O Santuário Nacional de Aparecida é destino de milhares de romarias todos os anos. Entre tantos peregrinos, que aos pés da Virgem de Aparecida vem pedir e agradecer as bênçãos, estão os fiéis da Arquidiocese de São Paulo.
A Arquidiocese mais um vez vai visitar a Casa da Mãe, com a sua 121ª peregrinação anual neste domingo, 1º de maio. A romaria que é tradicional, demonstra a grande piedade popular do povo paulistano .
Para registrar a presença da Romaria no Santuário há tantos anos, o Centro de Documentação e Memória encontrou em seus arquivos uma foto da primeira romaria. A foto é década de 1910 e mostra os fiéis da Arquidiocese de São Paulo subindo a antiga Rua da Calçada, atual ladeira Monte Carmelo, na região central de Aparecida.
Segundo o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Scherer, há uma forte ligação entre a Arquidiocese de São Paulo e Aparecida. Desde 1745, quando a Diocese de São Paulo foi criada, até 1958, a cidade de Aparecida, juntamente com o Santuário, pertenceram à então Diocese de São Paulo, que também fez edificar a Basílica Velha e deu encaminhamento à construção da Basílica Nova.
Em 1958, quando criada a Arquidiocese de Aparecida, o Arcebispo de São Paulo daquela época, Cardeal Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, foi seu administrador diocesano. Em 1964, o bem-aventurado Papa Paulo VI nomeou o Cardeal Mota como 1º Arcebispo de Aparecida.
Neste ano, os peregrinos da Arquidiocese de São Paulo estarão na missa do 12h, no dia 1º de maio. A celebração será presidida pelo cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo (SP).
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.