A Missa da Ceia do Senhor na Capital Mariana da Fé foi celebrada na noite desta Quinta-Feira Santa (6) e presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida.
Leia MaisMissa do Crisma: Igreja unida ao sacerdócio de CristoCelebração no Santuário exalta a importância do devoto na Santa MissaEste momento litúrgico marca o encerramento da Quaresma e nos recorda como Jesus nos agraciou com a instituição da Eucaristia, o Sacerdócio ministerial e o mandamento do amor. O Senhor se faz extremo desse amor e da humildade ao celebrar com os discípulos o mistério da Páscoa e a lavar seus pés, se colocando como escravo e servidor.
"Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida para resgatar a multidão” (Mc 10,45)
Na homilia da Santa Missa no Altar Central da Basílica, Dom Orlando refletiu a respeito do Evangelho desta Solenidade , quando São João descreve a atitude de Nosso Senhor, ciente que estava prestes a enfrentar a morte, mas mesmo assim ama até o fim.
Durante a ceia, ele faz algo inédito e surpreendente: lava os pés dos apóstolos. Este gesto renovador atravessa os séculos e chega até nós reafirmando que a Igreja de Cristo é a Igreja do serviço, da partilha e da bondade.
"A vida de Jesus foi sempre um Lava-pés! Sempre pronto para curar as feridas, consolar as pessoas, dar dignidade a pessoa humana, e esta vida se conclui na morte de Cruz! Jesus continua o Lava-pés no Altar em cada Missa! Porque é Ele que nos serve, e nos prepara o banquete, que nos convida a amar como Ele nos amou. Cada missa é um chamado ao Lava-pés, à caridade e à fraternidade!"
O Arcebispo de Aparecida também ressaltou que sempre devemos tratar as pessoas como irmãos para assim seguirmos as atitudes de Cristo nos dias de hoje.
"Deveis viver o amor fraterno e então, o outro é o centro, o outro é o maior, o outro é o irmão! Jesus não está somente neste altar! Eu também sirvo e lavo os pés de Jesus, quando sirvo meu irmão! E com isso estamos sendo eucarísticos no nosso jeito de viver! Gosto de dizer a frase do Papa: 'Sem o lava-pés, sem a fraternidade, o mundo vai fracassar!'. Estamos celebrando com o Lava-pés o futuro da humanidade, o caminho certo, e não esse que aconteceu em Blumenau, não esse da fome e da desigualdade social, mas este do Lava-pés!"
Após a homilia, houve o tradicional rito, quando os devotos tiveram seus pés lavados e beijados por Dom Orlando Brandes, assim realizando este serviço humilde e dedicado, assim como Jesus realizou com os apóstolos, sendo modelo de servidão para cada sacerdote ordenado.
Em entrevista para a jornalista Camila Morais, da TV Aparecida, antes da celebração, Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional falou como foi a escolha dessas pessoas para este momento tão importante nesta liturgia.
“O Santuário para reviver esta memória que Cristo nos deixou, neste ano nós escolhemos dois grupos da nossa Arquidiocese de Aparecida. Seis religiosos e religiosas para recordar o Ano Vocacional, nossa missão a serviço da família Cristã, e o segundo grupo que são as Pastorais sociais da nossa Arquidiocese, de tantas pessoas que trabalham para levar alimentos aos pobres, curar os corações feridos e ajudar os necessitados”.
Logo após a Santa Comunhão, os devotos de Nossa Senhora realizaram a procissão com o Santíssimo Sacramento para a Capela de São José, onde foram entoados cânticos a respeito do Corpo e do Sangue de Cristo.
Após o translado de Jesus Eucarístico, o presidente da celebração e seus auxiliares se retiram em silêncio e o povo de Deus se colocou em vigília eucarística, em recolhimento, atentos ao que nos pede o próprio Jesus: “Não podeis vigiar comigo ao menos uma hora?” (Mc 14,37)
1/15
remove_red_eye Nesta Sexta-feira Santa (7) acompanhe toda a rica liturgia da Paixão de Cristo. Acesse aqui para conferir os horários e participar das celebrações, eventos e momentos oracionais recordando o ponto alto de nossa fé pela intercessão da Mãe Aparecida.
Santuário Nacional recebe a 20ª Romaria da Arquidiocese de Goiânia (GO)
Neste fim de semana, o Santuário Nacional acolheu os romeiros da Arquidiocese de Goiânia, na Santa Missa às 9h.
Santa Missa recorda a memória da Apresentação de Nossa Senhora
Pe. Célio Lopes celebrou a Memória da Apresentação de Nossa Senhora no Santuário Nacional, destacando a importância da participação ativa na fé e na comunidade.
Santuário Nacional celebra o dia da Consciência Negra
Celebração Eucarística na Casa da Mãe Aparecida reforça inclusão e valor dos afrodescendentes no Dia da Consciência Negra, com mensagem de amor e fraternidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.