Como peregrinos da esperança, com nossos corações repletos de alegria e gratidão, tivemos a oportunidade, nessa Novena e neste sábado (12), na grande Solenidade, louvar a Nossa Senhora Aparecida e pedir que sejamos, com Ela, discípulos de Cristo!
Devotos da Mãe, presencialmente na Capital Mariana da Fé ou pela Rede Aparecida de Comunicação, puderam ter em seus corações a certeza que, ao exemplo de Maria, somos Missionários da Esperança, cantando ao coração do mundo o amor do Redentor, pois é Nele que está nossa Esperança de vida!
O início da Missa de Encerramento da Festa da Mãe Aparecida, celebrada no Altar Central do Santuário, contou com um belo momento oracional conduzido pelo Padre Camilo Júnior, C.Ss.R., que falou ao povo de Deus que Maria é a Mãe que reza conosco e que nos ensina a acolher Cristo, a Palavra eterna do Pai em nossa vida!
“Ao longo de toda novena nos colocamos diante de vossa Santa imagem, como peregrinos da esperança! Como peregrinos que precisam de esperança para seguir o caminho missionário nesse mundo! E ter coragem de amar como vosso Filho Jesus amou! A Mãe Aparecida é a expressão bonita do amor de Deus, que conhece as alegrias e as dores do nosso coração! E a Mãe Aparecida se revestiu da nossa cor, assumiu nossa dor e veio ser no coração de cada brasileiro um sinal de esperança!”
Com a Basílica toda iluminada, recebemos a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, mostrando a partir das Naves do Santuário a linda história de 307 anos da aparição da Virgem das Águas no Rio Paraíba, a devoção que só aumenta durante todos esses séculos e o cuidado dos Missionários Redentoristas como guardiões do Santuário.
Recordamos também o protagonismo de cada integrante evangelizador da Família dos Devotos em todo o Brasil, a Rede Aparecida de Comunicação que propaga a devoção à Santa Mãe de Deus para nosso país e o mundo. A Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira, que nos aponta Jesus, Porta Santa da fé, do amor e da misericórdia!
A celebração foi presidida pelo Padre Marlos Aurélio, C.Ss.R, Superior Provincial dos Missionários Redentoristas da Província Nossa Senhora Aparecida, concelebrada pelo reitor do Santuário Nacional, Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R., e os demais redentoristas no Altar Central.
Durante a Central da Padroeira, da TV Aparecida, Padre Marlos resumiu toda a catequese ensinada durante a Novena e Festa deste ano.
“Nós aprendemos que sempre devemos acolher, mas também de se sentir enviado, comprometido com a missão, lá em sua comunidade e na sua família. Aliás, esse é o sentido da fé cristã, né? Nós não rezamos para o rezar, nós rezamos para Deus nos dar a graça de nos manter no serviço a Ele e aos irmãos. Então, é esse o sentido também da novena e dessa festa, da gente se comprometer como Nossa Senhora, com o reino de Deus e sendo discípulo e missionário de Jesus Cristo”.
E na homilia, o superior provincial ressaltou o papel de Nossa Senhora como intercessora do povo brasileiro.
“A invocação que fazemos é de 'Nossa Senhora' e não de 'Minha Senhora', porque é na vida partilhada com o irmão que tudo vai ganhando leveza, uma vida dada para ser repartida, assim foi a vida de Maria! A leitura do Apocalipse nos faz estarmos atentos que o mal existe! São muitos os dragões em nosso mundo, sinais de morte, de adversidade de quem quer viver a fé. Vendo esses dias estas manifestações de fé e devoção, podemos ingenuamente pensar que já estamos no Céu! Não! Falta muito ainda! O Brasil precisa ser evangelizado! A cada ano cresce o número dos indiferentes à religião, pouco se importam com o projeto de Jesus!
Por isso, celebrar a Festa de Nossa Senhora é se comprometer com este projeto, sabendo que teremos muitos dragões pela frente! Na companhia da Mãe, precisamos testemunhar a fé no Deus que Maria conheceu e se comprometeu e que nos convida a fazer este caminho!”
Finalizando a reflexão, o sacerdote reforça que precisamos sempre estar alegres em ser peregrinos da esperança!
