Notícias

Entenda o significado da arte da Novena e Festa da Padroeira 2024

Seja evangelizado pela arte oficial da Novena deste ano

Escrito por Laís Silva

07 OUT 2024 - 18H25 (Atualizada em 07 OUT 2024 - 19H14)

A Novena e Festa da Padroeira 2024 reflete o tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como peregrinos da esperança”, mensagem que vai ao encontro do tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu da Igreja, em 2025.

Todos os elementos da Novena e Festa da Padroeira buscam catequizar os devotos e até mesmo os colaboradores de diversas maneiras, seja pelo tema, o trono de Nossa Senhora, as reflexões, e até mesmo a arte do livreto.

Os elementos visuais contidos na arte do livreto da Novena chamam a atenção de quem vem ao Santuário e daqueles que vivem esse momento em sua casa pela Rede Aparecida de Comunicação.

Cláudio Machado atua no Núcleo de Comunicação Institucional e Criação do Santuário Nacional, a equipe conta com 10 designers, responsáveis pelas artes e identidade visual de diversos departamentos do Complexo do Santuário.

Ele explicou em entrevista para o Arquivo A, da TV Aparecida, sobre como funciona o processo de criação desta arte que é tão importante e nos traz tantos significados, que ilustra não só o livreto, mas também os demais produtos oficiais.

“A novena, a partir do ano de 2021, veio com a proposta de ser uma história sequencial, a gente pega a quarta capa que é a parte de trás do livrinho e a parte da capa, trazendo a ideia de contar uma história, de evangelizar o devoto”.

A ideia não nasce do zero na cabeça do designer, ela vem de uma proposta discutida em reuniões entre os padres e outros colaboradores, mas é nas mãos dos designers que ela é desenvolvida e chega ao produto final.

“Tem uma reunião com o padre, o reitor Pe. Eduardo Catalfo, e o Rômulo que faz a parte do roteiro, eles levantam todo informativo do que vai ser a temática e como a gente vai trabalhar nisso. Os desenhos têm uma simbologia, tem que contar a história desde o devoto que é mais, fiel teologicamente, que tem um conhecimento melhor na Bíblia, até o devoto que digamos assim é leigo, então tem que ser bem simbólico toda a ilustração que eu vou fazer lá para contar essa história”.




É possível analisar a capa do livreto e ver a história sendo contada em cada detalhe da arte produzida por Cláudio.

“Se você for pegar a parte da quarta capa, ela começa com a Cruz na parte superior, tem uma pessoa prostrada e aí segue o caminho, ela quer passar que o caminho de Deus que começa de Cristo, começa a partir do momento que você reconhece Ele, que você está no perdão, que você se prostra ao pé da Cruz, se entrega a Ele”.

Neste ano, a arte retrata a peregrinação nos lembrando que todos somos peregrinos e devemos ter a esperança que nos guia até Jesus.

“Então a ideia desse caminho sinuoso representa isso, a gente trilha nesse caminho que vai ter dificuldades, vai ter momentos que vão ser mais fáceis quando você está junto de pessoas que te auxiliam. Tem a representação de um caminho que não leva a lugar nenhum que é quando você está em pecado, mas na representação do livrinho da Novena tem uma pessoa que abraça, que se perdeu, aí vem o carinho e o afeto, aí são as pessoas que te ajudam a trilhar o caminho da fé.

Tem as pessoas caminhando até a Porta Santa, quando elas passam, porque tem a Nossa Senhora de frente recepcionando, e quando elas passam a Porta Santa elas entram em santidade, por isso ficam com a coloração branca, tipo celestial, e aí tem o Santuário que representa Jerusalém Celeste, lá no fundo”.

São tantos detalhes que às vezes não percebemos, mas com esta explicação podemos refletir ainda mais cada símbolo e mensagem deste tema e desta arte que ilustra Novena e Festa da Padroeira 2024.

Assista o Arquivo A especial de Bastidores da Novena:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laís Silva, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...