temos a Santíssima Trindade, para vivermos em comunhão, em sinodalidade! Todos caminhamos juntos, e no presépio temos uma grande reconciliação da nossa sociedade".

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Antes da tradicional Consagração à Nossa Senhora, o reitor do Santuário, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, falou da alegria de toda a Igreja do início do Jubileu no Vaticano e convida a todos nós, devotos de Aparecida a caminharmos sempre em direção da Luz da Esperança.

"O Papa Francisco abriu as portas de um novo Ano Santo nos convocando à peregrinação. Somos peregrinos da esperança! E as duas Basílicas de Aparecida são igrejas jubilares, locais de misericórdia, de reconciliação e de indulgência plenária! Fazemos o convite para você: venha peregrinar e visitar Nossa Senhora e seu Santuário!

Porque o Ano Santo é um movimento espiritual em busca da misericórdia, da ternura, da graça de Deus. Sei que muitos anualmente vêm à Aparecida, mas que 2025 seja um ano ainda mais especial e entusiasmado para que a gente se coloque de fato como peregrinos da esperança. E aqui no presépio, a beleza do Natal é a força da encarnação! São João diz que Jesus não é simplesmente um ser humano, mas o Verbo se fez carne e habitou entre nós".

Adoremos o Menino Luz!

Gustavo Cabral - A12
Gustavo Cabral - A12


Após a bênção final, o povo de Deus esteve em procissão até a Nave Norte do Santuário, onde Dom Joércio Gonçalves Pereira, C.Ss.R, bispo emérito de Coari (AM) depositou o Menino Jesus na manjedoura no presépio, para que assim reconhecer em Jesus o Salvador que vem para libertar-nos do pecado e da morte.

"Santo Afonso Maria de Ligório nos diz: 'Menino Jesus, eu te recebo, porque quem te recebe se torna filho de Deus', e para entendermos a encarnação ele diz: 'Menino Jesus, você precisou ser amamentado, você chorava no berço, aprendeu a engatinhar, se fez um de nós!'", disse Dom Orlando ao abençoar a todos os devotos presentes na Casa da Mãe Aparecida nesta noite de alegria verdadeira.

Acompanhe a Santa Missa da Noite de Natal no Santuário Nacional

Veja como foi a celebração nestas imagens!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...