Leia MaisPapa nomeia Dom Adilson Pedro Busin como novo bispo de Tubarão (SC)Veja a mensagem do Papa para o 60º Dia Mundial de Oração pelas VocaçõesA Casa da Mãe Aparecida recebe fiéis de todos os cantos do Brasil todos os dias. O movimento aumenta nos finais de semana. Não foi diferente quando aconteceu a XX Romaria Escoteira, no último dia 23 de abril.
Mais de 900 escoteiros do país estiveram no Santuário Nacional para participarem da Romaria, das atividades propostas pela coordenação do encontro e, claro, rezarem no Altar Central da Casa da Mãe.
A reunião dos escoteiros no Santuário é um evento que faz parte do Calendário Anual da União dos Escoteiros do Brasil (UEB) e se tornou tradição dentro do movimento escoteiro.
Outra tradição que voltou a acontecer na edição desse ano da Romaria foi a escolha do Grupo Escoteiro responsável por ser o Guardião da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida durante os próximos 365 dias que antecedem a Romaria do ano seguinte.
“O ponto culminante da Romaria Escoteira foi a escolha do 20º Guardião da Imagem Peregrina de Nossa Senhora. O escolhido foi o Grupo Escoteiro do Ar Aviador Antônio Artur Braga, da cidade de Lorena (SP). Esse será o Grupo que cuidará da imagem até a próxima Romaria, no ano que vem”, disse Oton Silva, coordenador da Romaria.
Também conhecido como “Chefe Oton”, o coordenador da Romaria conversou com o A12 e falou sobre o sentimento de organizar esse encontro dentro do Santuário Nacional. Chefe Oton falou também sobre as dificuldades que a pandemia trouxe por dois anos para as atividades dos grupos escoteiros espalhados pelo país.
“Completamos, neste ano, a marca de vinte romarias. Devido à pandemia, que nos obrigou a suspender as atividades por dois anos, estamos retornando agora à normalidade da Romaria Escoteira e, por isso, ela superou nossas expectativas”, escreveu Chefe Oton.
Foram 52 grupos escoteiros de diversos estados do Brasil que estiveram na Casa da Mãe: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Goiás.
Além das atividades tradicionais dos escoteiros, como o Jogo do Caracol, que foi realizado no Pátio das Palmeiras, dentro do Santuário, os participantes da Romaria receberam a bênção do Pe. Hugo Marcel Marcelino, Capelão Nacional dos Escoteiros Católicos, antes de receberem autorização para “debandar”.
“Após a bênção, os escoteiros foram liberados para conhecerem as instalações do Santuário Nacional, os pontos turísticos da cidade e voltarem para suas casas, certos de terem cumprido seus deveres para com Deus e Nossa Senhora Aparecida”, disse Chefe Oton.
Romarias: experiência coletiva de vivência da fé, sob o olhar de Nossa Senhora
A cada celebração, o Santuário deseja reforçar sua missão de acolher e evangelizar a todos que chegam à Casa da Mãe Aparecida em busca de consolo, força e crescimento na fé.
Dia Oracional Mariano é celebrado com mensagem de serviço cristão
No Dia Oracional Mariano, o Santuário Nacional destaca a missão cristã de servir, com reflexões sobre a vida e o exemplo de Maria.
Congregações Marianas celebram 50 anos de romaria no Santuário de Aparecida
Há 460 anos, as Congregações Marianas se reúnem há 50 anos no Santuário Nacional em agradecimento.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.