Notícias

Homilia do Advento: Conhecer e se transformar pela alegria de Deus

A liturgia desta 3º semana do Advento reforça o convite para vivermos a alegria do Senhor.

Escrito por Marília Ribeiro

14 DEZ 2020 - 11H27 (Atualizada em 14 DEZ 2020 - 13H24)

Priscila Ferreira

A primeira celebração do Santuário Nacional, refletindo a liturgia do 3º domingo do Advento foi presidida pelo missionário redentorista, padre Reinaldo Beijamim, durante a Santa Missa de Aparecida ao meio dia, no sábado (12). Na Santa Missa o sacerdote lembrou que devemos abandonar muitas trevas, para que Jesus se torne luz em nossa vida.

“O pecado, a ganância, precisamos neste tempo do advento fazer um exame de consciência, retirar as impurezas do nosso coração, retirar os obstáculos que nos impede de ser uma pessoa alegre, entusiasmada, uma pessoa feliz. Precisamos mudar de vida”, pontuou.

Padre Reinaldo afirma que olhar a coroa do Advento, que se ilumina a cada semana, é perceber que “a luz vai aumentando para que possamos também, dilatar o nosso coração de alegria, esperança e vigilância, para bem celebrar o Natal”, motivou.

Em cada uma das leituras dessa liturgia do 3º domingo do Advento, o missionário redentorista ressaltou alguns aprendizados para reflexão:

Na primeira Leitura (Isaías 61,1-2a.10-11), o celebrante enfatiza a missão de Isaías, que era a de anunciar a boa-nova, ser sinal de esperança, ser sinal de Deus e proclamar o ano da graça do Senhor. Ele explica, que Isaías proclamou a chega de um novo tempo, onde tudo seria transformado para melhor, tocado pela graça de Deus. “É esta mesma alegria que deve ser proclamada no nosso coração, a espera do Salvador que vive, e já está em nós” indicou.

Na segunda leitura (I Tessalonicenses 5, 16-24), São Paulo exorta a viver a alegria: “Sede sempre alegres”. Padre Reinaldo orienta que a resposta para buscar a alegria verdadeira, está nesta mesma passagem bíblia: “Rezai continuamente. Em todas as ocasiões dai graças a Deus(17-18)... Não apagueis o Espírito (19).

“A alegria é um dos sinais da presença de Deus no coração de cada um de nós. Necessitamos alargar, dilatar o nosso coração de alegria, para descobrir de fato que Jesus é a luz que o mundo precisa conhecer, frisou o celebrante.

No evangelho (João 1,6-8.19-28) sublinhou o grande motivo de alegria, apresentado por João Batista: Ele estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, mas o mundo não o reconheceu”. Com essa citação bíblica, para Reinaldo alertou: Precisamos, cada vez mais, conhecer e deixar-nos transformar pela alegria do Senhor.

Peçamos a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, para que tenhamos fé para viver uma alegria plena, que gera esperança e confiança em Deus. Clique aqui para rezar agora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marília Ribeiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...