“Que Maria nos inspire em nossa atitude missionária, porque aqui somos acolhidos e somos enviados em missão! Ao participarmos desta Novena e Festa, é momento de renovarmos a nossa esperança! Continuaremos a ser peregrinos, se esperança tivermos! Quem já perdeu a esperança não caminha, anda sem direção, mas nós devotos de Nossa Senhora sabemos em quem colocamos nossa esperança, no mesmo Deus que ela colocou. Esse Deus que caminha conosco, Ele próprio peregrinou e nos fortalece a cada dia! Sempre existe essa força do Alto que nos sustenta, nos dá sentido ao caminho! Neste dia festivo da Padroeira, queremos renovar nossa esperança, nessa certeza no coração que Deus continua no nosso lado, que façamos Sua vontade, para que nossa vida tenha motivação e que Maria seja essa inspiração para nossa missão!”.
Após a Santa Comunhão, houve a tradicional entronização do Livro dos Devotos do Ano Jubilar da Família dos Devotos, com os nomes de todos os que entraram para nossa Família desde 1999 até dia 22 de setembro deste ano de 2024 entre os Devotos evangelizadores; Jovens de Maria e Devotos Mirins.
“Deus de infinita bondade, de quem procedem todos os bens, concedei aos fiéis que aqui erguem este Santuário dedicado à Nossa Senhora Aparecida, todas as bênçãos celestes. Derrame abundantemente sobre nós as riquezas da sua graça; Nos instrua com a palavra da verdade; Nos faça conhecer o Evangelho da Salvação e nos fortaleça sempre na caridade fraterna. Abençoai † estes Livros dos Devotos, sinais de nossa gratidão e confiança, e que, pela intercessão da Mãe Aparecida, recebamos graças e bênçãos para a nossa vida”, assim o Padre Eduardo Catalfo deu a bênção aos livros que foram colocados sob o Altar Central.
Padre Fábio Evaristo, C.Ss.R., administrador ecônomo do Santuário Nacional, ao fim da celebração agradeceu a todos os colaboradores, voluntários, os confrades redentoristas pelo trabalho nestes dias tão especiais de oração aos pés da Mãe Aparecida.
“Isso só foi possível pela ajuda de muitas pessoas, algo tão bonito, que aqui experimentamos e vivemos nestes dias foi por causa de muitas pessoas! Dom Orlando sempre incentivou nosso trabalho, nossos colaboradores empenhados para que tudo ocorresse da melhor maneira possível, o poder público sempre disponível a nos ajudar, as forças de segurança, outras ajudas para que tudo pudesse caminhar bem! Não podemos esquecer a importância da sua presença! Você que rezou junto conosco na Casa de Nossa Senhora, os milhares de peregrinos que nos visitaram neste dia, e os que rezaram pelos meios de comunicação, muitos contribuíram rezando conosco! E agora o Santuário é um Santuário do Ano Santo, do Ano Jubilar, nós agora em dezembro, vamos começar este ano convocado pelo Papa, convidamos você para que venha rezar na Casa da Mãe, durante este ano santo, buscando a intercessão da Mãe querida!”
A Família dos Devotos é responsável, através da generosa contribuição de seus membros, pela manutenção de todas as obras sociais que estão sob a responsabilidade do Santuário Nacional.
:: Seja você também um membro desta grande família, que reza, realiza e evangeliza. Acesse a12.com/famíliadosdevotos e cadastre-se.
O povo de Deus reunido em Aparecida realizou a Procissão Solene pelas dependências da Casa da Mãe, começando pela Porta Santa na Fachada Norte e finalizada no Altar montado na Tribuna Bento XVI, na Fachada Sul, com muitos louvores e orações seguindo a imagem de Nossa Senhora.
Depois da procissão, aconteceu uma linda queima de fogos, demonstrando todo o amor que a Mãe Aparecida tem por cada um de nós, peregrinos da esperança!
:: Acompanhe toda a cobertura da Novena e Festa da Padroeira 2024 clicando aqui.
Veja novamente a Missa de Encerramento da Festa da Padroeira
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Celebre o Dia do Músico e ajude a transformar vidas
No dia do músico, você é convidado a participar do Concerto do PEMSA e a contribuir para o futuro de crianças e jovens. Saiba mais!
Dom Orlando: “amar os pobres é o puro Evangelho”
Neste domingo o Evangelho nos fala sobre a vinda de Jesus, e nos alerta para termos medo, pois Ele é nossa luz e o fim é na verdade um novo começo, um encontro dom o ressuscitado.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.