A Novena da Padroeira é marcada pela entrada de carros-andores que levam a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Palavra de Deus. Cada um deles apresenta elementos que conversam com o tema central da Novena, que é “Maria, ensinai-nos que vocação é graça e missão”.
Em todas as noites da Novena Solene, os devotos aguardaram ansiosamente pela entrada dos carros e também a reflexão do apelo que cada um apresenta com os elementos propostos.
Entenda o significado de cada um deles!
Este carro-andor traz o apelo: “Mãe Aparecida, abençoe todas as profissões e os profissionais. Amém!”
E reflete que a vocação é fazer cumprir o projeto do Senhor. Essa missão dada por Deus está em tudo, desde ser mãe como Nossa Senhora ou seguir a sua profissão, sua escolha, sua vocação.
O carro que trouxe a Palavra nos faz refletir o ardor no coração dos discípulos. Como os discípulos de Emaús, devemos sentir um ardor no coração diante dos ensinamentos de Jesus e pedir: Fica conosco Senhor!
O carro-andor que trouxe a imagem de Nossa Senhora traz o apelo: “Mãe Aparecida, abençoe todos os vocacionados, aqueles que trabalham no anúncio do Reino. Amém!”.
Somos convidados a ouvir o nosso chamado, pois todos são chamados a serem discípulos de Jesus, assim como Maria, a Mãe das vocações, vamos todos escutar o chamado de Deus.
Já a entrada da Palavra nos convida a refletir as promessas de Deus para nossa vida, observando os preceitos divinos e atendendo o nosso chamado.
A entrada de Nossa Senhora Aparecida presenta o apelo: “Mãe Aparecida, abençoe todas as famílias, que cada coração se abra para Jesus e Ele faça ali, sua casa de morada. Amém!”
E nos convida a seguir o exemplo da família de Nazaré, e pedir para que todas as famílias vivam plenamente.
Já o andor que leva a Palavra de Deus nos convida a segui-Lo, mesmo diante das dificuldades e das tribulações.
O carro-andor que trouxe a imagem de Nossa Senhora nos faz refletir o apelo: "Mãe Aparecida, abençoe todos os leigos engajados no anúncio do Reino, para que eles possam ser sal e luz no mundo. Amém!"
E nos convida a ser como Nossa Senhora: a leiga fiel. Além de "entregarmos nossos dons à serviço da Igreja cumprindo, assim, a promessa no Batismo".
Já a entrada da Palavra nos convida a sermos "fermento e fazer crescer o desejo de conhecer a Deus", como nossa principal missão no mundo.
5º Dia da Novena: “Maria, ensinai aos jovens que sua vida é missão!”
Esta entrada de Nossa Senhora traz o apelo: “Mãe Aparecida, abençoe nossos jovens, eles ao acolherem o chamado de Deus, renove o coração envelhecido do mundo. Amém!”
E busca incentivar o jovem a ir ao encontro dos Planos de Deus tendo a certeza de que ele é importante aos olhos do Pai.
Já o carro-andor que traz a Palavra de Deus nos convidava a “usar os dons dados por Deus e colocar-se a serviço”.
O carro-andor que entrou com a imagem de Nossa Senhora Aparecida apresentou o apelo: “Mãe Aparecida, enviai bons pastores e dignos ministros, abençoai a cada um em seu santo serviço. Amém!”.
Ele nos convida a refletir toda dedicação e entrega do coração amoroso a serviço da Igreja.
Já a entrada da Palavra nos apresenta a Parábola da ovelha perdida, que nos inspira a cuidar sempre das ovelhas e não deixar que nenhuma se perca. E esse é o ofício do Bom Pastor.
A entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida trouxe o apelo: “Mãe Aparecida, Intercedei a seu Filho Jesus por todos os consagrados e consagradas, para que anunciem o Reino com verdadeiro ardor missionário. Amém!”
E nos inspira a seguirmos o exemplo de Maria para, assim como Nossa Senhora, consagrar nossas vidas e colocá-las a serviço do anúncio do Reino.
Já o carro que trouxe a Bíblia Sagrada reforça a mensagem do Evangelho nos incentivando a seguir Jesus, mesmo diante das tempestades e provações, pois só Ele nos dá o descanso e a paz necessários.
O carro-andor que trouxe a imagem de Nossa Senhora Aparecida apresentou o apelo “Mãe Aparecida, volva seus olhos aos irmãos que vivem na indignidade, nos inspire no amor fraterno e que possamos construir uma sociedade justa e solidária. Amém!”.
A entrada foi com personagens que representaram os pobres, aqueles que têm fome, e diante disso a ação da pastoral que vai às ruas ajudar e acolher quem precisa. Mais do que representar e tocar os fiéis presentes, a entrada busca nos inspirar no coração amoroso da Mãe Aparecida e na sua intercessão, para que todos os irmãos possam viver dignamente.
Já o carro-andor que traz a Palavra de Deus nos convida a seguir o caminho de Cristo para merecer o Reino do Céu.
O carro-andor com a imagem de Nossa Senhora mostra que a Mãe de Deus é a Intercessora desta grande família, a Família dos Devotos. E traz o apelo: “Mãe Aparecida, abençoe todos os membros da Família dos Devotos, intercedei a Jesus, seu Filho amado, por todos os seus devotos. Amém!”
Já o carro que traz a Palavra de Deus apresenta a explicação de que, como peças que se unem, nós formamos o Corpo da Igreja, onde Jesus é a cabeça. Assim, somos enviados para construir um mundo de paz, união e propagar o Reino a toda criatura.
8 ensinamentos de Dom Orlando Brandes para a Festa de Cristo Rei
A reflexão de Dom Orlando Brandes na Solenidade de Cristo Rei foi baseada em pelo menos oito versículos. Aprenda com ele!
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.